Época anterior: Lutas Amadoras 1966/67 |
Época seguinte: Lutas Amadoras 1968/69 |
Em segundo no Campeonato Nacional
A secção de Luta Greco-Romana estava no seu terceiro ano de existência, dedicando-se inicialmente apenas à luta greco-romana. Manuel Pedro Fernandes dos Santos era o capitão da secção, e Norberto Costa e Silva era o treinador.
A Taça de Abertura, primeira prova do calendário federativo da época 1967/68, decorreu no fim de novembro de 1967. O Sporting apresentou sete lutadores em quatro categorias. Leonel Duarte e Luís Grilo venceram nas suas categorias.
Os Campeonatos Nacionais de seniores-iniciados teve lugar em dezembro de 1967, no Pavilhão da Ajuda. O Sporting inscreveu 12 jovens atletas. Armando Elias sagrou-se campeão em levíssimos.
1968 começou com a organização dos primeiros Campeonatos Nacionais de Juvenis e Juniores. Francisco Teixeira sagrou-se campeão nacional em 48 kg juniores. Quatro atletas juvenis, Manuel Colaço, Cristóvão Monteiro, António Ferreira e João Santos, foram vice-campeões.
Logo depois, ainda em janeiro, realizou-se no pavilhão da Tapada da Ajuda o Campeonato Nacional de 2ªs séries. Leonel Duarte e João Grilo venceram em mínimos e levíssimos, respetivamente.
O Campeonato Nacional por equipas começou em fevereiro. A competição mudou de figurino, com uma fase inicial dividida em duas séries, seguida de uma fase final entre os dois primeiros de cada série. O Sporting acabou a fase final em igualdade pontual com a equipa B do Grupo Desportivo de Runa, com dois empates por 3-3 entre os dois clubes. Na fase final o Runa tinha duas equipas em competição, A e B. De nada valeu o Sporting vencer a equipa A duas vezes, e empatar 3-3 com a equipa B: no primeiro encontro com o Runa B, em casa do Runa, irregularidades na composição do júri, com a anuência do vice-presidente da Federação de Atlética e Luta, simultaneamente treinador nacional e do Runa, levaram o Sporting a abandonar o embate quando o resultado estava 1-1. Primeiro, foi indicado um árbitro da audiência, o qual declarou nada saber da modalidade. Segundo, o júri não tinha presidente da mesa, que deveria ser um representante da Federação. Só esse representante poderia ter acedido à terceira advertência e consequente desclassificação de um lutador do Runa, pedida pelo árbitro. Desta forma, o combate chegou ao fim, com empate. Finalmente, num combate entre Joaquim Vieira e um opositor, este projetou repetidamente o lutador leonino para fora do tapete e contra a parede, pisando-o quando estava no chão, e tentou ainda agredir o árbitro. Este deu-lhe uma simples advertência em vez da desclassificação requerida pelas regras. Nessa altura, o Sporting abandonou, com a consequente derrota, e o consequente segundo lugar no campeonato, com o Runa B a sagrar-se campeão.
Em finais de julho realizou-se o Campeonato Nacional de 1ªs séries, no pavilhão da Tapada da Ajuda. Luís Grilo e Leonel Duarte foram campeões nas suas categorias, com diversos outros atletas a alcançarem o pódio.
Luís Grilo e Leonel Duarte representaram Portugal no Campeonato da Europa em Vasteräs na Suécia e nos Jogos Olímpicos do México.
