A fundação e os primeiros passos
O futebol foi introduzido em Portugal pelos irmãos Pinto Basto quando regressaram dos seus estudos em Inglaterra, lançando a modalidade junto da aristocracia da época. Reza a história que o primeiro jogo foi realizado em Cascais em Outubro de 1888, e daí para a frente a moda alastrou por todo o País.
Em Lisboa a aristocracia tinha o Clube Lisbonense, jogavam em Cascais no Verão, em Belas e Sintra em Setembro, e na Capital no resto do ano, mas não deixavam jogar os miúdos. Foi assim que em 1902 os irmãos Gavazzo resolveram fundar o Sport Clube de Belas que teve vida curta, realizando apenas um jogo que ganharam por 3-0 a uma equipa de Sintra, com a honra da presença do Rei.
Dois anos depois a ideia foi reactivada, e porque residiam todos na zona do Campo Grande, decidiram refazer o clube agora com o nome de Campo Grande Football Club.
Durante dois anos este Clube desenvolveu intensa actividade não apenas desportiva com as modalidades de Futebol, Ténis e Corridas e Saltos, mas principalmente bailes e festas, o que motivou a cisão, pois havia um grupo que defendia que deveriam apenas dedicar-se ao desporto.
Em 13 de Abril de 1906 numa agitada Assembleia-geral, José Gavazzo demite-se seguido de dezassete dissidentes, entre os quais José Alvalade que prometia: “Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro Clube”.
Dito e feito, a 15 de Abril os dissidentes juntam-se pela primeira vez para fundar o novo Clube cuja primeira sede funcionou provisoriamente na Mansão dos Alvalade.
A 8 de Maio reúne-se a primeira Assembleia Geral onde o Visconde de Alvalade é eleito Presidente. No entanto é o seu neto e Vice-Presidente, o real impulsionador destes primeiros anos do Sporting Clube de Portugal. É nessa Assembleia Geral que são estabelecidas as primeiras normas clubísticas, atribuídos privilégios aos dez sócios fundadores a saber: José Roquette (Alvalade), José Maria Gavazzo, Afonso Botelho, Eduardo Mendonça, Fernando Barbosa, Frederico Seguro, João Scarlett, José Stromp, Henrique Leite Júnior e Alfredo Holtreman (Visconde), e formulado o histórico voto “Queremos um Clube tão grande como os maiores da Europa”. Nessa altura a sede é transferida para o Solar dos Pinto da Cunha.
Inicialmente o Clube era para se chamar Campo Grande Sporting Clube, mas na Assembleia Geral de 1 de Julho 1906, por sugestão de António Félix da Costa Júnior tomou o nome de Sporting Clube de Portugal.
O Ténis seria a modalidade prioritária, mas a popularidade do futebol depressa mudou essa intenção, e no ano do arranque para além dessas duas modalidades, praticava-se também Ciclismo, Cricket e Tracção à corda.
O primeiro equipamento era todo branco, "herdado" do Campo Grande FC,mas a partir de 1908 adoptou-se o verde e branco bipartido, estreado a 25 de Outubro num jogo contra o Benfica, no qual o Sporting saiu derrotado por 0-2, a primeira derrota sofrida frente aos rivais. As camisas bipartidas eram fabricadas em Inglaterra e daí expedidas para Lisboa. Os calções foram brancos até 1915, ano em que se adoptaram os actuais calções pretos, por sugestão de um dos jogadores da equipa de futebol, Raul Barros.
Em 1907 é criado o primeiro emblema com base no Leão rompante do brasão da família de D. Fernando Castelo Branco e surge a primeira bandeira verde com as iniciais do Clube a branco e o referido Leão. D. Fernando aceitara "emprestar" o seu leão ao Sporting, sob condição que não se usasse também a cor do fundo do brasão, que era o azul. Optou-se pelo verde por ser a cor da esperança.
A 3 de Fevereiro de 1907 realiza-se o primeiro jogo de futebol em Alcântara, que termina com uma derrota com o Cruz Negra por 5-1, com golo de D. João de Vila Franca. Na segunda mão o Sporting ganha por 3-1 e no desempate nova vitória agora por 2-0. Infelizmente o troféu, uma peça de arte, perdeu-se, pelo que oficialmente o primeiro troféu foi conquistado contra o Estefânia ainda no mesmo ano.
