Skip to main content
Época anterior:
Atletismo 1987
ATLETISMO Época seguinte:
Atletismo 1989

Um ano difícil

1988 foi um ano particularmente difícil para o Atletismo do Sporting, numa altura em que o Clube atravessava um período conturbado e de grandes dificuldades financeiras, o que levou inclusivamente à paragem de alguns atletas devido ao atraso no pagamento dos subsídios, uma situação que infelizmente não melhorou depois das eleições que se realizaram em Junho de 1988.

Os Castro lideram a equipa na vitória nos Nacionais de Corta Mato

Mesmo assim a época começou com alguns resultados animadores, como foram as vitórias dos Gémeos Castro no Crosse Internacional de Venta de Baños, onde Domingos foi 1º e Dionísio 2º e no Crosse Itálica, onde mais uma vez a equipa do Sporting conseguiu bater uma Selecção do Quénia.

A Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato realizou-se novamente em Clusone na Itália, onde em condições muito difíceis devido à chuva que tornou o terreno muito pesado, os italianos do Pró Pátria Milan renovaram o título que tinham conquistado na época anterior, embora desta vez a competição tenha sido mais equilibrada.

O Sporting Clube de Portugal terminou no 2º lugar com 54 pontos, a sua pior pontuação de sempre, mas mesmo assim ficou a sensação de que a equipa poderia ter feito melhor, principalmente da parte de Dionísio Castro que valia seguramente mais do que o 15º lugar que obteve, isto já para não falar no veterano Fernando Mamede, que noutras condições também poderia ter contribuído para uma classificação melhor.

A nível interno, nos Campeonatos Regionais o Sporting apresentou uma equipa muito desfalcada, que não deu para mais do que um 2º lugar, que de resto também foi a classificação obtida por Joaquim Pinheiro, que foi o melhor atleta leonino nesta prova.

Mas no Campeonato Nacional tudo voltou à normalidade com o Sporting Clube de Portugal a vencer a competição pela 7ª vez consecutiva, e de uma forma categórica, metendo 6 atletas entre o 3º e o 9º lugares, não dando assim qualquer hipótese à concorrência, que teve de se contentar com a vitória individual de Ezequiel Canário do Imortal de Albufeira.

A temporada de Crosse terminou com a realização do Campeonato do Mundo, onde Portugal ficou num decepcionante 9º lugar, mas mesmo assim os nossos melhores atletas foram os Leões Domingos Castro (16º) e Joaquim Pinheiro (26º).

Na Estrada o Sporting Clube de Portugal voltou a vencer a estafeta Cascais-Lisboa, com uma equipa formada por Mário Silva, Joaquim Pinheiro, Dionísio Castro, Domingos Castro e Fernando Mamede.

Na pista esta foi uma época de altos e baixos, onde o Sporting regressou à Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, obtendo um 6º lugar, que podia ser considerado uma classificação dentro das expectativas, com Dionísio Castro a ser o único vencedor, ao ganhar a corrida dos 10000m, mas houve outros atletas com prestações positivas.

O momento mais alto talvez tenha sido a renovação do título de Campeão Nacional de Clubes no sector masculino, com os atletas leoninos a ganharem 14 das 21 provas em disputa, numa demonstração de grande superioridade, que no entanto foi facilitada pela ausência do Benfica.

No Campeonatos Regionais, mais uma vez marcados por muitas ausências, o Sporting ficou no 2º lugar, com 8 vitórias dos seus atletas, com destaque para Luís Marto que ganhou os concursos do Salto em Altura e do Triplo Salto.

Os Campeonatos de Portugal individuais começaram como de costume com a prova dos 10000m, onde Joaquim Pinheiro conseguiu os mínimos para os Jogos Olímpicos, mas foi apenas 4º classificado, com um tempo que o colocava no 7º lugar do ranking nacional do ano, insuficiente portanto para lhe garantir o passaporte para Seul.

