|
Dados de Bernardo Manuel |
|
Nome |
Bernardo Manuel
|
Nascimento |
27 de Dezembro de 1954
|
Naturalidade |
Angola
|
Posição |
Atleta (crosse, meio fundo e fundo) e Treinador
|
Bernardo Manuel começou a praticar Atletismo no Sporting Clube de Luanda onde foi treinado pelo atleta olímpico Pedro de Almeida, ao mesmo tempo que jogava futebol no Sporting de Maianga.
Em 1973 veio a Lisboa participar nos Campeonatos Nacionais de Atletismo e foi nessa altura que aceitou o convite para ficar no Sporting Clube de Portugal.
Inicialmente corria os 800 e 1500m, mas depois optou pelas distâncias mais longas e foi Recordista de Angola dos 1500, 5000 e 10000m, tendo representado o seu País nos Jogos Olímpicos de 1980, realizados em Moscovo, classificando-se no 11º lugar de uma eliminatória dos 5.000m.
Fez parte da equipa do Sporting Clube de Portugal que esteve presente na 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, disputada em 1975, em Liège na Bélgica, classificando-se no 16º lugar nos 1500m, e viria a integrar outras equipas do Sporting que participaram nessa competição
Na época de 1978 integrou uma equipa que dominou a temporada de Estrada, vencendo as estafetas Cascais-Lisboa e Lousã-Coimbra
Ajudou o Sporting a ganhar vários títulos regionais e nacionais de Corta Mato, e em 1981 apesar de ter desistido da prova a 800 metros da meta, fez parte da equipa que em Varese, na Itália, conquistou para o Sporting Clube de Portugal a 3ª Taça dos Campeões Europeus de Crosse.
Na época seguinte voltou a integrar a equipa do Sporting que renovou o titulo de Campeão Europeu de Corta Mato, desta vez terminando a prova no 27º lugar.
Abandonou a competição em 1984 quando concluiu o seu curso de Educação Física no ISEF, e depois de dois anos como treinador de Atletismo no Belenenses, regressou ao Sporting para desempenhar as funções de adjunto de Moniz Pereira, na secção do fundo e meio-fundo do Atletismo leonino.
A partir de 1993 passou a ser o treinador principal do Sporting no fundo meio-fundo e no crosse, e nessa condição ganhou duas Taças dos Campeões Europeus de Corta Mato (1993 e 1994) e foi o responsável pela orientação técnica de vários atletas de alta competição e olímpicos, tais com: Domingos Castro, Dionísio Castro, João Junqueira, Luís Feiteira e Rui Silva.
Em 1995 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Técnico.
Foi também um dos treinadores responsáveis pela equipa do Sporting Clube de Portugal que em 2000 conseguiu o feito sensacional de ganhar a Taça dos Campeões Europeus de Atletismo.
No final do ano de 2013 assumiu o cargo de Director Técnico do Atletismo leonino, que tinha ficado em aberto depois da saída do Prof. Abreu Matos.
Em Setembro de 2014 regressou a Angola para desempenhar as funções de Professor Universitário.
Fez o Mestrado em Ciências do Desporto - Área de especialização em treino de Alto Rendimento Desportivo, pela Universidade do Porto e o Doutoramento em Ciências do Desporto pela FMH – Lisboa
Entre 1994 e 2004 foi Coordenador e Seleccionador Nacional de meio fundo e fundo.
To-mane 19h37min de 9 de Outubro de 2012 (WEST)