Figuras
Plantel
Atleta | Obs. | Atleta | Obs. |
Luís Grilo | Levíssimo/Meio-leve | Leonel Duarte | Mínimo, 2ª Série/Sénior |
Joaquim Vieira | Meio-leve | João Grilo | Levíssimo |
Vítor Sousa | Meio-leve | Henrique Reis | Leve/médio |
Rogério Ferreira | Leve | Jorge Chança | Leve/meio-médio/médio |
Luís Aragão | Leve/meio-médio | José Freitas | Leve |
Manuel da Silva | Meio-médio/médio | Manuel Barbosa | Meio-médio/médio |
José Cabrita | Levíssimo | Carlos Grilo | Meio-leve |
Jorge Silva | Médio | ||
Álvaro Duarte | Mínimo, 2ª Série/Sénior | José Bernardino | Meio-pesado, 2ª Série |
Armando Elias | Iniciado | Manuel dos Reis | Iniciado |
Fernando Carvalho | Iniciado | Álvaro Maria | Iniciado |
Henrique Carvalho | Iniciado | José António Bernardo | Iniciado |
José da Silva | Iniciado | Manuel Barbosa | Iniciado |
José Conceição Silva | Iniciado | Júlio Ferreira | Iniciado |
Fernando Silva | Iniciado | José Henriques | Iniciado |
Francisco Teixeira | Júnior | Francisco Arménio Teixeira | Mínimo, júnior |
Manuel Colaço | Juvenil | Cristóvão Monteiro | Juvenil |
António Ferreira | Juvenil | João Santos | Juvenil |
Secção
Director | Seccionistas | Treinador |
Manuel Pedro Fernandes dos Santos | Carlos Alberto Rodrigues Grilo | Norberto Costa e Silva |
Troféus conquistados
Nacional individual
- Campeonato Nacional
- Levíssimos: Luís Grilo
- Mínimos: Leonel Barata Duarte
- Mínimos, juniores: Francisco Arménio Teixeira
- Campeonato Nacional de 2ªs séries
- Mínimos: Leonel Barata Duarte
- Levíssimos: João Grilo
- Levíssimos, juniores: Carlos Alberto Carmona
- Campeonato Nacional de iniciados
- Levíssimos, iniciados: Armando Elias
Outras provas
- Grande Prémio do Natal
- Levíssimos: Luís Grilo
- Mínimos: Leonel Duarte
- Dia Olímpico
- Levíssimos: Luís Grilo
- Meios-leves: Joaquim de Jesus Vieira
- Meios-pesados: Jorge Armando Silva
- Mínimos: Leonel Barata Duarte
Combates
Campeonato Nacional de equipas seniores de Luta greco-romana
Data | Jornada | Jogo | Resultado | Ficha de jogo |
---|---|---|---|---|
Fase inicial | ||||
04-02-1968 | 1ª jornada | SPORTING - Luso do Barreiro B | 6-0 | Ginásio do Estádio José Alvalade |
11-02-1968 | 2ª jornada | Linda-a-Velha - SPORTING | 0-6 | |
17-02-1968 | 3ª jornada | SPORTING - Educação Física B | - | Ginásio do Estádio José Alvalade |
02-03-1968 | 4ª jornada | SPORTING - Benfica | 5-1 | Ginásio do Estádio José Alvalade |
08-03-1968 | 5ª jornada | Runa B - SPORTING | 3-3 | |
16-03-1968 | 6ª jornada | Luso do Barreiro B - SPORTING | 0-6 | |
23-03-1968 | 7ª jornada | SPORTING - Linda-a-Velha | 6-0 | Ginásio do Estádio José Alvalade |
30-03-1968 | 8ª jornada | Educação Física B - SPORTING | 0-6 | Torres Vedras |
03-04-1968 | 9ª jornada | Benfica - SPORTING | 1-5 | |
06-04-1968 | 10ª jornada | SPORTING - Runa B | 3-3 | Ginásio do Estádio José Alvalade |
Data | Jornada | Jogo | Resultado | Ficha de jogo |
---|---|---|---|---|
Fase final | ||||
??-04-1968 | 1ª jornada | Runa B - SPORTING | 1-11 | Runa |
24-04-1968 | 2ª jornada | SPORTING - Runa A | 4-2 | Ginásio do Estádio José Alvalade |
26-04-1968 | 3ª jornada | SPORTING - Educação Física A | 6-0 | Ginásio da Rua do Passadiço |
04-05-1968 | 4ª jornada | SPORTING - Runa B | 3-3 | Ginásio da Rua do Passadiço |
??-05-1968 | 5ª jornada | Runa A - SPORTING | 1-5 | Runa |
11-05-1968 | 6ª jornada | Educação Física A - SPORTING | - | Torres Vedras |
1O Sporting abandonou a partida quando o resultado estava 1-1, devido a irregularidades várias na composição e decisões do júri. Os protestos leoninos não foram atendidos e foi atribuída a vitória ao adversário.
Class. | Clube | Encontros | Vitórias | Empates | Derrotas | Lutas | Pontos |
1º | Runa B | 6 | 5 | 1 | 0 | 29-6 | 17 |
2º | SPORTING | 6 | 3 | 1 | 2 | 19-16 | 12 |
3º | Runa A | 6 | 2 | 0 | 4 | 17-19 | 10 |
Links
- Regressar à página principal das Lutas Amadoras