João Baptista Martins nasceu em Sines a 3 de Setembro de 1927.
Chegou a Lisboa pela mão do seu amigo Alfredo Trindade, para jogar na CUF a troco de um emprego, mas foi descoberto pelo Dr. Abrantes Mendes e contratado pelo Sporting em 1947, iniciando aí uma bonita carreira ao serviço do Clube, que duraria até 1959, durante a qual conquistou sete Campeonatos Nacionais, e uma Taça de Portugal, realizando 251 jogos e marcando 166 golos.
Avançado alto magro e versátil jogou em todas as posições do ataque e não era apenas um goleador, sendo também muitas vezes um brilhante assistente, viria a fixar-se definitivamente na equipa após o abandono de Peyroteo.
Foi o melhor marcador do Campeonato Nacional de 1953/54 com 31 golos e o autor do primeiro golo da história das competições europeias.
Jogador correcto e leal, nunca foi castigado e seu nome ficará ligado para sempre ao título conquistado pelo Benfica na temporada de 1954/55, quando no Restelo marcou um golo a poucos minutos do fim do Campeonato, empatando um jogo que o Belenenses precisava de ganhar, entregando assim o título aos grandes rivais do seu Clube, e acabando a chorar junto dos jogadores do Belenenses.
Foi 11 vezes internacional
Depois de abandonar o futebol emigrou para França onde foi operário fabril. Faleceu em 1993 em Paris, com 66 anos, vítima de ataque cardíaco.
To-mane 21:23, 9 Julho 2008 (WEST)