Skip to main content
m (Adição de datas)
 
(Há 13 revisões intermédias de 2 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
 
{{Dados do jogador
 
{{Dados do jogador
 
|nome            =Álvaro Luís Retamoza Dias
 
|nome            =Álvaro Luís Retamoza Dias
|data_nascimento =
+
|data_nascimento =1894
 
|naturalidade    =
 
|naturalidade    =
 +
|pais  =Portugal
 
|posicao        =Presidente
 
|posicao        =Presidente
 
|imagem        =[[Imagem:Retomoza.jpg|220x150px]]
 
|imagem        =[[Imagem:Retomoza.jpg|220x150px]]
 
}}
 
}}
  
Retamoza Dias fez parte dos Corpos Sociais do Clube em vários mandatos, desempenhando diversas funções.
+
Álvaro Retamoza Dias foi admitido como sócio do [[Sporting Clube de Portugal]] a 1 de Setembro de 1915.
  
Foi Presidente do Sporting entre 23 de Março e 27 de Julho de 1932.
+
Enquanto atleta foi Capitão das secções de [[Atletismo]], de [[Ciclismo]] e de [[Motorismo]] do Sporting, mas foi como dirigente que se destacou, dedicando-se ao Clube de uma forma exemplar durante mais de 30 anos.
  
Fez parte do [[Agrupamento Leonino]] e do [[Conselho Geral]] durante toda a sua existência.
+
Principiou por ser Vogal nas Direções de [[Júlio de Araújo]] e [[Salazar Carreira]], entre 1924 e 1926, altura em que passou a integrar o Conselho Fiscal até 1927. Nesse período foi o grande responsável pela reativação da secção de [[Ciclismo]] do Sporting, uma modalidade da qual era um grande entusiasta.
  
Teve um papel importante nas Direcções presididas por [[Joaquim Oliveira Duarte]], contribuindo decisivamente em processos relevantes como a instalação da Sede no Palácio da Foz e o arrendamento do [[Stadium de Lisboa]].
+
Foi Presidente do [[Sporting Clube de Portugal]] entre 23 de Março e 28 de Julho de 1932, sucedendo à indefinida Direção de [[Artur Silva]] e [[Carlos Correia]], para concluir [[a Gerência 1931/32]], num período de grandes dificuldades, em que assegurou a transição para  uma nova era, que marcou uma viragem na vida do Clube.
  
Foi considerado Sócio de Mérito e Benemérito do Sporting, e em 1965 recebeu o Emblema de Ouro quando era o associado nº 13.
+
Neste novo período teve um papel importante nas Direcções presididas por [[Joaquim Oliveira Duarte]], de quem foi o "braço direito", e quatro vezes Vice-Presidente, contribuindo decisivamente em processos relevantes como a instalação da Sede no Palácio da Foz, o arrendamento do [[Stadium de Lisboa]] e a construção da "Vila Estágio",  o primeiro centro de estágios de Portugal, construído na antiga sede que ficava junto ao estádio.
  
Faleceu em 1976.
+
Ainda durante as gerência de [[Joaquim Oliveira  Duarte]], integrou o [[Conselho Fiscal]], a que  presidiu em dois períodos diferentes, o primeiro entre 9 de Agosto de  1935 e 14 de Agosto de 1936, e o segundo entre 5 de Agosto de 1939 a 14  de Agosto de 1940.  
  
 +
Para além disso fez parte do [[Agrupamento Leonino]] e do [[Conselho Geral]] durante toda a sua existência.
 +
 +
Em 1938 foi considerado [[Sócio de Mérito]] e Benemérito do Sporting, e em 1965 recebeu o Emblema de Ouro quando era o associado nº 13.
 +
 +
Foi também dirigente na AFL, integrando a respetiva Comissão de Honra e Presidente do Congresso da Federação Portuguesa de Patinagem.
 +
 +
Em 1972 foi distinguido com o [[Prémio Stromp]], na categoria Saudade.
 +
 +
Faleceu no dia 1 de Maio de 1976, quando era o sócio nº 10 do [[Sporting Clube de Portugal]].
  
 
[[Usuário:To-mane|To-mane]] 22h37min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)
 
[[Usuário:To-mane|To-mane]] 22h37min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)
  
 
[[Categoria:Presidentes]]
 
[[Categoria:Presidentes]]
 +
[[Categoria:Presidentes do Conselho Fiscal]]
 +
[[Categoria:Dirigentes]]

Edição atual desde as 16h42min de 26 de maio de 2023

Dados de Retamoza Dias Retomoza.jpg
Nome Álvaro Luís Retamoza Dias
Nascimento 1894
Naturalidade Portugal
Posição Presidente

Álvaro Retamoza Dias foi admitido como sócio do Sporting Clube de Portugal a 1 de Setembro de 1915.

Enquanto atleta foi Capitão das secções de Atletismo, de Ciclismo e de Motorismo do Sporting, mas foi como dirigente que se destacou, dedicando-se ao Clube de uma forma exemplar durante mais de 30 anos.

Principiou por ser Vogal nas Direções de Júlio de Araújo e Salazar Carreira, entre 1924 e 1926, altura em que passou a integrar o Conselho Fiscal até 1927. Nesse período foi o grande responsável pela reativação da secção de Ciclismo do Sporting, uma modalidade da qual era um grande entusiasta.

Foi Presidente do Sporting Clube de Portugal entre 23 de Março e 28 de Julho de 1932, sucedendo à indefinida Direção de Artur Silva e Carlos Correia, para concluir a Gerência 1931/32, num período de grandes dificuldades, em que assegurou a transição para uma nova era, que marcou uma viragem na vida do Clube.

Neste novo período teve um papel importante nas Direcções presididas por Joaquim Oliveira Duarte, de quem foi o "braço direito", e quatro vezes Vice-Presidente, contribuindo decisivamente em processos relevantes como a instalação da Sede no Palácio da Foz, o arrendamento do Stadium de Lisboa e a construção da "Vila Estágio", o primeiro centro de estágios de Portugal, construído na antiga sede que ficava junto ao estádio.

Ainda durante as gerência de Joaquim Oliveira Duarte, integrou o Conselho Fiscal, a que presidiu em dois períodos diferentes, o primeiro entre 9 de Agosto de 1935 e 14 de Agosto de 1936, e o segundo entre 5 de Agosto de 1939 a 14 de Agosto de 1940.

Para além disso fez parte do Agrupamento Leonino e do Conselho Geral durante toda a sua existência.

Em 1938 foi considerado Sócio de Mérito e Benemérito do Sporting, e em 1965 recebeu o Emblema de Ouro quando era o associado nº 13.

Foi também dirigente na AFL, integrando a respetiva Comissão de Honra e Presidente do Congresso da Federação Portuguesa de Patinagem.

Em 1972 foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Saudade.

Faleceu no dia 1 de Maio de 1976, quando era o sócio nº 10 do Sporting Clube de Portugal.

To-mane 22h37min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)