A equipa da dobradinha com o seccionista Carlos Santos.
O Sporting tinha vencido o Campeonato Nacional de Ténis de Mesa de 1997/98 a 13 de junho de 1999, numa final disputada contra o São Roque.
A Taça de Portugal começou com a fase preliminar, disputada no pavilhão do INATEL de Lisboa a 16 de fevereiro de 1999. O Sporting derrotou facilmente por 3-0 o São João, Catedráticos, e o Ginásio do Sul, apurando-se para os 1/4 de Final, frente ao São Roque. Contrariamente à época anterior, em que os madeirenses tinham afastado a equipa leonina, o Sporting foi ao Funchal vencer 3-1. O Sporting começou a perder, com Xiao Daili a bater Pedro Miguel, mas na última partida Vladimir Marinkevich ganhou ao chinês, selando a recuperação para uma vitória leonina por 3-1. A 1/2 Final contra o Novelense não teve história, com o Sporting a vencer por 3-0.
A final foi no Pavilhão da Azambuja, a 26 de junho de 1999, contra o Estrela da Amadora, que tinha eliminado o Casa Pia na 1/2 Final. O capitão da equipa Pedro Miguel perdeu os seus dois jogos, contra Ricardo Roberto e Wu Yong Yan, com alguma infelicidade. Vladimir Marinkevich bateu Jan, e o par Marinkevich/Alfar também venceu, contra Roberto e João Apolónia, colocando o resultado em 2-2. A partida final colocou frente a frente Rogério Alfar e Apolónia. O primeiro set foi para o adversário, 12-21. Alfar, mostrando porque era um dos melhores jogadores nacionais, conseguiu dar a volta a uma partida extremamente difícil, e venceu o segundo set por 21-15, pondo ponto final no jogo com uma segunda vitória, por 21-16. Era a 23ª Taça de Portugal e a 17ª dobradinha do Ténis de Mesa masculino do Sporting.
No fim do jogo, o histórico diretor da secção Adérito Alves Ribeiro, disse "sou um homem muito feliz. Isto é absolutamente inédito no nosso meio e, por isso, faltam-me palavras para exprimir a minha alegria. O ténis de mesa devia ser visto com outros olhos e os sportinguistas têm de perceber a força desta modalidade, a nível nacional e internacional. O ténis de mesa do Sporting é um caso muito sério e é com grande alegria que oferecemos ao Clube mais esta taça.". Por seu lado, Pedro Miguel não se cansava de afirmar, com a taça na mão: "Esta Taça é tão bonita!". E continuava "É difícil uma equipa, em qualquer modalidade, fazer o que o ténis de mesa do Sporting fez esta época, por isso estamos orgulhosos pelo que fizemos e sentimos que tudoo que era importante está consumado. Falo por mim e pelos meus companheiros. Somos sportinguistas. Estamos ao serviço deste grande Clube. Não se esqueçam que foi preciso suar muito e ter um grande amor à camisola, para conseguimros vencer tanta coisa. Estamos satisfeitos. Vamos comemorar".