Em 4 Julho de 1907 são inauguradas na Quinta da Moura as melhores instalações desportivas da época em Portugal, com um amplo pavilhão, vestiários, chuveiros e banhos de imersão, salão de jogos e estar, cozinha, duas quadras de ténis, campo de futebol e pista de atletismo.
A 19 de Julho de 1907 são entregues no Governo Civil de Lisboa os primeiros Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que seriam aprovados três dias depois.
Em 3 de Janeiro de 1910 o Visconde de Alvalade cessa funções como Presidente do Sporting, e é substituído por Luís Caetano Pereira, cujo mandato é curto, pois em 29 de Junho José Holtreman Roquete (José Alvalade) é eleito Presidente do Clube que havia idealizado.
Em 10 de Março de 1910 realiza-se o primeiro jogo internacional do Sporting frente aos espanhóis do Huelva, que termina com uma vitória por 2-0.
Houve quem pensasse que sendo o Sporting um clube criado por um grupo de aristocratas, poderia afundar-se com a implantação da Republica, mas não. José Alvalade fizera questão de não meter politica no Clube e curiosamente tomaria posse como Presidente quatro dias antes da queda da Monarquia e só se afastaria em 1916 depois duma polémica decisão de demolir a tribuna do Campo da Quinta da Moura, para utilizar materiais na construção do Stadium de Lisboa, um projecto pessoal também ambicioso, o que não agradou a muitos sportinguistas.
Os primeiros títulos no futebol acontecem em 1911 quando o Sporting ganha os campeonatos de Lisboa da 4ª categoria, uma espécie de juvenis da altura, com 21 vitórias em 22 jogos, feito que repetiria no ano seguinte.
Em 1912 Laranjeira Guerra vence o Porto-Lisboa em Ciclismo
Nessa altura António Stromp torna-se o primeiro atleta Olímpico do Sporting, participando nas provas de velocidade dos Jogos de 1912 em Estocolmo e destacando-se como um atleta de eleição, com um palmarés notável, não só no Atletismo mas também no Futebol.
Em 1913 o Sporting inaugura a sua nova sede no Chiado e adopta o seu segundo emblema, que é feito na Alemanha por influência de Morais Sarmento.
To-mane 11:55, 7 Julho 2008 (WEST)
O hábito de ganhar
Em 1915 o Sporting sagra-se Campeão de Lisboa, era pela primeira vez das 18 vitórias em 37 edições desta prova. No mesmo ano vence a sua primeira Taça de Honra.
Em 1916 a sede do Clube instala-se na Alameda das Linhas de Torres.
O Sporting muda-se para o Campo Grande, onde a 1 de Abril de 1917 se inauguram novas instalações que continuavam a ser as melhores do País, estas que ficaram popularmente conhecidas como a “Estância de Madeira” foram a casa do Sporting durante 30 anos
Em 1922 publica-se o primeiro Boletim do Sporting que antecede o actual jornal, que é a mais antiga publicação do género no mundo, e é fundada a primeira filial em Tomar, seguindo-se pouco depois as de Faro e Luanda, num movimento interminável que já vai na nº. 185.
Em 1923 o Sporting ganha o seu primeiro Campeonato de Portugal, a primeira competição de índole nacional que ia na sua 2ª edição, e na qual o Clube lidera o ranking geral com quatro títulos e dez presenças na final, em dezassete edições, nas quais fez 73 jogos, com 49 vitórias e 249 golos marcados.
Em 1926 o Sporting instala a sua sede na calçada de São Francisco.
Em 1928 durante uma deslocação ao Brasil a equipa de futebol é obrigada a recorrer ao equipamento que o Rugby tinha adoptado um ano antes, é a estreia das camisolas listadas que ficariam até hoje.
Em 1930 o Sporting adopta o seu terceiro emblema e passa a ter a sua sede na Praça dos Restauradores, três anos depois o Clube muda-se para o Palácio da Foz na mesma Praça.
Em 1933 Alfredo Trindade venceu a Volta a Portugal em bicicleta, era a primeira vitória individual e colectiva do Sporting na mais importante prova do ciclismo nacional.
Em 1937 o Sporting arrenda o Stadium de Lisboa no Lumiar
Em 1939 o Sporting ganhou o primeiro Campeonato Nacional de Juniores.
