Skip to main content
Linha 36: Linha 36:
 
|-
 
|-
 
|}
 
|}
No início deste mandato o Presidente [[Ribeiro Ferreira]] anunciou que o Sporting tinha concluído com êxito as negociações para que o Clube passasse a ser o dono dos prédios e dos terrenos onde tinha instalada a sua Sede e que o Ministro das Obras Públicas prometera que o Estado iria conceder uma dotação de 3000 contos para a 2ª fase das obras do [[Estádio do Lumiar|Estádio José Alvalade]].
+
No início deste mandato o Presidente [[Ribeiro Ferreira]] anunciou que o Ministro das Obras Públicas prometera que o Estado iria conceder uma dotação de 3000 contos para a 2ª fase das obras do [[Estádio do Lumiar|Estádio José Alvalade]] e que o Sporting tinha concluído com êxito as negociações para que o Clube passasse a ser o dono dos prédios e dos terrenos onde tinha instalada a sua Sede, sendo que para a conclusão do processo foi convocada uma assembleia geral extraordinária, onde foi proposta a contração de um empréstimo hipotecário no valor de 1000 contos amortizáveis em 5 anos.
  
 
Depois de três anos quase perfeitos, nesta Gerência o futebol leonino sofreu alguns revezes, mas mesmo assim o Sporting conquistou o seu 5º Campeonato Nacional, tornando-se no  primeiro clube tri-Campeão Nacional da história do futebol português.
 
Depois de três anos quase perfeitos, nesta Gerência o futebol leonino sofreu alguns revezes, mas mesmo assim o Sporting conquistou o seu 5º Campeonato Nacional, tornando-se no  primeiro clube tri-Campeão Nacional da história do futebol português.

Revisão das 19h04min de 16 de fevereiro de 2017

Gerência anterior:
A Gerência 1948
Gerência seguinte:
A Gerência 1950

No dia 29 de Janeiro de 1949 a Direcção de Ribeiro Ferreira foi reeleita, tomando posse em 25 de Fevereiro com pequenas alterações:

Cargo Nome Observações
Presidente António José Ribeiro Ferreira
Vice Presidente Carlos Cecílio Góis Mota
Tesoureiro Luís Vasques Lopes
Tesoureiro Francisco Gonçalves Franco
Secretário Geral António Romana Garcia Branco
Secretário Adjunto António José Cerqueira
Vogal Efectivo Alberto Graça Júnior
Vogal Efectivo César Pedrosa Vitorino
Vogal Efectivo Manuel da Silva Júnior
Vogal Suplente Carlos Queiroga Tavares
Vogal Suplente Guilherme Correia César

No início deste mandato o Presidente Ribeiro Ferreira anunciou que o Ministro das Obras Públicas prometera que o Estado iria conceder uma dotação de 3000 contos para a 2ª fase das obras do Estádio José Alvalade e que o Sporting tinha concluído com êxito as negociações para que o Clube passasse a ser o dono dos prédios e dos terrenos onde tinha instalada a sua Sede, sendo que para a conclusão do processo foi convocada uma assembleia geral extraordinária, onde foi proposta a contração de um empréstimo hipotecário no valor de 1000 contos amortizáveis em 5 anos.

Depois de três anos quase perfeitos, nesta Gerência o futebol leonino sofreu alguns revezes, mas mesmo assim o Sporting conquistou o seu 5º Campeonato Nacional, tornando-se no primeiro clube tri-Campeão Nacional da história do futebol português.

O Escândalo em Santo Tirso com a eliminação do Sporting da Taça de Portugal, deixou o País de boca aberta, mas o que doeu mais foi a primeira Final da Taça Latina, perdida para o Barcelona. Eram as primeiras derrotas dos Cinco Violinos.

Pior do que estas derrotas foram os abandonos de Cândido de Oliveira e principalmente de Peyroteo, que com apenas 31 anos anunciou que se iria retirar, alegando estar cansado. No entanto mais tarde soube-se que esta decisão fora motivada pelo facto de uma loja de artigos desportivos que ele abrira em Lisboa, o ter deixado com algumas dívidas, pelo que na ânsia de as liquidar, resolveu fazer a sua festa de despedida, um hábito da altura, que proporcionava sempre algum dinheiro aos jogadores que estavam de saída.

Pode-se pois concluir que ao permitir o abandono precipitado de Peyroteo, esta Direcção terá cometido um grande erro, pois provavelmente cerca de 200 contos teriam chegado para garantir o concurso do melhor jogador português de todos os tempos, por mais três ou quatro temporadas.

Ficava assim eternamente manchada esta Gerência que terminou em 3 de Fevereiro de 1950.

To-mane 18h25min de 26 de Outubro de 2011 (WEST)