Cândido Fernandes Plácido de Oliveira, nasceu em Portalegre em 25 de Setembro de 1897.
Foi uma das figuras mais marcantes da história do futebol português.
Jogador do Benfica de 1914 a 1920, donde saiu para ser um dos fundadores do Casa Pia Atlético Clube.
«Mestre» Cândido foi um dos maiores responsáveis pelo aparecimento da selecção nacional, de que seria o primeiro «Capitão», no célebre jogo de Madrid em 1921 e foi também várias vezes Seleccionador Nacional.
Foi treinador do Sporting dos Cinco Violinos, da Académica, do Belenenses, do FC Porto e do Atlético, e em 1950 chegou também a orientar o Flamengo do Brasil.
Foi jornalista e fundador do jornal “A Bola” e uma grande figura humana, democrata convicto, opositor dos regimes fascistas da época, o que lhe valeu o desterro para o campo de concentração do Tarrafal em 1942.
Ao Sporting chegou a meio da época de 1945/46 para ocupar o lugar de Supervisor Técnico, pois opôs-se ao despedimento de Abrantes Mendes, o treinador da altura, para logo conquistar uma Taça de Portugal.
Nas três temporadas que se seguiram orientou a célebre equipa dos Cinco Violinos, ganhando mais uma Taça de Portugal e o tri-campeonato, primeiro ainda como Supervisor Técnico do treinador inglês Robert Kelly e depois assumindo ele mesmo a condição de treinador.
Faleceu vítima de doença e 23 de Junho de 1958.
To-mane 11:16, 12 Julho 2008 (WEST)