Em 1940 o Presidente da Republica concede ao Sporting a Comenda da Ordem Militar de Cristo.
To-mane 12:04, 7 Julho 2008 (WEST)
Os anos de ouro
O Sporting instala a sua sede na Rua Rosa Araújo em 1941, cujo imóvel seria vendido dois anos depois, ficando o Clube provisoriamente a funcionar na Rua de São José, até que em 1947 foi inaugurada nova sede na Rua do Passadiço.
Em 1941 o Sporting conquista a sua primeira dobradinha, ao ganhar o Campeonato Nacional e Taça de Portugal, é aqui que começa a chamada época de ouro do Sporting, o tempo dos famosos Cinco Violinos, nome pelo qual ficou conhecida a linha avançada constituída por Jesus Correia, Travaços, Peyroteo, Vasques e Albano.
Neste período o Sporting conquistou 3 dobradinhas (40/41, 47/48 e 53/54) entre 9 Campeonatos, 4 Taças de Portugal e estabeleceu vários recordes provavelmente imbatíveis, como a maior goleada da história do Campeonato, 14-0 ao Leça em 41-42, os 123 golos marcados na temporada de 46/47, o que dá uma média de quase 5 golos por jogo, e os sete títulos ganhos em oito temporadas (de 46 a 54), que valeram duas Taças “O Século”, o monumental troféu que assinalava um tri-campeonato.
O Sporting ganhou ainda a Taça Império, troféu que assinalou a inauguração do Estádio Nacional ao bater o Benfica por 3-2 em 10 de Junho de 1944, com Peyroteo mais uma vez a ficar ligado à história, marcando o primeiro golo da longa vida do Jamor.
Em 1945 o Sporting adopta o seu quarto emblema e funda as primeiras escolas de natação em Portugal
Em 1947 o Sporting promove importantes obras no Estádio do Lumiar.
Em 1954 realiza-se a primeira digressão do Sporting a África.
Nesta altura o prestígio do clube era tal que, apesar de não ser o campeão nacional em título, o Clube foi convidado para participar na primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1955-56. Para a História fica ainda o facto de o Sporting ter inaugurado aquela prova num jogo com o Partizan de Belgrado realizado no Estádio Nacional e que terminou com um empate a três golos, com João Martins a marcar o primeiro golo desta histórica competição.
Em 13 de Agosto de 1955 Travaços torna-se no primeiro jogador português a integrar uma Selecção Europeia, que na ocasião defrontou a Inglaterra em jogo integrado nas comemorações do Centenário da introdução oficial do Futebol nas Ilhas Britânicas, o que lhe valeu o cognome de “Zé da Europa”.
Em 1956 o Sporting adopta o seu quinto emblema.
Em 10 de Junho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade com capacidade para 50 mil espectadores, numa festa que envolve um desfile de 1500 atletas do Sporting, e que conta com a presença de representantes de 31 Federações e Associações Desportivas, 200 Clubes e 71 Filiais.
A 1 de Julho de 1956 o Sporting comemora 50 anos numa altura em que já era a maior força desportiva do País.
To-mane 12:25, 7 Julho 2008 (WEST)
O futebol em queda no auge do ecletismo
Em 1962 é fundado o Grupo Stromp cujos prémios seriam instituídos no ano seguinte.
Em 1964 o Sporting conquista a Taça das Taças depois de eliminar sucessivamente o Atalanta de Itália, o Apoel do Chipre, frente ao qual conseguiu a maior goleada da história das Competições Europeias 16-1, o Manchester United de Inglaterra com uma virada histórica goleando 5-0 depois duma derrota por 4-1, o Olimpique de Lyon de França e na Final o MTK de Budapeste da Hungria, com uma Finalíssima disputada em Antuérpia que terminou com vitória por 1-0 materializada pelo célebre Cantinho do Morais, depois dum empate 3-3 no primeiro jogo realizado em Bruxelas.
Em 1964 o Sporting é agraciado pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha de Ouro da Cidade
Em 1968 Joaquim Agostinho inicia a sua longa carreira ao serviço do Sporting como Campeão Nacional de Fundo e vencedor da Volta a São Paulo.
