Skip to main content
Linha 48: Linha 48:
 
No sector feminino  as atletas leoninas continuaram dominar, somando à vitória obtida nos 4x400m, na jornada inicial dos campeonatos onde se disputaram as estafetas, 5 dos 13 títulos em disputa, 2 dos quais à conta de [[Adília Silvério]] que continuava a dominar os lançamentos do Peso e do Disco.
 
No sector feminino  as atletas leoninas continuaram dominar, somando à vitória obtida nos 4x400m, na jornada inicial dos campeonatos onde se disputaram as estafetas, 5 dos 13 títulos em disputa, 2 dos quais à conta de [[Adília Silvério]] que continuava a dominar os lançamentos do Peso e do Disco.
 
[[Imagem:79CNfem.JPG|thumb|left|Campeãs Nacionais na Pista]]
 
[[Imagem:79CNfem.JPG|thumb|left|Campeãs Nacionais na Pista]]
Depois de dois anos em branco [[1979 - Campeões Nacionais de Atletismo feminino pela 22ª vez|o Sporting recuperou o titulo de Campeão Nacional]], com uma equipa renovada, isto apesar dos ataques do Benfica às atletas leoninas, que tinham resultado na saída da prometedora [[Maria João Lopes]]. A luta foi emocionante e o Campeonato só ficou decidido no último instante quando [[Conceição Alves]] passou para a frente do concurso do Salto em Comprimento, na sua derradeira tentativa, na qual ultrapassou em 6cm a benfiquista Nora Araújo, o que permitiu ao Sporting terminar a competição com 109 pontos e 8 vitórias, apenas mais 1 ponto do que o Benfica, cujas atletas somaram 3 vitórias, desforrando-se assim da derrota nos Campeonatos Regionais, onde o Benfica tinha ganho com 9 pontos de diferença, numa competição onde as atletas leoninas ganharam 7 das 15 provas em disputa.
+
Depois de dois anos em branco [[1979 - Campeões Nacionais de Atletismo feminino pela 22ª vez|o Sporting recuperou o titulo de Campeão Nacional Atletismo feminino]], com uma equipa renovada, isto apesar dos ataques do Benfica às atletas leoninas, que tinham resultado na saída da prometedora [[Maria João Lopes]]. A luta foi emocionante e o Campeonato só ficou decidido no último instante quando [[Conceição Alves]] passou para a frente do concurso do Salto em Comprimento, na sua derradeira tentativa, na qual ultrapassou em 6cm a benfiquista Nora Araújo, o que permitiu ao Sporting terminar a competição com 109 pontos e 8 vitórias, apenas mais 1 ponto do que o Benfica, cujas atletas somaram 3 vitórias, desforrando-se assim da derrota nos Campeonatos Regionais, onde o Benfica tinha ganho com 9 pontos de diferença, numa competição onde as atletas leoninas ganharam 7 das 15 provas em disputa.
  
 
Em Outubro [[Carlos Lopes]] ganhou o Paris-Versalhes, uma prova com 16 km, derrotando entre outros, o finlandês Lasse Viren, que terminou no 3º lugar. Lopes tinha tido mais uma época muito irregular, mas garantia que não estava acabado, e até já tinha avisado que se calhar ia apostar numa presença na Maratona dos Jogos Olímpicos de Moscovo.
 
Em Outubro [[Carlos Lopes]] ganhou o Paris-Versalhes, uma prova com 16 km, derrotando entre outros, o finlandês Lasse Viren, que terminou no 3º lugar. Lopes tinha tido mais uma época muito irregular, mas garantia que não estava acabado, e até já tinha avisado que se calhar ia apostar numa presença na Maratona dos Jogos Olímpicos de Moscovo.

Revisão das 11h58min de 17 de agosto de 2024

Época anterior:
Atletismo 1978
ATLETISMO Época seguinte:
Atletismo 1980

Outra vez Campeões Europeus de Corta Mato

A época de 1979 ficou marcada pelo agudizar do calvário de Carlos Lopes, que continuava atolado em lesões, uma situação que de certa forma foi compensada com o crescimento de Fernando Mamede, que cada vez mais se assumia como a nova grande figura do Atletismo leonino.

