A secção de Ténis de Mesa do Sporting tinha sido fundada em 1932/33, mas as senhoras só tinham começado a competir em 1938/39. Nessa época tinham ficado em 3º lugar no Campeonato de Lisboa por equipas, e na temporada seguinte tinham alcançado um 2º lugar após perder um jogo de desempate contra o Ateneu. Em 1940/41, a terceira época de existência do Ténis de Mesa feminino de competição no Sporting, as leoas partiam com o estatuto de favoritas. O trio era constituído por Margarida Salazar Carreira, Maria Guilhermina Afonso de Miranda e Natalina Reis, que já jogavam juntas na época anterior, e juntavam assim a experiência ao talento.
A equipa masculina tinha acabado de vencer o seu primeiro Campeonato de Lisboa por equipas, no arranque do campeonato feminino, a 17 de Março de 1941. O outro grande favorito era o Benfica, que tinha uma boa equipa, também experiente, e que se esperava desse uma boa réplica.
Com sete participantes, o campeonato foi jogado em duas voltas com seis jogos em cada volta para cada equipa. O Sporting encontrou o Benfica à 5ª jornada, depois de de ter ganho os quatro jogos anteriores, em que tinha perdido apenas uma partida ao todo. Ou seja, tinha um parcial em partidas de 20-1, o que mostrava bem a superioridade sobre os outros participantes. No entanto, as raparigas do Benfica, Albertina, Enita, e Maria Rosa, também só tinham vitórias. O jogo não correspondeu ao equilíbrio que se esperava: o Sporting demonstrou uma enorme superioridade, e venceu por 5-1.
Estava dado o mote para a segunda volta do campeonato. O Sporting voltou a derrotar todos os oponentes até voltar a encontrar o Benfica, o qual também tinha ganho todos os seus jogos. Uma vitória dos encarnados levaria ao empate e à quase certa realização de um jogo final de desempate. Para mais, o jogo realizou-se na sede do Benfica, na Rua do Jardim do Regedor. Foi a 16 de Abril de 1941, e o Benfica ganhou a primeira partida. No entanto, o Sporting não se deixou atemorizar, reagiu, e ganhou as cinco partidas seguintes sem nunca deixar margem para dúvidas sobre o resultado de cada uma, ganhando todas por 2-0, quase sempre com parciais confortáveis.
Com ainda uma jornada por realizar, o Sporting era já virtualmente campeão! Era a primeira vez que isso acontecia no campeonato feminino, em que até aí a dúvida tinha sempre subsistido até ao fim. O Sporting, nos 12 jogos, ganhou 60 partidas e perdeu apenas 6.
Na mesma época e no espaço de um mês, o Ténis de Mesa do Sporting tinha ganho primeiro o Campeonato de Lisboa masculino e depois o feminino. Em ambos os casos, era o primeiro título oficial por equipas. Mas muitos outros se seguiriam!