No inicio de 1999 José Roquete considerou que era necessário fazer uma reestruturação dos Órgãos Sociais do Clube, criando uma maior correspondência entre o Conselho Directivo e o sistema empresarial do Sporting.
Assim depois da demissão colectiva dos corpos gerentes leoninos,
no dia 12 de Fevereiro de 1999 foi eleita uma nova Direcção, com a seguinte constituição:
Paulo Abreu passou a ser o homem forte do Futebol, substituindo Simões de Almeida, e foi dele a responsabilidade da contratação do treinador italiano Giuseppe Materazzi, outra aposta falhada, depois da saída de Mirko Jozic.
Em Agosto realizou-se uma Assembleia-Geral, onde cerca de 200 sócios leoninos aprovaram o orçamento para o exercício de 1999/2000. Nessa altura José Roquete afirmou que depois de alcançada a estabilidade financeira o Sporting estava finalmente em condições de dar prioridade aos resultados desportivos e referiu-se ao acordo que tinha sido firmado com o Banco Comercial Português, como um instrumento fundamental para que nos três anos que iriam completar aquela Gerência, fosse possível anular o passivo do Sporting, que a partir dali estaria obrigado a ter um orçamento equilibrado.
Foram também salientados os apoios da Câmara Municipal de Lisboa, que permitiram a mobilização do património imobiliário do Sporting, numa altura em que a elaboração do "Livro Branco" sobre esse património, estava na sua fase final, e em que os projectos da construção do Complexo Alvalade XXI e da Academia Sporting, já eram mais do que um sonho.
No entanto os resultados do Futebol não acompanharam o optimismo de José Roquete, e no dia 20 de Setembro de 1999 o Sporting empatou em Alvalade com o Estrela da Amadora, e no final do jogo alguns elementos da Juventude Leonina e outros sócios, "apertaram" o Presidente nas instalações do Clube, uma situação que José Roquete considerou intolerável, e que originou a demissão colectiva dos Órgãos Sociais do Clube e a consequente convocação de uma Assembleia-Geral eleitoral extraordinária, para o dia 5 de Novembro de 1999.
Antes Giuseppe Materazzi foi despedido, sendo substituído por Augusto Inácio que vinha para comandar a equipa até que fosse contratado outro treinador, com quem iria trabalhar com funções consideradas um pouco mais abrangentes do que as de um simples adjunto.
To-mane 16h25min de 21 de Novembro de 2011 (WET)