Sporting 3 - FC Porto 0 - Ficha do jogo
A Final do Campeonato Nacional de Juniores de 1965 disputou-se em Coimbra entre o FC Porto e o Sporting. Os jovens Leões não tinham começado bem a época, perdendo o Campeonato de Lisboa na Final frente ao Benfica, mas no Nacional o Sporting desforrou-se indo ganhar à Luz por 3-0 e confirmando essa vitória no jogo da segunda volta da fase de grupos, com uma nova vitória, agora por 2-0.
Seguiu-se a fase a eliminar onde o Sporting afastou sucessivamente o Silves e o Palmense, somando por vitórias todos o jogos disputados, apurando-se assim para a grande Final.
Tratava-se da repetição do confronto da época anterior em que o Sporting tinha sido derrotado por 1-0 pelo FC Porto, num jogo em que os Leões tinham merecido mais do que as lágrimas vertidas nesse dia, mas a lição fora aprendida e a hora da desforra chegara.
Ao contrário do que acontecera um ano antes, desta vez o Sporting entrou de forma mais cautelosa e foi o FC Porto a assumir as despesas do jogo, valendo a excelente exibição de Vítor Damas, que com duas grandes defesas segurou o empate até ao intervalo.
Na 2ª parte o Sporting corrigiu posições e começou a ser mais acutilante nos seus contra ataques, de tal forma que José Carlos Jesus teve de ser agarrado pela camisola duas vezes, mas à terceira foi de vez e a 6 minutos do fim o extremo leonino teve um excelente rasgo individual, conseguindo colocar a bola na frente de Guilherme Souto, que ultrapassou em velocidade um defesa portista e à saída do guarda redes desviou a bola para a baliza com o seu pé esquerdo.
Estava assim consumado o 6º titulo nacional de juniores conquistado pelo Sporting Clube de Portugal, o segundo da época para Juca e para os seus bebés, depois da vitória na Taça Nacional de Principiantes.
To-mane (discussão) 20h39min de 14 de abril de 2020 (WEST)