Este artigo encontra-se em construção ou reformulação.Pode ajudar a Wiki Sporting expandindo-o você mesmo ou entrando em contacto com a administração.
O Minibasquetebol, para crianças dos 8 aos 12 anos de idade, é uma introdução ao basquetebol em que se pretende que as crianças se divirtam, ou seja, é tanto um jogo como um desporto. Foi inventado em 1950 nos EUA por Jay Archer, e introduzido em Portugal por Mário Lemos nos anos 1960, com a organização de torneios internos no Colégio Militar, onde leccionava. Em 1966 foi organizado no Porto, por Eduardo Nunes, um torneio com oito equipas de escolas primárias, obtendo assinalável êxito que levou à repetição no ano seguinte, desta vez com 26 equipas não só escolares como também de clubes.
No Sporting, Guilherme Bernardes organizou, logo quando chegou em 1962/63, um torneio de “Mirins”, para crianças de idades inferiores a 14 anos, visto que na altura não havia competições oficiais para infantis ou mais jovens.
Foi no entanto em 1968/69 que o Minibasquetebol se expandiu decisivamente no sul de Portugal, com a organização pelo Sporting do 1º Torneio de Lisboa do Minibasquete. Havia já alguns clubes, como o Oriental, o Nacional da Natação, o Pedrouços, e o Algés, que tinham iniciado o Minibasquetebol, de forma incipiente, sem competições. Com este 1º Torneio, cuja organização esteve a cargo de Zé Mário e Ernesto Ferreira da Silva, os jovens praticantes puderam pela primeira vez jogar com outras equipas de forma organizada.
O torneio decorreu na Tapada da Ajuda, entre 31 de Maio e 22 de Junho de 1969, após uma preparação que começou logo em Agosto de 1968. Participaram 20 equipas, com cerca de 200 jogadores ao todo. Foram elas o Sporting, Casa Pia, Algés, Colégio Militar (todas com duas equipas cada), o Barreirense, CIF, Francisco de Arruda, Cruz-Quebradense, Ateneu (escola), Ateneu (clube), Naubérrio, Pedrouços, União Barreirense, Nacional da Natação, Algés, Sacor, e Seixal. O torneio teve um enorme impacto na imprensa, tanto desportiva como generalista