Em Agosto realizaram-se as restantes provas, e os atletas leoninos conquistaram 6 títulos, com João Lima a ser Campeão pela 7ª vez nos 110m barreiras, Paulo Santos a obter o seu 5º titulo no Lançamento do Disco e Carlos Cunha a sagrar-se Campeão pela 4ª vez no Lançamento do Dardo.

Mas o grande destaque foi para as excelentes marcas dos velocistas Luís Barroso (20,66s nos 200m) e Pedro Agostinho (10,50s nos 100m), infelizmente com o vento acima do regulamentar. Já antes nos Campeonatos Ibero Americanos disputados no México, Barroso tinha feito 20,51s nos 200m, uma marca que também não foi homologada.

No entanto os Recordes Nacionais dos 100 e 200m viriam a cair ainda antes dos Jogos Olímpicos, com Pedro Agostinho a fazer 10,36s nos 100m e Luís Barroso a conseguir 20,81 nos 200m.

No sector feminino esta foi uma temporada relativamente pobre, com o Sporting a participar pela primeira vez na Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, que se realizou no Estádio Nacional pois a organização tinha sido atribuída ao Benfica, que assim apesar de não ser o Campeão de Portugal, também participou na competição.

A prestação das atletas leoninas foi muito modesta, com a equipa a terminar no 15º lugar, apenas à frente dos representantes da Turquia e do Chipre, e com Teresa Machado a ser a única atleta a obter um lugar de honra, ao classificar-se no 3º lugar do concurso do Lançamento do Disco.

De resto esta foi uma época onde a jovem lançadora do Sporting continuou a evoluir, melhorando os seus Recordes Nacionais de Juniores e estabelecendo um novo Recorde Nacional absoluto do Lançamento do Peso em pista coberta, ultrapassando por duas vezes o velho Recorde de Adília Silvério que já durava à 13 anos, isto numa altura em que se começaram a disputar oficialmente os Campeonatos de Portugal nesta variante, tendo os atletas leoninos conquistado 7 títulos.

No Lançamento do Disco Teresa Machado conseguiu um magnifico arremesso a 51,76m durante o Grande Prémio Correio da Manhã, uma marca que superava o velho Recorde Nacional de Adília Silvério que datava de 1979, mas nessa mesma competição Elisa Costa já tinha surpreendentemente feito ainda melhor. No entanto a passagem desse Recorde para as mãos de Teresa Machado seria apenas uma questão de meses.

Nos Campeonatos Nacionais o Sporting não foi além do 3º lugar, atrás do Benfica e do Braga, com as atletas leoninas a vencerem apenas 4 provas, 2 das quais à conta de Teresa Machado, que também ganhou pela primeira vez nesse ano os títulos de Campeã de Portugal dos lançamentos do Peso e do Disco.

Ainda nos Campeonatos de Portugal, Emília Tavares renovou o seu título dos 100m barreiras, e na corrida dos 1500m Fernanda Marques repetiu a vitória, que tinha obtido nos Nacionais, onde Sandra Barreiro foi a outra atleta leonina a ganhar uma prova, ao vencer os 100m barreiras, repetindo a vitória conseguida nos Campeonatos Regionais, onde o Sporting ficou em 2º lugar, atrás do Benfica, com apenas dois triunfos individuais, muito por culpa da ausência de Teresa Machado.

Em ano de Jogos Olímpicos as maiores expectativas estavam depositadas nos Gémeos Castro, especialmente Domingos, que depois da Medalha de Prata conquistada nos 5000m dos Mundiais do ano anterior, era naturalmente apontado como um candidato a repetir o feito em Seul.

A preparação dos Castros foi essencialmente orientada para os grandes Meetings internacionais, onde puderam defrontar os melhores atletas do mundo, o que lhes permitiu a obtenção de algumas marcas de relevo, com destaque para os 13,18,69m com que ambos foram cronometrados nos 5000m do Meeting de Estocolmo. De realçar ainda a vitória de Domingos na mesma prova do Meeting de Shizvoka no Japão, onde Dionísio foi 2º classificado, e o triunfo deste nos 10000m da Westathetic.

