Tiro à Bala e ao Chumbo
A atividade em Tiro à Bala do Sporting diminuiu neste ano, ou pelo menos não houve notícias de relevo no Jornal Sporting. Na realidade, a construção dos novos ginásios dentro do Estádio José Alvalade tinha levado à destruição da carreira de tiro leonina. A pouca informação que temos vem de outras fontes, nomeadamente de documentação da Federação Portuguesa de Tiro.
Tiro à Bala
Fernando Edgar do Carmo representou a Sociedade de Tiro nº 2 neste ano.
Os Campeonatos Distritatis com armas de pequeno calibre foram organizados a 12 e 13 de abril na carreira de Tiro do Estádio Nacional. O Sporting participou através de Armando Nunes Henriques, Mário Ribeiro de Oliveira, António Monteiro Marques, Fernando Nunes Henriques e Manuel Delfim Guerreiro. Armando Nunes Henriques foi campeão distrital em Carabina de Ar Comprimido a 10 m e em Carabina Livre 3 posições. Fernando Nunes Henriques venceu em Carabina Livre 3 posições 2ª classe e ficou em 2º lugar em Carabina Livre a 50 m na posição deitado 2ª classe.
Tiro ao Chumbo: Armando Marques
A secção de Tiro à Bala do Sporting tinha até Tiro 1979 contado com Tiro à Bala e Tiro ao Chumbo. No entanto, em 1980 não aparece qualquer notícia sobre competições de Tiro à Bala no Sporting, apesar de ter sido até então uma modalidade em que o Sporting dava cartas, tendo conquistado inúmeros títulos no ano anterior. Pelo menos no início do ano o capitão da secção era António de Azevedo Laje.
O Campeonato de Portalegre, disputado a 10 e 11 de maio, foi a última das seis provas que contavam para o Campeonato Nacional de Tiro ao Voo. O regulamento do Campeonato estipulava que a classificação final de cada atirador era obtida pelas suas quatro melhores classificações entre as seis provas. Armando Marques venceu, ao fazer 20 em 20 no sábado, pontuação que lhe deu o título nacional mas deixou o de Portalegre empatado com outros três concorrentes, acabando por vencer ao fazer 28 em 28 no domingo.
O Campeonato Nacional de Skeet Olímpico foi disputado a 5 e 6 de julho em Monsanto. Armando Marques venceu, conquistando assim o seu terceiro título nacional nesta especialidade. Após um empate com José de Matos a 179/200, Marques venceu o desempate com 23/25 contra 20/25.
Armando Marques foi excluído pela Federação do lote dos pré-olímpicos, apesar de ser o melhor atirador nacional.
Armando Marques ficou em 22º lugar no Campeonato Europeu de Fosso Olímpico, realizado em Saragoça de 12 a 14 de junho. Esta classificação abaixo do seu real valor foi mesmo assim a melhor entre os atiradores portugueses, com a equipa nacional a ficar em penúltimo lugar.
Marques venceu ainda o Campeonato Nacional de Tiro aos Pratos, realizado em julho no campo do Física de Torres Vedras com 96 pratos em 100.
Figuras
Secção
Capitão
|
Secretários
|
Diretor
|
António de Azevedo Laje |
Rui Romão Ramalho José Carvalho Naia Armando Nunes Henriques José Falcão |
|
Atiradores
Troféus conquistados
Tiro à Bala
Regional individual
- Campeonato Distrital de armas de pequeno calibre
Tiro a Chumbo
Nacional individual
Regional individual
Outras provas
Links
- Regressar à página principal do Tiro