Para além disso o Sporting atravessava uma crise directiva, que criou alguns problemas à secção de Atletismo, isto numa altura em que a liberalização das transferências dos atletas, obrigava a um maior esforço para manter os melhores valores e provocara um constante entra e sai, principalmente porque o Benfica continuava a fazer de tudo para desviar os atletas do Sporting.

Lopes, Aniceto e Mamede após a vitória na Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato

Apesar de tudo isto os resultados desportivos da secção voltaram a ser muito positivos, com natural destaque para a segunda vitória na Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato, obtida em condições meteorológicas bastante adversas, numa prova disputada em Arlon na Bélgica, onde Fernando Mamede foi o melhor atleta leonino, classificando-se no 3º lugar.

De resto esta foi uma época em que Mamede continuou a ter boas prestações, começando por ganhar o Crosse de Volvic em França e o Crosse da Embaixada da Finlândia em Madrid, para depois obter um 4º lugar na Corrida de São Silvestre de São Paulo e ser 2º no Crosse das Amendoeiras, antes de se sagrar pela primeira vez Campeão Nacional de Corta-Mato, numa prova onde o Sporting voltou a ganhar, apesar de mais uma ausência de Carlos Lopes.

A exceção aconteceu no Campeonato Regional de Corta-Mato, onde Fernando Mamede desistiu, deixando os louros da vitória para Aniceto Simões, numa competição onde o Sporting meteu 9 atletas nos 10 primeiros lugares. Para além disso o Sporting também foi Campeão de Lisboa no sector feminino e nos Juniores Masculinos, onde Luís Costa foi o vencedor individual.

Voltando ao início da época, João Campos ganhou o Corta Mato de Abertura, Augusto Martins venceu o Corta Mato de Preparação, Aniceto Simões ganhou o Grande Prémio do Natal e foi segundo na São Silvestre de Madrid, enquanto Rafael Marques ganhou a São Silvestre da Amadora.

No Campeonato Mundial de Corta Mato disputado em Limerick na Irlanda, Fernando Mamede que tinha pedido para ser dispensado desta competição, alegando não estar em forma, terminou num modesto 41º lugar, mas mesmo assim foi o melhor português.

Na Estrada o Sporting voltou a ganhar a Estafeta Cascais-Lisboa, com uma equipa formada por Hélder de Jesus, Fernando Miguel, Aniceto Simões, Fernando Mamede e Rafael Marques.

Nos Regionais de Iniciados as atletas do Sporting conquistaram 4 títulos por intermédio de Cristina Santos nos 300m e nos 80m barreiras, de Helena Xavier no Salto em Comprimento e da equipa da estafeta feminina dos 4x100m.

Nos Regionais de Juvenis José Almeida nos 800m, Rui Ramalho nos 1500m, João Carlos no Salto com Vara, Ricardo Severino no Lançamento de Peso, Cristina Mendonça nos 400m, Ana Ferrão nos 800m, Lurdes Medeiro nos 400m barreiras, Anabela Teixeira nos Lançamentos do Peso e do Disco e a equipa da estafeta feminina dos 4x400m conquistaram as 10 vitórias que tornaram o Sporting o Clube mais titulado da competição.

Nos Regionais de Juniores os atletas leoninos conquistaram 13 títulos com as vitórias de António Caldas nos 200m, Humberto Sequeira nos 1500m e nos 2000m obstáculos, Luís Costa nos 3000m e nos 5000m, António Borges no Lançamento do Disco, Nuno Lobo no Lançamento do Dardo, Cristina Mendonça nos 400m, Ana Ferrão nos 800m, Lurdes Medeiro nos 400m barreiras, Clementina Cardoso nos Lançamentos do Peso, do Disco e do Dardo.

Nos Nacionais de Juvenis os atletas do Sporting conquistaram 5 títulos protagonizados por João Carlos no Salto com Vara, Luís Vialonga no Lançamento do Martelo, Cristina Mendonça nos 400m, Lurdes Medeiro nos 400m barreiras e pela equipa da estafeta feminina dos 4x400m.