O Sporting teve oito atletas nos Jogos Olímpicos de Seul, com Domingos Castro a ser naturalmente a principal figura, ao ganhar a sua meia-final dos 5000m, para depois na Final ficar no sempre ingrato 4º lugar, enquanto Mário Silva também chegou a uma Final, classificando-se no 9º lugar na corrida dos 1500m.

As restantes prestações foram de certa forma decepcionantes, especialmente a de Dionísio Castro que desistiu na meia-final dos 10000m, mas a equipa que participou na estafeta dos 4x100m, e que era composta por três atletas do Sporting, bateu o Recorde Nacional da especialidade, apurando-se para as meia-finais, só que aí foram desclassificados, desperdiçando a possibilidade de melhorarem a marca que tinham feito nas eliminatórias.

Uma palavra ainda para as já habituais medalhas conquistadas por Armando Aldegalega e Péricles Pinto, no Europeu de Veteranos.

To-mane 10h25min de 10 de Dezembro de 2012 (WET)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Nacional Juvenis Masculinos Corta Mato CO
Crosse Itálica Seniores Masculinos Corta Mato CP
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Pista CO
Estafeta Cascais Lisboa Seniores Masculinos Estrada CNO

Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato

Classificação por equipas

Posição Clube País Pontos
Pró Pátria Milan Itália 31
SPORTING Portugal 54
DYC Segóvia Espanha 65

Classificação individual

Posição Atleta Marca Observações
Domingos Castro
15º Dionísio Castro
17ª Joaquim Pinheiro
19ª Lopes da Silva
24ª Carlos Monteiro
29º Fernando Mamede

Taça dos Campeões Europeus de Pista

Classificação por equipas (masculinos)

Posição Clube País Pontos
Racing Clube França 118
Wattenscheid RF Alemã 116
Pró Pátria Itália 112,5
SPORTING Portugal 73

Classificações individuais (masculinos)

Prova Atleta Classificação Marca
100m Arnaldo Abrantes 11,16s
200m
400m Eduardo Gaspar 49,56s
800m
1500m António Monteiro 3,57,13m
5000m Domingos Castro 13,52,77m
10000m Dionísio Castro 29,37,01m
110m barreiras João Lima 14,70s
400m barreiras Alberto Rodrigues 51,27s
3000m obstáculos
Salto em Altura Luís Marto 2,10m
Salto em Comprimento Paulo Palma 6,92m
Salto com Vara
Triplo Salto
Lançamento do Peso Paulo Santos 13,10m
Lançamento do Disco Paulo Santos 51,28m
Lançamento do Martelo José Rodrigues 14º 47,56m
Lançamento do Dardo Carlos Cunha 67,60m
4x100m João Lima 40,93s
4x100m Luís Barroso
4x100m António Tavares
4x100m Pedro Agostinho
4x400m António Tavares
4x400m
4x400m
4x400m

Classificação por equipas (femininos)

Posição Clube País Pontos
Bayer Leverkusen RF Alemã 211,5
GS SNIA Milan Itália 199
Estrela Vermelha Jugoslávia 185
15º SPORTING Portugal 78

Classificações individuais (femininos)

Prova Atleta Classificação Marca
100m Cláudia Gomes 12,32s
200m Cláudia Gomes 25,49s
400m Sandra Grada 62,59s
800m
1500m Cristina Coelho 4,44,70m
3000m Fernanda Marques D
110m barreiras Emília Tavares 14,84s
400m barreiras Lurdes Medeiro 64,67s
Salto em Altura Conceição Alves 1,60m
Salto em Comprimento Emília Tavares 5,99m
Lançamento do Peso Teresa Machado 15,54m
Lançamento do Disco Teresa Machado 47,22m
Lançamento do Dardo Vanda Oliveira 30,04m
4x100m Cláudia Gomes 47,96s
4x100m Emília Tavares
4x100m Helena Xavier
4x100m Sandra Barreiro
4x400m 3,59,20m
4x400m
4x400m
4x400m

