Em 1988/89 o Ténis de Mesa masculino do Sporting era pentacampeão nacional e pentavencedor da Taça. Assim, foi com alguma naturalidade que venceu novamente o Campeonato Nacional.
A Taça de Portugal decorreu em duas fases. Na de Lisboa, os clubes eram eliminados à segunda derrota, mas apuravam-se diversos clubes, e não apenas o último sobrevivente. Em qualquer dos casos, o Sporting ganhou todos os jogos, sempre por 3-0, apurando-se sem dificuldades para a fase final nacional.
Esta foi realizada para todos os escalões no mesmo dia, 16 de Junho de 1990 no Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Real de Trás-os-Montes. O Sporting, em que durante a fase inicial Hélder Araújo também tinha jogado, levou apenas Pedro Miguel, João Portela e Chen Shi Chao. Defrontou sucessivamente o Clube Desportivo da Graça, o Ginásio do Alto do Pina, o G.D. instituto Superior Técnico, vencendo sempre por 3-0.
Chegou assim, finalmente, à final contra o Benfica. Pedro Miguel defrontou Ricardo Sedas, Júnior leonino na época anterior, que tinha jogado ocasionalmente com os Seniores, mas que tinha saído por não ter chance de vir a integrar de pleno direito a equipa, tapado pelos melhores jogadores nacionais. Pedro Miguel venceu por 2-0 (parciais 21-7 e 21-19). Seguiu-se Chen Shi Chao, que venceu Paulo Fernandes, outro jogador da formação leonina, também por 2-0 (21-11 e 21-14). Finalmente, o par Pedro Miguel/João Portela defrontou Paulo Fernandes/Rogério Alfar, ganhando mais uma vez por 2-0 (21-15 e 21-16).
Era a 18ª Taça de Portugal do Clube, a sexta consecutiva, e com ela também a sexta dobradinha consecutiva. E ainda, eram seis anos sem perder um único jogo contra equipas portuguesas.
Ver também