A perda do título nacional
A Secção de Judo do Sporting Clube de Portugal estava integrada no Departamento de Artes Marciais, com Pedro Soares como treinador.
O calendário nacional de 2015 foi inaugurado a 18 de janeiro com o Masters da Federação Portuguesa de Judo, em Odivelas. O Sporting foi representado por João Santos, Sergiu Oleinic e Anti Egutidze (-81kg), bem como Joana Silva e Elsa Mendes.
Em fevereiro, Miguel Alves sagrou-se campeão nacional de cadetes em 73 kg, com Maria Ferreira a alcançar a prata em 52 kg.
O Campeonato Zonal de Juniores decorreu em fevereiro, com quatro judocas leoninos a vencerem nas suas categorias: Elsa Mendes em +78 kg, David Reis em 66 kg, Miguel Barroso em 73 kg e Anri Eguditze em 81 kg. A prova nacional teve lugar no início de março, com Elsa Mendes, David Reis e Anri Eguditze a repetirem as vitórias. Barroso obteve o bronze e Joana Silva a prata em 57 kg.
O Campeonato Nacional por equipas teve lugar no início de junho, no pavilhão Multiusos de Odivelas. O Sporting defrontou pela quinta vez consecutiva a equipa da Universidade Lusófona na final. Nas quatro vezes anteriores, tinha sido o Sporting o vencedor. Desta feita, o ciclo triunfante foi quebrado, com o Sporting a perder por 1-4 perante um adversário que se apresentou com rigor e concentração.
A equipa feminina perdeu todos os seus embates por 2-3. Apresentou-se com apenas quatro elementos, o que fez com que tivesse sempre um combate perdido por defeito.
Em novembro a equipa de Juniores sagrou-se campeã nacional, numa prova disputada em Torres Novas.
O Campeonato Nacional de Seniores decorreu no início de dezembro. O Sporting participou com Doina Babcenco 57 kg, Wilsa Gomes 63 kg, João Santos 60 kg, Miguel Guerreiro e Bernardo Valente 73 kg, Anri Egutidze e Daniel Costa 81 kg. Egutidze foi vice campeão, Babcenco e Costa obtiveram a medalha de bronze.
Ainda em dezembro, o Sporting participou na Golden League, a competição máxima de clubes, a qual decorreu em Viena de Áustria. Como habitualmente, o Sporting reforçou-se para o evento, com Rustam Orujov (azeri que liderava o ranking mundial da categoria), Antoine Valois-Fortier (canadiano que ocupava a terceira posição do ranking e ganhou a medalha de bronze nos Jogos de 2012), Nicoloz Sherazadishvili (52.º da hierarquia mundial da categoria) em -90kg e Iakiv Khammo, nono do ranking de -100kg, em +90kg. A equipa alcançou a medalha de bronze.
Em março Anri Egutidze ganhou a medalha de ouro em 81 kg na Taça da Europa de Juniores. Em maio foi a vez do cadete Miguel Alves alcançar o bronze na Taça da Europa, realizada em Coimbra. Em junho o Sporting Clube de Portugal conquistou 3 medalhas de bronze no Grand Prix de Budapeste: Taciana Lima 48 kg, Joana Ramos 52kg e Sergiu Oleinic 66 kg. Em julho Joana Ramos conquistou o ouro no Grand Slam de Tyumen na Rússia, ascendendo ao 9º lugar do ranking mundial. Taciana Lima 48 kg, Joana Ramos 52 kg e Sergiu Olenic 66kg participaram no Mundial sénior em Astana-Cazaquistão em agosto. Em setembro, Taciana Lima 48kg conquistou a medalha de bronze nos Jogos Africanos. Sergiu Oleinic classificou se em 5 lugar no Grand Slam de Tóquio em dezembro.
Figuras
Plantel
Secção
Troféus conquistados
Nacional coletivo
- Campeonato Nacional de Juniores
Nacional individual
- Campeonato Nacional de Juniores
- Campeonato Nacional de Cadetes
Regional individual
- Campeonato Zonal de Juniores
Outras provas
- Masters FPJ
- Open Lisboa
- European Judo Open Portugal 2015
- XV Torneio Internacional Santiago Ojeda
Links
- Regressar à página principal do Judo