Mais uma época excelente
A secção de Tiro à Bala do Sporting Clube de Portugal estava no seu terceiro ano de existência. Francisco Rafael Rodrigues Júnior era o capitão desde a sua criação.
O Sporting organizou pela primeira vez uma prova, o Torneio da Primavera, entre fevereiro e maio, com diversos atiradores do Clube a obterem lugares no pódio em diversas provas.
Em junho teve lugar o III Match Latino, novamente com atiradores leoninos selecionados para representarem Portugal: António José Baptista, Alfredo da Costa Santos e Raul Bastos para a equipa de carabina e Rafael Afonso de Sousa e Costa Santos para a equipa de pistola. Ou seja, 5 elementos (Costa Santos a valer por dois) num total de 10 membros das duas equipas.
Os Campeonatos Distritais de Lisboa decorreram em julho, com o Sporting a obter quatro títulos: António José Baptista, Francisco Rafael Rodrigues Júnior, Alfredo da Costa Santos e o Dr António Augusto da Silva Martins vencerem as provas de espingarda de guerra a 300m, pistola livre a 50 m, pistola de guerra a 25 m, e Carabina livre.
Os Campeonatos da Estremadura decorreram em agosto. António José Baptista e Francisco Rafael Rodrigues Júnior conquistaram o 1º lugar em espingarda e pistola de guerra, respetivamente, e o Dr António Augusto da Silva Martins venceu em carabina livre e pistola livre.
A prova mais importante do calendário nacional era o IV Concurso de Tiro de Lisboa, organizado pela Federação de Tiro Nacional Português, e que conferia o título nacional por equipas, para além de diversos títulos nacionais individuais e ainda outros títulos. As provas decorreram entre 27 de setembro e 12 de outubro. Foram instituídas duas novas provas, de Mestre Atirador com Aema Livre a 300 m, e a Taça António Montez por equipas em pistola de guerra a 25 m. As categorias em disputa eram:
Provas de espingarda:
- I: Séries ilimitadas - 200 e 300 m
- II: Mestre Atirador - 200 m
- III: Mestre Atirador com Arma de Guerra - 300 m
- IV: Mestre Atirador com Arma Livre - 300 m
- V: 3º Campeonato das Sociedades de Tiro - 200 m (equipas)
- VI: 6º Campeonato de Portugal com Arma Livre - 300 m
- VII: 17º Campeonato de Portugal com Arma de Guerra - 300 m
- VIII: 4º Campeonato de Portugal com Arma de Guerra (Juventude) - 200 m
- IX: Taça Imprensa Portuguesa
- X: Taça José Honorato de Mendonça Júnior (equipas)
- XI: Taça Governo Militar de Lisboa (equipas)
- XII: Taça Marinha de Guerra Portuguesa (equipas)
- XIII: Taça Guarda Nacional Republicana (equipas)
- XIV: Governador Civil de Lisboa (equipas)
- XV: 4º Campeonato da Guarnição Militar de Lisboa
Provas de carabina:
- XVI: Séries ilimitadas - 50 m
- XVII: 6º Campeonato de Portugal com Carabina de Precisão - 50 m
- XVIII: Mestre Atirador a Carabina - 50 m
- XIX: Femina - 50 m
- XX: Taça Adolfo Ferreira Lima (equipas)
Provas de pistola:
- XXI: Séries ilimitadas - 25 m
- XXII: Séries ilimitadas - 50 m
- XXIII: Mestre Atirador a Pistola- 25 m
- XXIV: Mestre Atirador a Pistola- 50 m
- XXV: 15º Campeonato de Portugal com Pistola de Guerra - 25 m
- XXVI: Taça António Montez com Pistola de Guerra - 25 m (equipas)
- XXVII: Taça Félix Bermudes (equipas)
O Sporting apresentou uma equipa constituída por António José Baptista, Alfredo da Costa Santos, Rafael Afonso de Sousa e António Joaquim, a mesma que se tinha sagrado campeão nacional no ano anterior. Desta feita, um deslize de Joaquim atirou a equipa para o segundo lugar, atrás da Sociedade de Tiro nº 43 do Porto. Rafael Afonso de Sousa sagrou-se campeão de Portugal com Arma de guerra a 300 m (cat. VII), bem como campeão deitado e de joelhos, e ainda o Campeonato de Portugal com Pistola de Guerra. António Joaquim venceu a prova Mestre Atirador a 300m e venceu também o Campeonato da Guarnição Militar de Lisboa. A equipa leonina ficou em 3º na Taça José Honorato de Mendonça Júniore 2º na Taça Montez. O Dr António Augusto da Silva Martins ficou em 3º lugar na categoria XVI. António José Baptista sagrou-se vice-campeão en Carabina de Precisão a 50 m. Raul Bastos ficou em 2º lugar na cat. XXI em pistola, com Francisco Rafael Rodrigues Júnior a ficar em 4º e Alfredo de Sousa em 5º. Francisco Rafael Rodrigues Júnior ficou em 3º na cat. XXIII
Rafael Afonso de Sousa bateu o recorde do ano em Carabina de guerra a 300m no total com 421 pontos, na posição de joelhos com 148 pontos, e na posição deitado com 169 pontos Em Pistola livre a 50 m, Alfredo da Costa Santos estabeleceu o recorde anual com as séries 79-82-82-66-78-78: 465 pontos, a 11 de maio. Este recorde viria a ser batido a 18 de maio por outro atirador.
António José Baptista, Alfredo da Costa Santos e Raul Bastos em Carabina fizeram parte da equipa nacional que disputaram o III Match Latino 15 de junho
Figuras
Secção
Atiradores
Troféus conquistados
Nacional individual
Regional individual
- Campeonatos de Lisboa
- Campeonatos da Estremadura
Outras provas
Links