Uma secção pujante
A secção de Patinagem do Sporting Clube de Portugal tinha acabado em 1959, e regressou como Patinagem Artística em 1978, com Vítor Marinho como capitão da secção e Helena Dias Carvalho como treinadora. O gabinete era partilhado com o Hóquei em Patins, mas a secção bastava-se a si própria financeiramente. A secção contava com cerca de 30 patinadores de competição ou pré-competição, e ainda 120 em classes de iniciação com idades entre os 2 e os 10 anos.
Os Campeonatos Distritais de Patinagem Artística decorreram a 7 e 8 de abril de 1979 no pavilhão da Juventude Salesiana. O Sporting não pode contar com o seu melhor patinador masculino, João Catalão, por doença deste, bem como do par campeão nacional de Dança, Cristina Marques e Paulo Jorge Vasco, que estavam nos Açores em representação do Sporting. Mesmo assim, os patinadores leoninos conquistaram dois dos quatro títulos em disputa, bem como quatro segundos lugares e um terceiro. Alexandra e Luís Miguel Madeira foram campeões em Pares Dança, com Manuela André e Paulo Vasco em segundo. Antonieta Santos venceu em Senhoras, com Fátima Batista a ficar em Segundo lugar. Cristina Marinho e Luís Ribeiro ficaram em 2º lugar em Pares Mistos, apesar de só terem três meses de treino. Em Homens os patinadores leoninos obtiveram o 2º, 3º e 4º lugares, através de Luís Miguel Madeira, João Paulo Madeira e Luís Ribeiro.
Os III Campeonatos Nacionais foram disputados a 28 e 29 de abril de 1979. O Sporting foi o grande vencedor, conquistando dois dos quatro títulos em disputa, e conseguindo nove lugares de honra em doze possíveis. Em Senhoras o pódio foi verde e branco, ocupado pela campeã Fátima Baptista, Antonieta Santos e Manuela André. O mesmo se passou em Pares dança, com Cristina Marques e Paulo Jorge Vasco a vencerem, e Alexandra e Luís Miguel Madeira e Manuela André e Paulo Vasco nos 2º e 3º lugares, respetivamente. Em homens João Catalão ficou em 2º e João Paulo Madeira em 3º. Em Pares mistos Cristina Marinho e Luís Ribeiro ficaram em 2º lugar.
O Campeonato Distrital de Patim Pequeno teve lugar a 3 e 4 de junho em Paço de Arcos. Em rapazes venceu Francisco Ribeiro, e em Pares mistos Isabel Moreira e Francisco Ribeiro. Em Meninas Isabel Moreira foi a melhor patinadora sportinguista, ficando em 6º lugar.
No Campeonato Nacional de Patinagem Livre, o Sporting arrecadou os títulos de individual masculino e feminino através de João Catalão e Fátima Baptista, e de Pares mistos através de Isabel Catalão e João Catalão.
O Sporting foi o grande vencedor do importante torneio Figurob-79.
Maria Antonieta Santos representou Portugal nos Campeonatos Europeus de Patinagem Artística, que tiveram lugar de 22 a 26 de agosto em Roterdão, na Holanda. Ficou em 17º lugar na classificação geral, bem como em figuras obrigatórias e patinagem livre.
Figuras
Secção
Capitão
|
Secretários
|
Treinador
|
Diretor
|
Vítor Marinho |
Elizabeth Oliveira Júlia Moreira Manuel Lima António Miranda |
Helena Dias de Carvalho |
|
Patinadores
Troféus conquistados
Nacional Individual
- Campeonato Nacional de Patinagem Artística
- Campeonato Nacional de Patinagem Livre
- Campeonato Nacional de Patim Pequeno
- Individual masculino: Francisco Ribeiro
- Pares mistos: Susana Moreira e João Carvalhinho
Regional Individual
- Campeonato Distrital de Patinagem Artística
- Campeonato Regional de Patim Pequeno
- Individual masculino: Francisco Ribeiro
- Pares mistos: Isabel Moreira e Francisco Ribeiro
Outras provas
- II Critério Nacional
- Figurob-79
- Equipas: Sporting
- Grupo A masculino: Luís Miguel Madeira
- Grupo B masculino: Francisco Ribeiro
- Grupo C masculino: Paulo Vasco
- Grupo B masculino: Fernando Valente
- Grupo A feminino: Antonieta Santos
- I Torneio Nacional de Dança
Links