A época 1980/81 do Ténis de Mesa do Sporting foi extraordinária. Aliás, nunca tinha havido uma época tão boa. Os Seniores masculinos ganharam a dobradinha pela sexta vez, e Ivanoel Moreira e Anabela Fernandes ganharam o Campeonato Nacional individual de Seniores e o Campeonato Nacional individual Absoluto, em Homens e Senhoras, respectivamente. Só as Seniores femininas é que não conseguiram ganhar o Campeonato Nacional, ao perderem a Final contra o Clube Philips, onde jogavam Ana Lia Lameira, Anabela Grancho e Branca Campos, todas antigas jogadoras do Sporting.
Mas as vitórias não iam ficar por aqui. A Taça de Portugal, como de costume, foi jogada em fases. Na fase de Lisboa, o Sporting teve que defrontar e eliminar o Clube Philips. Aliás, também no Campeonato de Lisboa as leoas tinham vencido a Finalíssima contra o mesmo clube, o que mostrava como tinha sido infeliz a derrota no Campeonato Nacional. Em qualquer dos casos, a 30 de Maio de 1981 realizaram-se no Pavilhão de Ermesinde as fases finais da Taça de Portugal em todos os escalões. Como referido acima, os homens venceram. Chegou então a vez das senhoras, que apresentaram uma equipa constituída pelas duas melhoras jogadoras do Sporting, a campeã incontestada do ano Anabela Fernandes, e a campeoníssima Madalena Gentil, que tinha acumulado um palmarés impressionante, sobretudo nos anos 1970, mas que nesta época tinha regressado à antiga forma.
A Final foi contra o F.C. Porto. Madalena Gentil derrotou Manuela Simões na primeira partida por 3-1. Seguiu-se Anabela Fernandes, que ganhou a Georgina também por 3-1. Bastava ganhar o jogo de pares para assegurar a Taça. E Madalena Gentil e Anabela Fernandes jogaram com autoridade e classe, derrotando o par portista constituído por Manuela Simões e Laura Isabel, mais uma vez por 3-1. Era a nona Taça de Portugal de Ténis de Mesa feminino.
Mas o dia não se ia ficar por aí. Os Juniores femininos também se qualificaram para a final, contra o Furadouro. Teresa Moura, Cristina Fernandes, irmã de Anabela, e Elsa Santos venceram por 3-1, conquistando a terceira Taça de Portugal do dia.
Os Juniores masculinos foram eliminados na 1/2 Final pelo C.P.N., com Paulo Martinho, Pedro Miguel e Rui Fontoura a perderem por 3-1. Efectivamente, apenas Pedro Miguel conseguiu ganhar uma partida.
O Sporting tinha qualificado cinco equipas, e os Cadetes masculinos eram a quinta. Oito dias antes, tinham perdido o Campeonato Nacional para o Porto, e foi precisamente contra o Porto que disputaram agora a final da Taça. Nuno Dias e Paulo Fernandes perderam as duas primeiras partidas, e em jogos disputados às três melhores de cinco, a derrota estava iminente. Mas os leõezinhos encheram-se de brio, e com enorme garra recuperaram, acabando por vencer 3-2.
Foi um dia histórico para o Ténis de Mesa leonino, com o Sporting a ganhar quatro Taças de Portugal de Ténis de Mesa no mesmo dia: Seniores masculinos e femininos, Juniores femininos, e Cadetes masculinos.