Nos Nacionais de Juniores 5 atletas leoninos confirmaram os títulos conquistados nos Regionais: António Borges no Lançamento do Disco, Nuno Lobo no Lançamento do Dardo, Cristina Mendonça nos 400m, Ana Ferrão nos 800m e Lurdes Medeiro nos 400m barreiras.

Nos Regionais de 2ª categoria o Sporting foi o Clube com mais títulos conquistados, 6 dos 18 em disputa, por intermédio de Fernando Formiga nos 200m e nos 400m, Ramiro Dias nos 100, Raul Alves nos 1500m, Eduardo Sousa nos 110m barreiras e Duarte Sim-Sim nos 400m barreiras.

Outro ponto alto da temporada foi a realização da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, na pista de tartan do Estádio José Alvalade, sob a organização do Sporting Clube de Portugal, que obteve um honroso 5º lugar, igualando a sua melhor classificação, numa competição onde Fernando Mamede foi a grande figura, ao ganhar as corridas de 5000 e 10000m, neste caso obtendo os mínimos olímpicos com a marca de 28,22,0m, enquanto José Carvalho voltou a vencer nos 400m barreiras.

Ainda na Pista, o Sporting ganhou sem dificuldades o Campeonato Regional, com os atletas leoninos a vencerem 14 das 20 provas em disputa, numa competição onde os melhores resultados foram para Vital e Silva que fez a 2ª melhor marca portuguesa de sempre no Lançamento do Peso, com um arremesso a 15,91m, vencendo também o Lançamento do Disco e para João Campos, que nos 1500m ficou à beira de conseguir os mínimos para os Jogos Olímpicos de Moscovo. Para além disso foram Campeões: Carlos Cabral nos 400m e nos 800m, Aniceto Simões nos 5000m, José Carvalho nos 110m barreiras e nos 400m barreiras, Paulo Palma no Salto em Comprimento e no Triplo Salto, Raposo Borges no Salto com Vara, José Pedroso no Lançamento do Martelo, Mário Silva no Lançamento do Dardo e a equipa da estafeta dos 4x400m.

Nos Regionais femininos o Sporting ficou em 2º lugar com as suas atletas a vencerem 7 das 15 provas em disputa por intermédio de Conceição Moura nos 400m e nos 800m, Conceição Alves nos 100m barreiras e nos Saltos em Altura e em Comprimento e Adília Silvério nos Lançamentos do Peso e do Disco.

De seguida o Sporting renovou o seu título de Campeão Nacional no sector masculino, que era o 12º consecutivo, mais uma proeza inédita conseguida por uma equipa muito desfalcada, mas que mesmo assim ganhou a competição sem grandes dificuldades, com os atletas leoninos a vencerem 12 das 20 provas em disputa, três das quais à conta de José Carvalho, que ganhou os 400m e as duas corridas de barreiras, enquanto João Campos conseguia finalmente os mínimos olímpicos nos 1500m.

Nos Campeonatos de Portugal individuais os atletas leoninos conquistaram 11 dos 17 títulos em disputa, a somar às anteriores vitórias de Fernando Mamede nos 10000m e da equipa na estafeta dos 4x400m. Nessa competição Raposo Borges bateu o Recorde Nacional do Salto com Vara, ultrapassando a fasquia a 5,10m, um Recorde que durou quase 8 anos, enquanto Fernando Mamede e Hélder de Jesus fizeram os mínimos para os Jogos Olímpicos, nos 1500m, numa corrida verdadeiramente empolgante.

No sector feminino as atletas leoninas continuaram dominar, somando à vitória obtida nos 4x400m, na jornada inicial dos campeonatos onde se disputaram as estafetas, 5 dos 13 títulos em disputa, 2 dos quais à conta de Adília Silvério que continuava a dominar os lançamentos do Peso e do Disco.

