A equipa que ganhou ao Boavista por 9-0. Em baixo: Mourão, Ferreira, Peyroteo, Soeiro e Cardoso. Em cima; Cruz, Manecas, Araújo, Paciência, Gregório e Azevedo.
Sporting 9 Boavista 0
Ficha do jogo
O Campeonato Nacional de Futebol já ia na sua 3ª edição e o Sporting ainda nunca tinha conseguido vencer aquela que já era a principal prova do calendário nacional, o que tornava esse titulo ainda mais desejado por todos os sportinguistas.
A época de 1940/41 tinha começado com o Sporting a sagrar-se mais uma vez o Campeão de Lisboa e desta feita a equipa iniciou o Campeonato Nacional da melhor forma, mantendo-se sempre na corrida, apesar do Benfica ter chegado a liderar a prova depois do "derby" da 1ª volta.
A desforra aconteceu no jogo da 2ª volta, quando o Sporting ganhou por 4-2 ao Benfica, passando a ter uma vantagem de 4 pontos sobre o FC Porto, que assim subiu ao 2º lugar da classificação, numa altura em que só faltavam 3 jornadas para o Campeonato acabar, bastando portanto mais uma vitória ao Sporting, para conquistar finalmente o desejado Campeonato Nacional de Futebol.
O sonho tornou-se realidade na jornada seguinte, que se disputou no dia 30 de Março de 1941, quando o Sporting recebeu o Boavista no Estádio do Lumiar, já com a festa preparada. Os Leões entraram a todo o gás e a resistência boavisteira durou apenas 20 minutos, altura em que Peyroteo marcou o primeiro dos cinco golos com que abrilhantou a sua exibição, ele que 4 minutos depois faria o 2-0 com que se chegou ao intervalo, um resultado magro para o caudal ofensivo leonino, mas que se devia à excelente exibição do guarda redes Pesqueira, havendo apenas a registar uma oportunidade para o Boavista, quando aos 35 minutos Pina atirou à barra.
A 2ª parte começou praticamente com o terceiro golo de Peyroteo, que quebrou definitivamente o ânimo dos boavisteiros, seguindo-se mais 6 golos quase de rajada, dois de Peyroteo, dois de Soeiro, um de Gregório e outro de Armando Ferreira.
Com 9-0 e mais de 20 minutos para se jogar, pensou-se que o resultado poderia atingir proporções ainda maiores e de facto só à conta de Peyroteo, o Sporting poderia ter marcado pelo menos mais quatro golos, mas uma bola à barra e três excelentes defesas de Pesqueira, seguraram o resultado, enquanto a festa já se fazia à volta do campo.
No final o Sporting ganhava pela primeira vez o Campeonato Nacional de Futebol, naquele que era o seu 5º título de Campeão Nacional.
To-mane 21h06min de 6 de Outubro de 2015 (WEST)