A equipa feminina de Ténis de Mesa do Sporting Clube de Portugal dominava a modalidade em Portugal, com um conjunto de jogadoras imbatíveis, que arrecadavam todos os troféus e títulos que disputavam, normalmente só com vitórias. Tinha sido assim na época anterior, em que o Sporting tinha conquistado a primeira dobradinha, logo na primeira edição da Taça de Portugal feminina.
Assim, em 1959/60, a equipa começou por vencer o Campeonato Nacional.
Na Taça de Portugal, em que as equipas podiam apresentar em cada jogo entre dois a quatro jogadores, foram Marília Santamarina e Nelly Runa, as jogadoras em melhor forma, a participar. O Sporting ganhou com facilidade a Zona Sul de qualificação para a final, ao vencer o Benfica por 3-0.
A final foi contra o Porto, no Casino do Parque nas Caldas da Rainha, disputada a 24 de Julho de 1960, o mesmo local e dia em que se realizou a final da Taça de Portugal masculina, entre as mesmas equipas. A equipa leonina venceu por 3-0, apesar de não ser uma vitória fácil, já que as três jogadoras portistas, de seu nome Maria Isabel, Ana Estrela e Aurora Freitas, deram boa réplica, levando a um magnífico espectáculo.
Ver também