Campeãs Nacionais na Pista

Depois de dois anos em branco o Sporting recuperou o titulo de Campeão Nacional Atletismo feminino, com uma equipa renovada, isto apesar dos ataques do Benfica às atletas leoninas, que tinham resultado na saída da prometedora Maria João Lopes. A luta foi emocionante e o Campeonato só ficou decidido no último instante quando Conceição Alves passou para a frente do concurso do Salto em Comprimento, na sua derradeira tentativa, na qual ultrapassou em 6cm a benfiquista Nora Araújo, o que permitiu ao Sporting terminar a competição com 109 pontos e 8 vitórias, apenas mais 1 ponto do que o Benfica, cujas atletas somaram 3 vitórias, desforrando-se assim da derrota nos Campeonatos Regionais, onde o Benfica tinha ganho com 9 pontos de diferença, numa competição onde as atletas leoninas ganharam 7 das 15 provas em disputa.

Em Outubro Carlos Lopes ganhou o Paris-Versalhes, uma prova com 16 km, derrotando entre outros, o finlandês Lasse Viren, que terminou no 3º lugar. Lopes tinha tido mais uma época muito irregular, mas garantia que não estava acabado, e até já tinha avisado que se calhar ia apostar numa presença na Maratona dos Jogos Olímpicos de Moscovo.

Uma palavra ainda para os históricos atletas leoninos que marcaram presença no Mundial de Veteranos disputado na Alemanha, onde Péricles Pinto voltou a conquistar uma Medalha de Ouro no Salto em Comprimento somando mais uma de Prata no Salto em comprimento, enquanto Armando Aldegalega trazia a Medalha de Bronze dos 10000m.

To-mane 12h51min de 20 de Setembro de 2012 (WEST)

Secção do Atletismo

Nome Cargo Observações
Moniz Pereira Diretor
Ernesto Garcia Capitão
Moniz Pereira Treinador (barreiras e fundo)
Alberto Quádrio Treinador (lançamentos)
Rui Oliveira Treinador (saltos)
Raimundo Mendes Treinador (velocidade)
Manuel António Campos Treinador (meio fundo)
Manuel Faria Monitor (fundo)
Manuel de Oliveira Monitor (fundo)
Mário Carlos Silva Treinador (lançamentos)
José Paulo Pereira Treinador (velocidade)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Nacional Juniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Regional Seniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Regional Seniores Femininos Corta Mato CO
Campeonato Regional Juniores Masculinos Corta Mato CO
Taça dos Campeões Europeus Seniores Masculinos Corta Mato CO
Corta Mato dos Dez Masculinos Corta Mato CNO
Corta Mato das Dez Femininos Corta Mato CNO
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Pista CO
Campeonato Nacional Seniores Femininos Pista CO
Campeonato Regional Seniores Masculinos Pista CO
Taça Fernando Amado Seniores Masculinos Pista CNO
Taça Fernando Amado Seniores Femininos Pista CNO
Estafeta Cascais-Lisboa Seniores Masculinos Estrada CNO
Grande Prémio do Natal Seniores Masculinos Estrada CNO

Legenda
CO=Competição Oficial; CNO=Competição não Oficial; CP=Competição Particular

Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato

Classificação por equipas

Posição Clube País Pontos
SPORTING Portugal 18
RFC Liège Bélgica 21
FC Sochaux França 26

Classificação individual

Posição Atleta Marca Observações
Fernando Mamede
Aniceto Simões
Carlos Lopes
25º Rafael Marques
28º Fernando Miguel

Campeonato Nacional de Corta Mato - Masculinos

Posição Atleta Tempo
Fernando Mamede 38,45m
Aniceto Simões 39,15m
João Campos 40,06m
Bernardo Manuel 40,30m
Rafael Marques 40,35m
10º Hélder de Jesus 40,44m
11º Carlos Cabral 40,47m

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
SPORTING 24
FC Porto 122
Benfica 160

Campeonato Nacional de Corta Mato - Femininos

Posição Atleta Tempo
Conceição Moura 19,00m

Taça dos Campeões Europeus de Pista

Classificação por equipas

Posição Clube País Pontos
Fiat Iveco Turin Itália 722
Wattenscheid RF Alemã 679
Racing Club França 618,5
Estrela Vermelha Jugoslávia 571,5
SPORTING Portugal 536,5

