O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inspirado num jogo sueco denominado Ringball. A sua prática foi iniciada em Portugal apenas a partir de 1985, onde, apesar dos bons resultados a nível internacional, tem tido dificuldades em desenvolver-se.
É a única modalidade no mundo em que homens e mulheres jogam em igualdade de circunstâncias e desempenham as mesmas funções. É jogado à mão, num campo rectangular, na qual duas equipas de quatro homens e quatro mulheres tentam introduzir a bola de cima para baixo no cesto do adversário colocado a 3,5 metros de altura.
A secção de Corfebol do Sporting Clube de Portugal foi criada no mês de Junho de 2008, após a aprovação de um projecto elaborado por Isabel Teixeira com a colaboração da Federação Portuguesa de Corfebol, no sentido de procurar promover a modalidade beneficiando do nome, prestígio e imagem de um grande clube português.
A secção era constituída por duas equipas seniores e, para além da vertente de competição, este projecto contemplava a vertente de formação. As "Escolas de Corfebol" destinavam-se a crianças e jovens de ambos os sexos, e em todos os escalões de formação - Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-16, Sub-19 e Sub-21. Existindo três escolas onde treinar:
- Escola Secundária Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, Odivelas
- Escola Secundária José Cardoso Pires, em Santo António dos Cavaleiros, Loures
- Externato Flor do Campo, na Ramada, Odivelas
Em 2010, fruto do excelente trabalho desenvolvido na formação de atletas e da participação em todos os convívios e Campeonatos Nacionais, a secção de Corfebol recebeu o "Prémio da Formação".
A maioria dos atletas em 2011 era do concelho de Odivelas, e a partir da época de 2011/2012, a secção de corfebol passou a estar associada ao Núcleo Sportinguista de Caneças.
Em 2014 a modalidade fez o seu jogo de despedida no Sporting e a secção passou para o Grupo Desportivo dos Bons Dias.
Palmarés
- 1 Campeonato Nacional da 2ª Divisão
Links