|
Dados de Liedson |
|
Nome |
Liedson da Silva Muniz
|
Nascimento |
17 de Dezembro de 1977
|
Naturalidade |
Cairu - Brasil -
|
Posição |
Avançado
|
A forma como Liedson celebra os golos
Avançado brasileiro que principiou em pequenos clubes como o Poções e o Prudentopólis, chegando ao futebol profissional já com 22 anos, mas ainda a tempo de despertar o interesse dos grandes clubes. Em 2002, depois de passar pelo Coritiba, foi contratado pelo Flamengo onde em 29 jogos marcou 15 golos, seguindo de imediato para o Corinthians, onde em 14 jogos marcou 10 golos.
Em 2003 foi contratado pelo Sporting onde foi recebido com alguma desconfiança por causa do seu corpo franzino, o que lhe valeu a alcunha de “levezinho”, e pelo seu passado recente de trabalhador num supermercado.
Mas na verdade tinha tido uma ascensão meteórica, tornando-se ídolo das torcidas dos dois clubes mais populares do Brasil e depressa conquistaria também os sportinguistas.
Atacante veloz, de grande mobilidade, boa impulsão, facilidade de remate e muita entrega ao jogo, Liedson tornou-se num dos maiores goleadores da história do Sporting.
Foi o melhor marcador do Campeonato português de 2004/05 com 25 golos, feito que repetiria na temporada de 2006/07 mas com apenas 15 golos.
Dedicatória do golo à sua namorada
Fez parte da equipa que chegou à Final da Taça UEFA de 2005 disputada em Alvalade, notabilizando-se como o 2º melhor marcador da competição com 9 golos.
Ganhou duas Supertaças e duas Taças de Portugal, numa das quais marcando o golo solitário com que o Sporting derrotou o Belenenses.
No dia 22 de Outubro de 2008 tornou-se no melhor marcador da história do Clube nas competições europeias, ao marcar o golo com que o Sporting derrotou o Shakhtar Donetsk na Ucrânia em jogo a contar para a Liga dos Campeões, superando assim a marca de 18 golos estabelecida por João Lourenço e mais tarde igualada pelo histórico Capitão Manuel Fernandes.
No dia 18 de Janeiro de 2009 tornou-se no jogador estrangeiro com mais golos marcados ao serviço do Sporting, ao apontar três dos cinco golos com que o Sporting goleou o Paços de Ferreira, em jogo a contar para a Taça da Liga, superando assim a marca estabelecida por Yazalde, autor 126 golos nos anos 70. A ocasião ficou também assinalada pelo facto de ter pela primeira vez envergado a braçadeira de Capitão, depois de João Moutinho ter saído ao intervalo.
Em Agosto de 2009 adquiriu a dupla nacionalidade, sendo de imediato chamado à Selecção Nacional pelo Professor Carlos Queirós. Estreou-se por Portugal no dia 5 de Setembro de 2009, entrando ao intervalo para marcar o golo do empate, num jogo disputado na Dinamarca que terminou com o resultado de 1-1, sendo decisivo para o apuramento da nossa Selecção para a fase final do Mundial de 2010, onde esteve presente e até marcou um golo.
A 7 de Março de 2010, o "levezinho" marcou os quatro golos com que o Sporting derrotou o Belenenses, no seu primeiro póquer em solo português, apenas mais um dos muitos grandes feitos que o tornaram num dos mais notáveis avançados da história do futebol leonino.
No dia 21 de Outubro de 2010, Liedson realizou o seu 300º jogo pelo Sporting, e simultaneamente estabeleceu várias marcas assinaláveis, em jogo disputado frente ao Gent, a contar para a Liga Europa: tornou-se o jogador estrangeiro com mais golos marcados em competições europeias ao serviço de clubes portugueses, ao marcar dois golos, totalizando assim 26 golos europeus; o seu primeiro golo neste jogo (o segundo da partida), foi o golo número 200 do Sporting na Liga Europa/Taça UEFA.
Recebeu o Prémio Stromp em 2007 e 2009.
To-mane 11h50min de 5 de Outubro de 2008 (UTC)