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m António Fernandes 14º 11s
100m Raul Ferreira 22º 11,4s
200m Joaquim Carvalho 13º 22s
200m António Caldas 14º 22,1s
400m Rui Fernandes 13º 50s
400m Altinino Gonçalves 21º 51,1s
800m Carlos Cabral 1,49,7m
800m Humberto Sequeira 1,51,9m
1500m Hélder de Jesus 3,47,9m
1500m Carlos Cabral 3,48,7m
5000m Fernando Mamede 13,47,3m
5000m Aniceto Simões 13,54,4m
10000m Fernando Mamede 28,22,0m
10000m Aniceto Simões 28,45,8m
110m barreiras José Carvalho 10º
110m barreiras Alberto Matos 13º 15s
400m barreiras José Carvalho 51,7s
400m barreiras José Sol 18º 56,2s
3000m obstáculos João Campos 8,44,5m
3000m obstáculos Rafael Marques 12º 9,14,2m
Salto em Altura Luís Leite 11º 2,00m
Salto em Altura Rui Silva 20º 1,90m
Salto em Comprimento Adriano Rodrigues 7,18m
Salto em Comprimento Paulo Palma 14º 6,87m
Salto com Vara Raposo Borges 4,80m
Salto com Vara Pedro Palma 12º 4,50m
Triplo Salto Paulo Palma 15,04m
Triplo Salto Luís Azevedo 14,95m
Lançamento do Peso Vital e Silva 13º 15,01m
Lançamento do Peso João Alves 20º 12,79m
Lançamento do Disco João Manta 13º 41,67m
Lançamento do Disco António Borges 18º 38,77m
Lançamento do Martelo José Pedroso 10º
Lançamento do Martelo Silvério Manso D -
Lançamento do Dardo Mário Silva 10º 64,84m
Lançamento do Dardo Nuno Lobo 18º 53,60m
4x100m Raul Ferreira 42s
4x100m Joaquim Carvalho
4x100m António Caldas
4x100m António Fernandes
4x400m Humberto Sequeira 3,15,3m
4x400m Rui Fernandes
4x400m Carlos Cabral
4x400m José Carvalho

Campeonato Nacional de Atletismo - Masculinos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
SPORTING 188
Benfica 147
FC Porto 84

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m António Fernandes 10,8s
100m Joaquim Carvalho 10,9s
200m Joaquim Carvalho 22,3s
200m António Caldas 22,7s
400m José Carvalho 47,8s
400m Rui Fernandes 48,9s
800m Carlos Cabral 1,49,3m
800m Humberto Sequeira 1,49,7m
1500m João Campos 3,39,2m
1500m Carlos Cabral 3,42,6m
5000m Aniceto Simões 13,43,2m
5000m Fernando Miguel 14,13,8m
10000m Carlos Lopes 28,44,3m
10000m Bernardo Manuel 30,24,6m
110m barreiras José Carvalho 14,8s
110m barreiras Alberto Matos 15,1s
400m barreiras José Carvalho 52,5s
400m barreiras José Sol 55,0s
3000m obstáculos Rafael Marques 8,52,8m
3000m obstáculos Óscar Santos 9,22,5m
Salto em Altura Luís Leite 1,93m
Salto em Altura Orlando Barbosa
Salto em Comprimento Adriano Rodrigues 7,07m
Salto em Comprimento Luís Azevedo 6,82m
Salto com Vara Raposo Borges 4,80m
Salto com Vara Oliveira e Silva
Triplo Salto Luís Azevedo 14,92m
Triplo Salto Carlos Cravina
Lançamento do Peso Vital e Silva 15,29m
Lançamento do Peso João Alves (Atletismo)
Lançamento do Disco João Manta 42,56m
Lançamento do Disco Vital e Silva
Lançamento do Martelo José Pedroso 55,68m
Lançamento do Martelo Silvério Manso 48,70m
Lançamento do Dardo Raposo Borges 63,4m
Lançamento do Dardo Carlos Alfredo 62,44m
4x100m Acácio Santos 41,9s
4x100m António Caldas
4x100m Joaquim Carvalho
4x100m António Fernandes
4x400m Altinino Gonçalves 3,17,4m
4x400m Carlos Cabral
4x400m Humberto Sequeira
4x400m Rui Fernandes

Campeonato Nacional de Atletismo - Femininos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
SPORTING 109
Benfica 108
FC Porto 95

