Skip to main content
Época anterior:
Atletismo 1983
ATLETISMO Época seguinte:
Atletismo 1985

Um Recorde Mundial e um Campeão Olímpico

O ano de 1984 ficou marcado a letras de ouro na história do Atletismo português, por dois feitos até aí únicos, protagonizados pelos atletas do Sporting Clube de Portugal, Carlos Lopes e Fernando Mamede. O primeiro ao vencer a Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, conquistou a primeira Medalha de Ouro da história do olimpismo português e o segundo bateu o Recorde Mundial dos 10000m, algo que também acontecia pela primeira vez na história do nosso Atletismo.

Carlos Lopes levanta maia uma Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato

Mas os êxitos destes dois grandes atletas não se ficaram por aqui, e esta época foi particularmente brilhante para eles, especialmente para Carlos Lopes que foi pela segunda vez Campeão Mundial de Corta Mato, numa competição disputada em New Jersey, onde a equipa de Portugal da qual também faziam parte Fernando Mamede, Ezequiel Canário e Joaquim Pinheiro, conquistou a Medalha de Bronze na competição colectiva.

Para além disso, ao longo desta época Carlos Lopes foi novamente Campeão Regional e Nacional de Corta Mato, ganhou a São Silvestre da Amadora, o Circuito Internacional de Albufeira, a Volta à Cidade do Funchal e o Crosse dos Campeões do jornal L'Equipe. Apenas lhe escapou a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, onde foi 3º classificado atrás de Fernando Mamede e do vencedor que foi o italiano Alberto Cova, mas o Sporting ganhou mais uma vez a competição por equipas, que era o que mais interessava neste caso.

Em Abril Carlos Lopes voltou à Maratona de Roterdão, mas desta vez desistiu com cãibras, sendo um dos que pagou a fatura de um andamento de loucos que foi imposto nos primeiros 25 quilómetros da corrida. Mas mais tarde confessou que o seu plano era mesmo fazer apenas 30 quilómetros nessa prova, pois o objectivo era preparar-se para a Maratona Olímpica. As cãibras tinham sido apenas uma desculpa.

Quanto a Fernando Mamede venceu a Corrida de São Silvestre de Houilles em França e o Cross Internacional da Cortina D'Ampezzo, mas a sua preparação estava direccionada para a temporada de Pista, onde conseguiu uma serie notável de vitórias nos 5000m, ganhando sucessivamente o Torneio Internacional Rank Xerox com o tempo de 13,23,3m, apesar das más condições atmosféricas, a Westathetic com a marca de 13,23,89m e os Bislett Games de Oslo, onde fez o 3º melhor tempo mundial de sempre com 13,12,83m, numa prova extraordinária em que Carlos Lopes foi 3º classificado, batendo o seu recorde pessoal nesta distância, com a marca de 13,16,38m.

Mamede bate o Recorde Mundial dos 10000m

Uma semana depois Lopes e Mamede derrubaram finalmente o Recorde Mundial dos 10000m, numa espectacular corrida realizada em Estocolmo, passando a ser os detentores das duas melhores marcas mundiais de sempre, naquela distância.

Na fase inicial da temporada, em termos colectivos o Sporting para além da já referida Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, voltou a ser Campeão Nacional de Crosse, e ganhou a Estafeta Cascais-Lisboa, com uma equipa formada por Carlos Cabral, Joaquim Pinheiro, Carlos Lopes, Fernando Mamede e Lopes da Silva. Apenas escapou o Campeonato Regional de Corta Mato, onde a desistência de Fernando Mamede e a ausência de Rafael Marques, foram fatais para as aspirações leoninas, apesar dos atletas do Sporting terem ocupado os três primeiros lugares da classificação individual, no entanto a segunda linha falhou.

Na Pista a decisão de não participar nas competições colectivas da época anterior, tinha resultado na descida de divisão das duas equipas de Atletismo do Sporting, que assim em 1984 competiram na 2ª Divisão, conquistando os dois títulos em disputa.

Nos Campeonatos Regionais absolutos, os atletas leoninos conquistaram 5 títulos no sector masculino e 3 no feminino, e nos Campeonatos Nacionais de Estafetas as equipas do Sporting ganharam as duas corridas masculinas, enquanto nos Campeonatos de Portugal apenas 3 atletas sportinguistas foram Campeões. Foi um pecúlio pouco condizente com os pergaminhos do Clube nesta modalidade, mas em tempo de grandes dificuldades era o que se podia arranjar.

Em grande destaque nesta época estiveram também João Lima, que conseguiu bater o Recorde Nacional dos 110m barreiras que pertencia ao histórico José Carvalho, percorrendo a distância em 14,29s (cronometragem electrónica), Carlos Cunha que bateu o Recorde Nacional do Lançamento do Dardo que era pertença de Santinho das Neves há mais de 18 anos, lançando o aparelho a 74,94m, e Luís Azevedo que foi Campeão de Portugal do Triplo Salto pela 9º vez.

De assinalar ainda que no dia 3 de Junho o Sporting Clube de Portugal organizou no Estádio José Alvalade o já atrás referido Torneio Internacional Rank Xerox, convidando para o efeito vários atletas de nível internacional. Infelizmente o mau tempo que se abateu sobre Lisboa nesse dia, afastou o público e prejudicou as prestações dos atletas, mas mesmo assim Fernando Mamede fez o 4º melhor tempo do ano nos 5000m.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles eram grandes as expectativas depositadas principalmente em Fernando Mamede, que ganhou com autoridade a sua eliminatória dos 10000m, mas voltou a falhar com estrondo na Final, onde desistiu, decidindo não correr os 5000m, prova onde Ezequiel Canário ganhou uma eliminatória, terminando depois no 9º lugar da Final.