Campeonato Nacional de Corta Mato - Masculinos

Posição Atleta Tempo
Dionísio Castro 37,33m
Domingos Castro 37,38m
Joaquim Pinheiro 37,41m
Elísio Rios 38,06m
Fernando Mamede 38,07m
Fernando Santos 38,18m
11º Carlos Patrício 38,20m
17º Lopes da Silva 39,01m
24º Arlindo Macedo 39,32m
26º José Custódio 39,37m
SPORTING 27 pontos

Campeonato Nacional de Atletismo - Masculinos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
SPORTING 167
Belenenses 110,5
CIPA 109

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m Pedro Agostinho 10,62s
200m Luís Barroso 21,19s
400m Eduardo Gaspar 50,02s
800m António Monteiro 1,52,26m
1500m Mário Silva 3,56,44m
5000m Carlos Patrício 14,33,13m
10000m Elísio Rios 29,44,69m
110m barreiras
400m barreiras João Lima 57,55s
3000m obstáculos Fernando Santos 8,47,59m
Salto em Altura Luís Marto 2,00m
Salto em Comprimento Paulo Castelbranco 6,96m
Salto com Vara João Rodrigues 4,50m
Triplo Salto Paulo Palma 14,85m
Lançamento do Peso Paulo Santos 12,14m
Lançamento do Disco Paulo Santos 54,78m
Lançamento do Martelo José Rodrigues 50,38m
Lançamento do Dardo Carlos Cunha 67,60m
4x100m 40,22s
4x100m
4x100m
4x100m
4x400m 3,15,87m
4x400m
4x400m
4x400m
5Km Marcha Hélder Oliveira 19,56,01 m

Campeonato Nacional de Atletismo - Femininos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
Benfica 139
Sp. Braga 103
SPORTING 101

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m Cláudia Gomes 12,39s
200m Cláudia Gomes 26,01s
400m Lurdes Medeiro 58,43s
800m Cristina Coelho 2,13,77m
1500m Fernanda Marques 4,20,72m
3000m Fernanda Marques 9,32,32m
10000m
100m barreiras Sandra Barreiro 14,31s
400m barreiras Lurdes Medeiro 64,98s
Salto em Altura Conceição Alves 1,64m
Salto em Comprimento Emília Tavares 5,95m
Lançamento do Peso Teresa Machado 15,00m
Lançamento do Disco Teresa Machado 50,00m
Lançamento do Dardo Vanda Oliveira 31,24m
4x100m 47,44s
4x100m
4x100m
4x100m
4x400m 3,59,88m
4x400m
4x400m
4x400m
3Km Marcha

Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
Pedro Agostinho 100m 10,50s RCP
Luís Barroso 200m 20,66s RCP
João Lima 110m barreiras 14,39s
António Veiga Salto em Comprimento 7,23m
Paulo Santos Lançamento do Disco 54,04m RCP
Carlos Cunha Lançamento do Dardo 67,24m
Fernanda Marques 1500m 4,25,58m
Emília Tavares 100m barreiras 14,86s
Teresa Machado Lançamento do Peso 14,68m
Teresa Machado Lançamento do Disco 50,16m RCP
Arnaldo Abrantes 60m (PC) 6,7s
Mário Silva 1500m (PC) 3,47,1m RCP
João Lima 60m barreiras (PC) 7,8s RCP
Luís Marto Salto em Altura (PC) 2,04m
João Rodrigues Salto com Vara (PC) 4,65m
Emília Tavares 60m barreiras (PC) 8,7s RCP
Teresa Machado Lançamento do Peso (PC) 15,69m RCP - RN