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m Angélica Manaca Dias 12,9s
100m Elisabete Almeida 13,5s
200m Cristina Mendonça
200m Helena Ferro
400m Conceição Moura 56,5s
400m Cristina Mendonça 60,5s
800m Conceição Moura 2,11,6m
800m Elsa Lança
1500m Rosa Ratinho 4,47,0m
1500m Elsa Lança 5,31,2m
3000m Rosa Ratinho 10,20,6m
3000m Anabela Bragança 11,13,1m
100m barreiras Conceição Alves 14,2s
100m barreiras Graça Borges 16,3s
400m barreiras Ana Cristina Santos
400m barreiras Isabel Vieira
Salto em Altura Cristina Abreu 1,65m
Salto em Altura Conceição Alves 1,61m
Salto em Comprimento Conceição Alves 5,88m
Salto em Comprimento Angélica Manaca Dias
Lançamento do Peso Adília Silvério 13,07m
Lançamento do Peso [[Edite Franco]
Lançamento do Disco Adília Silvério 43,38m
Lançamento do Disco
Lançamento do Dardo Adília Silvério
4x100m Angélica Manaca Dias 51,0s
4x100m Helena Ferro
4x100m Cristina Abreu
4x100m Elisabete Almeida
4x100m B 53,6s
4x100m
4x100m
4x100m
4x400m Cristina Coelho 3,58,8m
4x400m Isabel Vieira
4x400m Cristina Mendonça
4x400m Conceição Moura
4x400m B 4,24,5m
4x140m
4x400m
4x400m

Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
Fernando Mamede Corta Mato 38,45m
José Carvalho 400m 47,8s RCP
Humberto Sequeira 800m 1,49,5m RCP
Fernando Mamede 1500m 3,39,3m RCP
Aniceto Simões 5000m 13,48,5m RCP
Fernando Mamede 10000m 28,16,4m RCP
José Carvalho 110m barreiras 15,0s
José Sol 400m barreiras 53,7s
Raposo Borges Salto com Vara 5,10m RCP - RN
Paulo Palma Triplo Salto 15,03m
Vital e Silva Lançamento do Peso 15,17m
João Manta Lançamento do Disco 43,08m
José Pedroso Lançamento do Martelo 58,82m
Joaquim Carvalho 4x400m 3,21,5m
João Campos 4x400m
Humberto Sequeira 4x400m
Carlos Cabral 4x400m
José Sol Decatlo 5926p
Zaida Camalhão 400m 58,3s
Conceição Alves 100 barreiras 14,6m RCP
Cristina Abreu Salto em Altura 1,61m
Adília Silvério Lançamento do Peso 13,54m
Adília Silvério Lançamento do Disco 42,24m
Cristina Mendonça 4x400m 3,54,8 RCP
Ana Ferrão 4x400m
Zaida Camalhão 4x400m
Conceição Moura 4x400m

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Carlos Cabral 800m (PC) 1,50,3m Meeting de Oviedo 21-01-1979
Hélder de Jesus 1500m (PC) 8,14,5m Meeting de Oviedo 21-01-1979
Carlos Cabral 800m (PC) 1,50,2m Meeting de Vitell 10-02-1979
Cristina Mendonça 4x400m (clubes) 3,54,8m Campeonatos de Portugal 19-05-1979
Ana Ferrão 4x400m (clubes) 3,54,8m Campeonatos de Portugal 19-05-1979
Zaida Camalhão 4x400m (clubes) 3,54,8m Campeonatos de Portugal 19-05-1979
Conceição Moura 4x400m (clubes) 3,54,8m Campeonatos de Portugal 19-05-1979
Conceição Alves 100 barreiras 14,1m Espanha-Portugal 10-06-1979
Conceição Moura 800m 2,06,50m Taça da Europa 01-07-1979
Raposo Borges Salto com Vara 5,10m Campeonatos de Portugal 14-07-1979
Fernando Mamede 3000m 7,46,0m Taça Alberto Freitas 04-08-1979

