Skip to main content

Desistência

A equipa da temporada 1908/09

Em cima: Queirós dos Santos, António Couto, José Belo, Augusto de Freitas, António Bentes e Emílio de Carvalho. Em baixo: António Vital, António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodrigues, Nobrega de Lima e Francisco Stromp.

Depois do enorme sucesso do Campeonato de Lisboa da temporada anterior, em Setembro de 1908 surgiu a Liga Portuguesa de Football, que tinha a intenção de desenvolver o gosto pela modalidade em todo o País, com os ambiciosos objectivos de criar uma Liga Norte e outra Sul, sonhando com uma competição de âmbito nacional e abrindo as inscrições a todos clubes que existissem em Portugal.

Os estatutos deste novo organismo decalcados do que já se fazia em Inglaterra e na Alemanha, previam algumas novidades, nomeadamente a criação de duas classes, a primeira para os clubes mais desenvolvidos e a outra para os segundos grupos destes e para os restantes clubes que ainda estivessem mais atrasados.

O eterno derby

Com o desaparecimento do Cruz Negra e o abandono do Futebol por parte do Lisbon Cricket, surgiram no grupo principal novos clubes como o Ajudense e o União Belenense, que ocupou o lugar de clube representativo de Belém, depois da fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, que deu origem ao Sport Lisboa e Benfica.

Quanto ao Sporting, reforçou-se com alguns jogadores provenientes do Cruz Negra, com destaque para o guarda redes Augusto de Freitas e para António Vital, numa altura em que Francisco Stromp se começava a afirmar no grupo principal, apesar da sua juventude e, assim o Clube dos Alvalade continuava a ter uma das melhores equipas portuguesas.

Este campeonato demonstrou a evolução dos jogadores nacionais e nos primeiros jogos os ingleses do Carcavelos cederam dois empates que animaram a competição. No final de Janeiro de 1909 o Sporting seguia no 3º lugar com 4 vitórias e 2 derrotas, quando defrontou o Benfica, tentando a desforra para o desaire sofrido na 1ª volta.

Esse jogo ficou marcado por algumas irregularidades, nomeadamente a marcação de um penalti porque José Belo tocou por duas vezes na bola quando cobrava um pontapé de baliza, algo que não estava previsto nas regras, resultando daí o golo que deu a vitória ao Benfica, que reconheceu as razões para o protesto do Sporting, enquanto o árbitro, um inglês, alegava que era assim que se procedia no seu país, quando tal acção impedia um golo da equipa adversária do infractor.

A Taça Holtreman

Este e outros casos terão estado na origem de alguns desentendimentos entre os jogadores do Sporting, que não gostaram das atitudes de José Belo, que entretanto se demitiu de sócio do Clube. O que é certo é que foi nessa altura que o Sporting Clube de Portugal resolveu desistir das duas competições que estavam em curso, o que tirou muito interesse ao Campeonato dos primeiros grupos, que foi ganho novamente pelo Carcavelos, enquanto nos segundos grupos venceu o Internacional, que era orientado por Augusto Sabbo com métodos inovadores, numa prova onde o Sporting tinha tido até aí prestações muito modestas.

Apesar da desistência nos Campeonatos da Liga, o Sporting organizou nessa altura um torneio para terceiros e quartos grupos, que eram uma espécie de escalões jovens da época. Foram então instituídas as Taças Alvalade e Holtreman. A primeira foi ganha pelo Império que venceu a prova dos terceiros grupos, enquanto a outra ficou em casa, graças à vitória do quarto grupo do Sporting sobre o Estefânia.

No dia 2 de Janeiro de 1909 disputou-se no Campo do Lumiar, um jogo entre um misto de jogadores ingleses contra outro de portugueses, que teve em José Belo o único representante do Sporting. A equipa portuguesa ganhou por 4-1, em mais uma demonstração do crescimento do futebol nacional.

To-mane 20:36, 20 Julho 2008 (WEST)

Figuras

Conselho Técnico

Nome Cargo Observações
José Alvalade
Queirós dos Santos Instrutor
Charles Etur Instrutor
Emílio de Carvalho Instrutor
José Belo Capitão

Plantel

Jogador Posição Obs. CL Total
J G J G
Augusto de Freitas Guarda-redes
António Vital Defesa
José Belo Defesa Capitão
Queirós dos Santos Defesa
António Bentes Defesa
Fortunato Levy Defesa
António Couto Médio
Albano dos Santos Médio
Francisco dos Santos Médio
Francisco Stromp Médio
António Rosa Rodrigues Avançado
Cândido Rosa Rodrigues Avançado
Cruz Viegas Avançado
Carlos Shirley Avançado
Nóbrega de Lima Avançado
Henrique Amorim Avançado
Emílio de Carvalho Avançado
Manuel Móra
  • Não há dados suficientes para o preenchimento da tabela.

Jogos

Campeonato de Lisboa - Primeiros Grupos

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
11-10-1908 Jogo 3 União Belenense – SPORTING 0 – 1 Ficha
25-10-1908 Jogo 4 Benfica – SPORTING 2 – 0 Ficha
29-11-1908 Jogo 9 SPORTING – Ajudense 6 – 0 Ficha
13-12-1908 Jogo 12 Internacional – SPORTING 1 – 2 Ficha
03-01-1909 Jogo 15 SPORTING – Carcavelos 0 – 3 Ficha
17-01-1909 Jogo 17 SPORTING – União Belenense 4 – 0 Ficha
24-01-1909 Jogo 19 SPORTING – Benfica 1 – 2 Ficha
21-02-1909 Jogo 24 Ajudense – SPORTING V – FC
07-03-1909 Jogo 26 SPORTING – Internacional FC – V
25-03-1909 Jogo 30 Carcavelos – SPORTING V – FC
Classificação
Class. Clube Jogos Vitórias Empates Derrotas Golos Pontos
Carcavelos 10 8 2 0 49 – 2 18
Benfica 10 7 1 2 27 – 12 15
Internacional 10 6 1 3 20 – 10 13
D SPORTING 7 4 0 3 14 – 8 8
Resumo da Época
Liga de Lisboa - 1ºs Grupos Liga de Lisboa - 2ºs Grupos
Desistiu Desistiu