Época anterior: 1923 |
Época seguinte: 1925 |
O início de uma década dourada
Joaquim Oliveira Duarte continuou a ser o capitão da secção de Natação do Sporting Clube de Portugal, a qual também incluía, na altura, o Polo Aquático.
Esta época marcou um progresso acentuado na secção, com participação em mais provas, e, ou alcançando vitórias brilhantes ou estando sempre na luta pelo topo.
A época começou oficialmente no Sporting a 1 de maio, com a reabertura do Posto Náutico, localizado na Doca de Santo Amaro. No entanto, a época oficial só começou a 27 de julho, por ação (ou inação) das entidades oficiais, com a realização de uma prova de abertura em que o Sporting ganhou a corrida de estafetas juniores 3x50m.
O Sporting participou nos Campeonatos Regionais da Delegação de Lisboa da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação, nas provas 100m livres, 1500m, estafetas 4x200m, e saltos. Nos 100 m o Sporting conseguiu dois lugares no pódio por intermédio de Fernando Felício e Martinho de Oliveira. Felício, o mais rápido nadador leonino, perdeu muito tempo na viragem, não conseguindo recuperar. Em 1500 m Aníbal Felício fez valer a resistência e venceu, com uma corrida inteligente: deixou os adversários mais rápidos passar à frente no início, para depois os ultrapassar um por um. Em 4x200m o Sporting ficou em 2º. Finalmente, Emile Renou foi campeão em saltos.
Nos Campeonatos Nacionais o Sporting participou nas provas de 100m livres, 1500m, e estafetas 4x200m. Nos 100m Fernando Felício novamente chegou aos 50m em 1º, e novamente não conseguiu manter a vantagem, acabando em 3º. Nos 1500m foi Aníbal Felício quem repetiu o êxito do regional, e com a mesma tática, chegando a 1º na pontal final da corrida. Na prova de estafetas a Liga interpretou os regulamentos a seu bel-prazer, não permitindo a inscrição de Renou, e o Sporting acabou em 2º lugar.
A Taça Zambézia, instituída por doação de Francisco Gavicha de Lacerda, acabou por não se disputar, sendo adiada para 1925.
Figuras
Secção
Capitão Geral | ||
Joaquim Oliveira Duarte |
Nadadores
Nadador | Obs. | Nadador | Obs. | |
Emile Renou | Aníbal Felício | |||
Martinho de Oliveira | Júnior/Sénior | Mário Garcia | ||
Sebastião Herédia | Júnior/Sénior | Manuel Antunes | Júnior | |
Fernando Felício | Martins Cavaco | Principiante | ||
Vasco Figueira | Principiante | |||
Francisco Antunes | Júnior | Osvaldo Maia | Júnior | |
Vasco Figueira | Júnior | Jaime Montalvão | Júnior | |
Júlio Feijó Pereira | Principiante | José Melo Bandeira | Principiante | |
Francisco Araújo | Principiante | António de Carvalho | Principiante | |
Hélder X. da Cunha | Principiante | Nuno Pancada | ||
Troféus conquistados
Nacional
- 1500m - Aníbal Felício
- 50m Principiantes - Vasco Figueira
- 4x50m estilos Juniores
- Sporting: Francisco Antunes, Osvaldo Maia, Vasco Figueira e Jaime Montalvão
Regional
- 1500m - Aníbal Felício
- Saltos - Emile Renou
Outras provas
- Prova de abertura
- 3x50m Juniores: Martinho de Oliveira, Sebastião Herédia|e Manuel Antunes
- Taça António da Silva Monteiro (5x100m)
Links
- Regressar à página principal da Natação
- Polo Aquático 1924