Atletas em competições internacionais

Atleta Competição Prova Fase Clas. Marca
Fernando Mamede São Silvestre de São Paulo Estrada
Fernando Mamede Campeonato Mundial Corta Mato 41º
Aniceto Simões Campeonato Mundial Corta Mato 94º
Hélder de Jesus Campeonato Mundial Corta Mato 160º
Carlos Cabral Campeonato Mundial Corta Mato 168º
João Campos Mundial de Juniores Corta Mato 87º
Carlos Cabral Europeu de Pista Coberta 800m Eliminatória 1,51,0m
Humberto Sequeira Europeu de Juniores 1500m Final 13º 3,56,6m
Joaquim Carvalho Taça da Europa 400m Meia final 51,3s
Carlos Cabral Taça da Europa 800m Eliminatória 1,50,28m
Carlos Cabral Taça da Europa 800m Meia final 1,59,44m
Hélder de Jesus Taça da Europa 1500m Eliminatória 3,45,5m
Hélder de Jesus Taça da Europa 1500m Meia final 3,46,84m
Fernando Mamede Taça da Europa 5000m Eliminatória 13,54,5m
Fernando Mamede Taça da Europa 5000m Meia final 15,33,69m
Aniceto Simões Taça da Europa 10000m Meia final 29,03,30m
João Campos Taça da Europa 3000m obstáculos Eliminatória 8,46,0m
João Campos Taça da Europa 3000m obstáculos Meia final 8,40,62m
Alberto Matos Taça da Europa 110m barreiras Eliminatória 15,12s
Alberto Matos Taça da Europa 110m barreiras Meia final 15,41s
José Carvalho Taça da Europa 400m barreiras Eliminatória 51,8s
José Carvalho Taça da Europa 400m barreiras Meia final 52,48s
Vítor Mendes Taça da Europa Salto em Altura Eliminatória 2,08m
Vítor Mendes Taça da Europa Salto em Altura Meia final 2,04m
Raposo Borges Taça da Europa Salto com Vara Eliminatória 4,80m
Raposo Borges Taça da Europa Salto com Vara Eliminatória 4,50m
Adriano Rodrigues Taça da Europa Salto em Comprimento Eliminatória 7,42m
Adriano Rodrigues Taça da Europa Salto em Comprimento Meia final 7,09m
Adriano Rodrigues Taça da Europa Triplo Salto Eliminatória 14,78m
Paulo Palma Taça da Europa Triplo Salto Meia final 15,42m
Vital e Silva Taça da Europa Lançamento do Peso Eliminatória 15,27m
Vital e Silva Taça da Europa Lançamento do Peso Meia final 15,05m
João Manta Taça da Europa Lançamento do Disco Eliminatória 41,42m
José Pedroso Taça da Europa Lançamento do Martelo Eliminatória 57,94m
José Pedroso Taça da Europa Lançamento do Martelo Meia final 55,68m
Humberto Sequeira Taça da Europa 4x400 Eliminatória 3,14,82m
Carlos Cabral Taça da Europa 4x400 Eliminatória
José Carvalho Taça da Europa 4x400 Eliminatória
Humberto Sequeira Taça da Europa 4x400 Meia-final 3,23,23m
José Carvalho Taça da Europa 4x400 Meia-final
Joaquim Carvalho Taça da Europa 4x400 Meia-final
Zaida Camalhão Taça da Europa 400m Eliminatória 57,8s
Conceição Moura Taça da Europa 800m Eliminatória 2,06,5s
Conceição Alves Taça da Europa 100m barreiras Eliminatória 14,36s
Cristina Abreu Taça da Europa Salto em Altura Eliminatória 1,64m
Conceição Alves Taça da Europa Salto em Comprimento Eliminatória 5,76m
Adília Silvério Taça da Europa Lançamento do Peso Eliminatória 14,18m
Adília Silvério Taça da Europa Lançamento do Disco Eliminatória 43,90m
Zaida Camalhão Taça da Europa 4x400m Eliminatória 3,55,2m
Conceição Moura Taça da Europa 4x400m Eliminatória
Armando Aldegalega Mundial de Veteranos 10000m Final
Péricles Pinto Mundial de Veteranos Salto em Comprimento Final
Péricles Pinto Mundial de Veteranos Triplo Salto Final