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Teresa Machado Lançamento do Peso (PC) 15,61m Campeonato Nacional 20-02-1988
Teresa Machado Lançamento do Peso (PC) 15,69m Campeonato Nacional 20-02-1988
Paulo Santos Lançamento do Disco 56,22m 05-03-1988
Luís Barroso 4x100m 39,63s Campeonato Ibero-Americano 24-07-1988
Pedro Agostinho 100m 10,36s 13-08-1988
Luís Barroso 200m 20,81s 26-09-1988
Pedro Agostinho 4x100m 39,61s Jogos Olímpicos 30-09-1988
Arnaldo Abrantes 4x100m 39,61s Jogos Olímpicos 30-09-1988
Luís Barroso 4x100m 39,61s Jogos Olímpicos 30-09-1988

Atletas em competições internacionais

Atleta Competição Prova Fase Clas. Marca
Domingos Castro Campeonato Mundial Corta Mato 16º
Joaquim Pinheiro Campeonato Mundial Corta Mato 26º
Fernando Mamede Campeonato Mundial Corta Mato 71º
Elísio Rios Campeonato Mundial Corta Mato 72º
Dionísio Castro Campeonato Mundial Corta Mato D
António Monteiro Europeu Pista Coberta 1500m Eliminatória 3,42,71m
António Monteiro Europeu Pista Coberta 1500m Final 3,42,71m
Mário Silva Europeu Pista Coberta 3000m Eliminatória 8,07,54m
Mário Silva Europeu Pista Coberta 3000m Final 7,58,95m
Paulo Estiveira Mundial de Juniores 800m Eliminatória 1,53,81m
Paulo Estiveira Mundial de Juniores 1500m Eliminatória 3,59,30m
Teresa Machado Mundial de Juniores Lançamento do Peso Final 15º 13,99m
Teresa Machado Mundial de Juniores Lançamento do Disco Final 48,54m
Luís Barroso Campeonato Ibero-Americano 200m 20,51s
João Lima Campeonato Ibero-Americano 110m barreiras 14,55s
Paulo Santos Campeonato Ibero-Americano Lançamento do Disco 52,68m
Luís Barroso Campeonato Ibero-Americano 4x100m 39,63s
Pedro Agostinho Jogos Olímpicos 100m Eliminatória D
Luís Barroso Jogos Olímpicos 200m Eliminatória 21,31s
Luís Barroso Jogos Olímpicos 200m 1/4 Final 20,81s
Mário Silva Jogos Olímpicos 1500m Eliminatória 3,42,24m
Mário Silva Jogos Olímpicos 1500m Meia Final 3,38,56m
Mário Silva Jogos Olímpicos 1500m Final 3,38,77m
Domingos Castro Jogos Olímpicos 5000m Eliminatória 13,47,87m
Domingos Castro Jogos Olímpicos 5000m Meia Final 13,22,44m
Domingos Castro Jogos Olímpicos 5000m Final 13,16,09m
Dionísio Castro Jogos Olímpicos 10000m Meia Final D
João Lima Jogos Olímpicos 110m barreiras Eliminatória 14,73s
Arnaldo Abrantes Jogos Olímpico 4x100m Eliminatória 39,61s
Pedro Agostinho Jogos Olímpicos 4x100m Eliminatória 39,61s
Luís Barroso Jogos Olímpicos 4x100m Eliminatória 39,61s
Arnaldo Abrantes Jogos Olímpicos 4x100m Meia Final D
Pedro Agostinho Jogos Olímpicos 4x100m Meia Final D
Luís Barroso Jogos Olímpicos 4x100m Meia Final D
Hélder Oliveira Jogos Olímpicos 20Km Marcha Final 39º 1,27,39h
Armando Aldegalega Europeu de Veteranos 1500m Final
Armando Aldegalega Europeu de Veteranos 5000m Final
Armando Aldegalega Europeu de Veteranos 10000m Final
Péricles Pinto Europeu de Veteranos Salto em Comprimento Final
Péricles Pinto Europeu de Veteranos Triplo Salto Final