Revisão das 19h05min de 3 de abril de 2018
Um ano menos bom
Gavicho de Lacerda, doador da Taça Zambézia
Joaquim Oliveira Duarte continuou a ser o capitão da secção de Natação do Sporting Clube de Portugal, a qual também incluía, na altura, o Polo Aquático. No início do ano, a estratégia foi definida com os seguintes pontos:
- Representação tão larga quanto possível em todos os campeonatos;
- Representação nas provas particulares organizadas em lisboa;
- Participação cuidada na Taça António Silva Monteiro a realizar na Figueira da Foz;
- Instalação de uma escola de natação;
- Organização da Taça Zambézia;
- Organização de uma Travessia do Tejo por equipas;
- Organização de campeonatos internos.
A 25 de fevereiro realizou-se a Assembleia Geral da Delegação de Lisboa da Liga Portuguesa de Natação. O Sporting apresentou uma moção de desconfiança, relativa ao campeonato de Polo Aquático do ano anterior, a qual foi aprovada 7-6., com apoio do Carcavelinhos, Vendedores de Jornais FC, Benfica, Maria Pia FC, Cruz Quebrada e Casa Pia AC.
A época começou oficialmente no Sporting a 1 de maio, com a reabertura do Posto Náutico, localizado na Doca de Santo Amaro. Estavam disponíveis aos sócios aulas de natação, mergulho, salvamento, e Polo Aquático.
Os Campeonatos Regionais decorreram a 13 e 20 de setembro, com o Sporting a apresentar nadadores à maioria das provas. OS nadadores leoninos não tiveram em geral bons resultados, muito devido à falta de preparação durante o ano. Jaime Montalvão ficou em 3º em 100m costas, José de Oliveira Nunes também em 3º em 100m livres, Artur Valdez ficou em 2º em 100m bruços, e Aníbal Felício ficou em 2º em 1500m. Em saltos só participaram concorrentes do Sporting, apesar do campeoníssimo Emile Renou se ter afastado para dar lugar a outros concorrentes. Valentim Arias venceu.
Juntamente com os Campeonatos Regionais, disputou-se finalmente a Taça Zambézia instituída pelo Sporting, e que tinha sido adiada no ano anterior. O Sporting ficou em 2º, perdendo por distância mínima para o Algés e Dafundo. O Club Sportivo de Pedrouços protestou, por um nadador leonino se ter lançado à água um segundo demasiado cedo e o júri, presidido pelo Sporting, acedeu a desclassificar-se a si mesmo..
Desta feita, e ao terceiro ano de participação, o Sporting não conseguiu ganhar a Taça Silva Monteiro da Figueira da Foz, ficando em 2º lugar.
Aníbal Felício venceu a Milha do Mar, realizada na Póvoa do Varzim, e ficou em segundo na Meia Milha.
O Sporting organizou pela primeira vez, depois de tentativas falhadas em anos anteriores, uma Travessia do Tejo. Manuel Antunes venceu.
Secção
Plantel
Troféus conquistados
Regional
Outras provas
- Milha do Mar: Aníbal Felício
- Travessia do Tejo do Sporting: Manuel Antunes
Links