Carlos Lopes festeja a Medalha de Ouro Olímpica

O grande momento estava guardado para a madrugada do dia 12 de Agosto, quando Carlos Lopes conquistou a primeira Medalha de Ouro Olímpica da história do desporto português, vencendo de forma categórica a Maratona de Los Angeles e estabelecendo um novo Recorde Olímpico, isto depois de 15 dias antes, ter sido atropelado em Lisboa, quando fazia mais um treino.

Ainda na ressaca dos Jogos Olímpicos, Fernando Mamede voltou aos seus melhores dias, vencendo os 5000m dos Meetings de Zurique e de Rieti, com os tempos de 13,20,61m e 13,18,18m, numa altura em que já não perdia uma corrida desta distância desde 1981, ganhando ainda os 10000m do Meeting de Paris, mostrando mais uma vez ser praticamente imbatível quando não se deixava atraiçoar pelos nervos.

Notas de destaque também para o aparecimento nesta época do jovem Domingos Castro e para as magnificas prestações de Péricles Pinto e Armando Aldegalega, nos Mundiais de Veteranos disputados em Brigton na Inglaterra, de onde trouxeram mais 4 medalhas.

No final da temporada Carlos Lopes voltou aos Estados Unidos para correr a Maratona de Chicago, mas primeiro em ritmo de treino, venceu a Corrida contra o crime disputada em El Passo, batendo o recorde desta prova com 15km. Depois na Maratona, terminou no 2º lugar, numa corrida onde o britânico Steve Jones fez o melhor tempo mundial de sempre, que Lopes viria a superar poucos meses depois.

To-mane 21h47min de 22 de Outubro de 2012 (WEST)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Taça dos Campeões Europeus Seniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Nacional (2ª Divisão) Seniores Masculinos Pista CO
Campeonato Nacional (2ª Divisão) Seniores Femininos Pista CO
Taça Georgete Duarte Seniores Pista CNO
Taça António Gromicho Seniores Pista CP
Taça Manuel da Silva Seniores Pista CNO
Estafeta Cascais Lisboa Seniores Masculinos Estrada CNO
I Circuito Internacional de Albufeira Seniores Masculinos Estrada CP
II Grande Prémio do Beira Mar Seniores Masculinos Estrada CP

Legenda
CO=Competição Oficial; CNO=Competição não Oficial; CP=Competição Particular

Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato

Classificação por equipas

Posição Clube País Pontos
SPORTING Portugal 23
MAM Producción Espanha 37
Pró Pátria Itália 47

Classificação individual

Posição Atleta Marca Observações
Fernando Mamede
Carlos Lopes
Ezequiel Canário
12º Rafael Marques
13ª Joaquim Pinheiro
41º Hélder de Jesus

Campeonato Nacional de Corta Mato - Masculinos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
SPORTING 21
Benfica 35
Salgueiros 163

Classificação individual

Posição Atleta Tempo
Carlos Lopes 34,26m
Fernando Mamede 35,04m
Lopes da Silva 35,24m
Ezequiel Canário 35,36m
Joaquim Pinheiro 35,47m
11º Rafael Marques 36,06m
28º Hélder de Jesus
57º Mário Gomes

Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
Carlos Lopes Corta Mato 34,26m
João Lima 110m barreiras 14,5s
José Carlos Lima Salto em Altura 2,05m
Luís Azevedo Triplo Salto 15,69m
Eduardo Gaspar 4x100m 40,8s RCP
Jaime Cruz 4x100m
Arnaldo Abrantes 4x100m
Pedro Agostinho 4x100m
Joaquim Carvalho 4x400m 3,15,5m
Jaime Cruz 4x400m
Carlos Cabral 4x400m
Arnaldo Abrantes 4x400m

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Fernando Mamede 2000m 5,00,8m Festival Fundação Joaquim Agostinho 10-06-1984
Arnaldo Abrantes 4x400m 3,09,73m Westathletic 17-06-1984
João Lima 110m barreiras 14,29s Meeting de MAN 23-06-1984
Fernando Mamede 10000m 27,13,81m* Meeting de Estocolmo 02-07-1984
Carlos Cunha Lançamento do Dardo 74,94m Espanha-Portugal-Finlândia 09-09-1984

Atletas em competições internacionais

Atleta Competição Prova Fase Clas. Marca
Carlos Lopes Campeonato Mundial Corta Mato
Fernando Mamede Campeonato Mundial Corta Mato 23º
Ezequiel Canário Campeonato Mundial Corta Mato 64º
Joaquim Pinheiro Campeonato Mundial Corta Mato 84º
Lopes da Silva Campeonato Mundial Corta Mato 205º
Ezequiel Canário Jogos Olímpicos 5000m Eliminatória 13,43,28m
Ezequiel Canário Jogos Olímpicos 5000m Meia Final 13,32,64m
Ezequiel Canário Jogos Olímpicos 5000m Final 13,26,50m
Fernando Mamede Jogos Olímpicos 10000m Eliminatória 28,21,87m
Fernando Mamede Jogos Olímpicos 10000m Final D
Carlos Lopes Jogos Olímpicos Maratona Final 2,09,21h *
Péricles Pinto Mundial de Veteranos Triplo Salto Final
Péricles Pinto Mundial de Veteranos Salto em Comprimento Final
Péricles Pinto Mundial de Veteranos Salto em Altura Final
Armando Aldegalega Mundial de Veteranos 10000m Final