Skip to main content

História

Galhardete do Sporting Clube de Tomar
Primeira equipa de Hóquei do SCT, ano de 1950
Vencedores da Taça de Portugal de Hóquei em Patins de 2023

O Sporting Clube de Tomar nasceu como a maioria dos pequenos clubes de província. Um grupo de estudantes – Maia Pereira, Júlio Bento, António Quintas, Augusto Correia, Amorim Rosa, António Coelho, Domingos Vistulo, António Souto, entre outros, desejosos de engrandecerem a sua terra, lançaram a ideia de criarem um grupo desportivo. A iniciativa encontrou recetividade e a 26 de Fevereiro de 1915 fundaram o Sporting Clube de Tomar. Para emblema foi escolhido a Cruz de Cristo sobre o Escudo Preto.

Fundado o clube, iniciaram a Ginástica num salão na Rua Dr. Joaquim Jacinto, que servia de sede, e o Futebol era praticado na Várzea Grande. Em meados de 1920, alugam ao Sportinguista Joaquim Barbosa uma vinha denominada "Horta d’el Rei" e dá-se inicio aos trabalhos da construção do campo de jogos.

Em Janeiro de 1922 é lançada uma campanha de angariação de fundos por meio de acções nominais de 5$00, para beneficiação do campo. O Sporting de Tomar, então com 120 sócios, não estava porém legalizado, pois não existia nem na cidade nem em Santarém qualquer associação onde pudesse filiar-se. Daí recorreu ao Sporting Clube de Portugal, tendo decidido em assembleia geral de 21 de Fevereiro de 1922 solicitar a sua filiação no Sporting, de quem se constitui sua primeira Filial em 9 de Abril de 1922 [1], embora algumas fontes indiquem erradamente Janeiro de 1923 como data de filiação. [2] Inicialmente regeu-se pelos Estatutos daquele Clube. Porém, a 15 de Junho de 1923 ano cria os seus próprios Estatutos e ao emblema do clube, sobre a Cruz de Cristo é aposto o Leão. O campo de jogos é oficialmente inaugurado com um desafio de Futebol com a 2ª categoria do Sporting Clube de Portugal.

A nova sede social será construída na cave do Pavilhão Municipal Jácome Ratton, com uma área de 1.060 m2. Esta situação é possível já que o Governo aprovou a candidatura apresentada pela Direção, comparticipando com 70% do valor total da obra orçamentada em 100.000€.

No plano desportivo a vida do Clube caracteriza-se por dois períodos distintos:

  • Desde a sua fundação até 1950, a atividade principal era o futebol, embora já nessa altura muitos dos desportistas do clube se tenham distinguido em variadas modalidades como o Ciclismo, Ténis de Mesa, Pesca Desportiva e Natação;
  • A partir de 1950 e até aos nossos dias a modalidade com mais destaque é o Hóquei em Patins, muito embora se continue a manter a tradição de apadrinhar outras modalidades desportivas, na sequência do grande dinamismo desenvolvido pelas secções de Pesca Desportiva, Badminton e Tiro com Arco, durante dezenas de anos com muitos títulos conquistados, quer individuais, quer coletivos.

Segundo as últimas informações recolhidas, o clube possui mais de 1500 sócios, sendo as modalidades mais representativas o Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Tiro com Arco, Futsal e Ténis de Mesa. Na modalidade de Hóquei em Patins destaca-se a formação e competição, sendo que na formação participam cerca de 150 praticantes distribuídos pelos vários escalões, encontrando-se a competir no Torneio de Abertura, Campeonatos Distrital e Nacional.

O Hóquei em Patins Masculino é a modalidade que mais êxitos tem granjeado para o clube, com destaque para a vitória na Taça de Portugal de 2023, tendo ainda alcançado o título de Campeão Nacional da II Divisão nas épocas de 1980/81, 1993/94 e 1999/00 e participado na Taça CERS a nível Europeu.

Também o Futsal, modalidade recente no clube, participou no Campeonato Nacional da III Divisão na época 2006/07, depois de ter sido Campeão Distrital na época 2005/06, e subiu à I Divisão em 2009/10.

Em 2012 o presidente do Clube era o Prof. Rosa Dias.

Contactos

Referências

  1. Ver o Boletim do Sporting de 15 de Abril de 1922.
  2. Ver o blogue Tomar de 27 de Junho de 2004