Em 1988/89 o Ténis de Mesa masculino do Sporting tinha começado a época com uma equipa constituída pelo "Trio Maravilha", mas Nuno Dias acabou por sair na sequência de uma suspensão. O treinador-jogador Hélder Araújo acabou por completar o trio com Pedro Miguel e João Portela. No fim da época, chegou o treinador-jogador chinês Chen Shi Chao, que não chegou a entrar em competições iniciais.
Em qualquer dos casos, mesmo sem Nuno Dias, a época 1989/90 começava com o Sporting a dispor de uma equipa de luxo, claramente vocacionada para ganhar de novo o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.
O Campeonato Nacional disputava-se em duas fases, e não teve história. O Sporting ganhou a Zona Sul só com vitórias, quase todas por 5-0, concedendo apenas 4 partidas no total. No jogo da primeira volta contra o Casa Pia Hélder Araújo perdeu 1-2 contra José Viegas e 0-2 contra Nuno Ribeiro, antigo Júnior do Sporting. No jogo da segunda volta contra o Vitória de Setúbal, Hélder Araújo perdeu 0-2 contra Frank Nauert e também 0-2 contra José Alvoeiro. Assim qualificou-se sem dificuldade para a fase final, disputada com um representantes das zonas Norte e Centro, e dois da zona Sul, tradicionalmente mais forte. O Benfica acompanhou o Sporting visto ter sido segundo classificado na Zona Sul. Sem Casa Pia nem Vitória de Setúbal para ganharem partidas, o Sporting venceu todos os jogos por 5-0, sagrando-se campeão nacional pela 18ª vez.
E ainda faltava disputar a Taça de Portugal...
Ver também