Em 1974 Hector Yazalde o ponta-de-lança argentino do Sporting, conquistou a Bota de Ouro dos goleadores europeus, com 46 golos marcados no Campeonato Nacional. O seu recorde ainda hoje se mantém.
Em 1976 Carlos Lopes nos 10 mil metros e Armando Marques no Tiro são os dois primeiros atletas olímpicos do Sporting a conquistarem medalhas (ambas de prata), nos Jogos de Montreal.
Em 1977 o Sporting torna-se na primeira equipa portuguesa a ganhar a Taça do Campeões Europeus de Hóquei Patins.
Em 1977 o Sporting conquista a primeiras das suas 13 vitórias na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Cota-Mato
Em 1978 o Sporting desloca-se à China por iniciativa do Presidente João Rocha
Em 1981 Nas comemorações do seu 75º aniversário o Sporting é agraciado como Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
Em 1983, por acção da presidência de João Rocha, concretizou-se o fecho do Estádio, através da construção da chamada Bancada Nova, que substituiu o peão herdado do recinto anterior.
1984 é um ano marcante na história do Sporting, que no entanto ficou manchado pela morte de Joaquim Agostinho no dia 10 de Maio. Ele tinha acabado de regressar a Portugal e ao Sporting já com 40 anos. No dia 30 de Abril disputava-se a Volta ao Algarve, quando Agostinho sofreu uma fractura craniana, num acidente provocado por um cão que se atravessou no seu caminho. Mas mesmo assim voltou a montar a bicicleta e cortou a meta com a ajuda de dois colegas do Sporting. Seria operado em Lisboa, dez horas após do acidente, tarde de mais, morreu dez dias depois.
Em 4 de Julho de 1984 Fernando Mamede bate o Recorde Mundial dos 10 mil metros, numa corrida em que Carlos Lopes faz a segunda melhor marca de sempre.
Em 12 de Agosto 1984 Carlos Lopes depois de se sagrar Campeão do Mundo de Corta-Mato pela 2ª vez e apesar do grande susto que foi o atropelamento de que sofreu quando se treinava nas ruas de Lisboa, torna-se no primeiro português a ganhar uma Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos ao vencer a Maratona em Los Angeles, estabelecendo um Recorde Olímpico que ainda perdura.
O Projecto Roquete
Em 1996 o Sporting iniciou um novo ciclo de vida, por acção de José Roquete neto de José Alvalade, que lançou as bases de um grupo empresarial, criou uma Sociedade Desportiva de Futebol - SAD, admitida na Bolsa em 1998.
Ainda em 1998 o Sporting iniciou todo o processo de idealização e construção de um estádio de nova geração, ao nível dos melhores do mundo, que veio a ser inaugurado em 6 de Agosto de 2003.
Em torno do novo Estádio cresceu entretanto o Complexo Alvalade XXI, com o Edifício Visconde de Alvalade, que alberga a maioria dos serviços do Clube e respectivas empresas; O Edifício Multidesportivo; O Alvaláxia, centro comercial; Uma Clínica Médica; Um Health Club; Um Centro de Dia e o Mundo Sporting, o novo museu do Clube.
A 14 de Maio de 2000 o Sporting ao ganhar por 4-0 no Campo do Salgueiros sagra-se Campeão Nacional de futebol pela 17ª vez quebrando assim um longo jejum de 18 anos, o mais longo da sua história.
Em 2000 o Sporting sagra-se Campeão Europeu de Pista em Atletismo, concretizando assim o grande sonho do Prof. Moniz Pereira.
Em 2001 o Sporting adopta o seu sexto emblema.
Em Junho de 2002, é inaugurada a Academia Sporting em Alcochete, complexo desportivo com 250 mil metros quadrados ao serviço da preparação e dos estágios da equipa profissional de futebol e de todos os escalões de formação a partir dos 13 anos de idade.
A 18 de Maio de 2005 disputa-se pela primeira vez uma final duma competição europeia no Estádio José Alvalade, e logo com a presença do Sporting que depois de ter conseguido atingir pela primeira vez o jogo decisivo da Taça UEFA, é derrotado ingloriamente pelo CSKA de Moscovo por 1-3
A 1 de Junho de 2006 o Sporting Clube de Portugal completou um século de existência após um ano de intensa actividade comemorativa da feliz ocasião.
To-mane 12:54, 7 Julho 2008 (WEST)