Skip to main content
(criação)
(Sem diferenças)

Revisão das 19h05min de 3 de abril de 2018

Época anterior:
1924
Época seguinte:
1926

Um ano menos bom

Aníbal Felício
Gavicho de Lacerda, doador da Taça Zambézia

Joaquim Oliveira Duarte continuou a ser o capitão da secção de Natação do Sporting Clube de Portugal, a qual também incluía, na altura, o Polo Aquático. No início do ano, a estratégia foi definida com os seguintes pontos:

  • Representação tão larga quanto possível em todos os campeonatos;
  • Representação nas provas particulares organizadas em lisboa;
  • Participação cuidada na Taça António Silva Monteiro a realizar na Figueira da Foz;
  • Instalação de uma escola de natação;
  • Organização da Taça Zambézia;
  • Organização de uma Travessia do Tejo por equipas;
  • Organização de campeonatos internos.

A 25 de fevereiro realizou-se a Assembleia Geral da Delegação de Lisboa da Liga Portuguesa de Natação. O Sporting apresentou uma moção de desconfiança, relativa ao campeonato de Polo Aquático do ano anterior, a qual foi aprovada 7-6., com apoio do Carcavelinhos, Vendedores de Jornais FC, Benfica, Maria Pia FC, Cruz Quebrada e Casa Pia AC.

A época começou oficialmente no Sporting a 1 de maio, com a reabertura do Posto Náutico, localizado na Doca de Santo Amaro. Estavam disponíveis aos sócios aulas de natação, mergulho, salvamento, e Polo Aquático.

Os Campeonatos Regionais decorreram a 13 e 20 de setembro, com o Sporting a apresentar nadadores à maioria das provas. OS nadadores leoninos não tiveram em geral bons resultados, muito devido à falta de preparação durante o ano. Jaime Montalvão ficou em 3º em 100m costas, José de Oliveira Nunes também em 3º em 100m livres, Artur Valdez ficou em 2º em 100m bruços, e Aníbal Felício ficou em 2º em 1500m. Em saltos só participaram concorrentes do Sporting, apesar do campeoníssimo Emile Renou se ter afastado para dar lugar a outros concorrentes. Valentim Arias venceu.

Juntamente com os Campeonatos Regionais, disputou-se finalmente a Taça Zambézia instituída pelo Sporting, e que tinha sido adiada no ano anterior. O Sporting ficou em 2º, perdendo por distância mínima para o Algés e Dafundo. O Club Sportivo de Pedrouços protestou, por um nadador leonino se ter lançado à água um segundo demasiado cedo e o júri, presidido pelo Sporting, acedeu a desclassificar-se a si mesmo..

Desta feita, e ao terceiro ano de participação, o Sporting não conseguiu ganhar a Taça Silva Monteiro da Figueira da Foz, ficando em 2º lugar.

Aníbal Felício venceu a Milha do Mar, realizada na Póvoa do Varzim, e ficou em segundo na Meia Milha.

O Sporting organizou pela primeira vez, depois de tentativas falhadas em anos anteriores, uma Travessia do Tejo. Manuel Antunes venceu.


Secção

Capitão Geral
Joaquim Oliveira Duarte

Plantel

Nadador Obs. Nadador Obs.
Emile Renou Aníbal Felício
Alexandre Coelho Jaime Montalvão
Valentim Arias Godofredo Campos
António Silva Manuel Antunes
Afonso Cortez Osvaldo Maia
Manuel Leite Dias Alfredo Pereira
Fernando Felício Mário Garcia
Francisco Leote
Artur Valdez Principiante Francisco Abreu Araújo Principiante
José Severino Bandeira Principiante

Troféus conquistados

Regional

  • Saltos - Valentim Arias

Outras provas

Links