Skip to main content

Principiantes1964-65.jpg

Sporting 3 - FC Porto 0 - Ficha do jogo

A Final da Taça Nacional de Principiantes de 1965, disputou-se em Leiria entre o FC Porto e o Sporting. Esta foi a terceira edição de uma competição que os Leões já tinham ganho em 1963, e que mais tarde a Federação Portuguesa de Futebol viria considerar como o Campeonato Nacional de Juvenis, ou de sub 17.

A prova teve uma fase inicial de grupos onde o Sporting chegou como Campeão de Lisboa e o sorteio colocou na serie dos Leões o Belenenses, que tinha sido o finalista vencido do Campeonato Regional, um adversário sobre o qual o Sporting confirmou a sua superioridade com mais duas vitórias, de tal forma que chegou à última jornada já apurado para a fase seguinte, pelo que a surpreendente derrota no Barreiro frente à CUF, já não contou para nada.

Nas eliminatórias o Sporting começou por despachar de forma categórica o Torres Novas, para depois defrontar o Benfica nas meias finais. Uma vitória por 3-0 no jogo de Alvalade deu alguma margem se segurança para a 2ª mão, mas na Luz o Benfica chegou ao 2-0, no entanto o suplente Rui Duarte entrou para resolver e fez o golo que arrumou com as aspirações dos encarnados.

Na Final a superioridade do Sporting nunca esteve em causa e quando Ernesto Santos fez o primeiro golo já os Leões tinham desperdiçado algumas ocasiões flagrantes, pelo que o 2-0 com que se chegou ao intervalo com um novo golo do avançado centro leonino, depois de uma magnifica jogada coletiva dos Leõezinhos, era inteiramente merecido.

Na 2ª parte a superioridade do Sporting manteve-se e até deu para Jorge Canário desperdiçar um penálti. O 3-0 final chegaria perto do fim do jogo, depois de uma portentosa jogada individual de Armando Luís, finalizada por Rui Duarte.

Estava assim consumado o 2º titulo nacional de Principiantes conquistado pelo Sporting Clube de Portugal, sob o comando de Juca, que uma semana depois repetiria o feito com os Juniores.

To-mane (discussão) 14h45min de 17 de setembro de 2020 (WEST)