A Final dos Campeonatos de Portugal de 1928 foi disputada no Campo da Palhavã no dia 30 de Junho.
O jogo foi antecipado para um sábado porque o Sporting partia no dia seguinte para o Brasil, e essa situação aliada ao facto do outro finalista ser o Carcavelinhos retirou algum destaque ao acontecimento, encarado como um pró-forma de mais uma conquista leonina.
De facto a época tinha sido brilhante para o Sporting e nem o facto do Carcavelinhos ter despachado o Benfica nas meias-finais, beliscava o favoritismo dos Leões, no entanto estes entraram em campo já a pensar na viagem ao Brasil e isso foi-lhes fatal.
O Sporting alinhou com: Cipriano; Penafiel, Jorge Vieira; Martinho, Serra e Moura, Matias; João Francisco, Abrantes Mendes, Jurado, Cervantes e José Manuel Martins.
Ao intervalo o Carcavelinhos já ganhava por 1-0 com um golo de José Domingos, mas ao 7 minutos da 2ª parte Abrantes Mendes empatou com um remate de cabeça.
Pouco depois José Manuel Martins foi expulso devido a uma entrada considerada violenta sobre o guarda-redes Gabriel o que gerou uma zaragata.
Logo após o reatamento do jogo, José Domingos bisou e o Sporting nunca demonstrou ter forças para reagir acabando por ser Manuel Rodrigues a fixar o resultado final em 3-1 e a desperdiçar um penalti.
Enquanto em Alcântara se festejava, os jogadores do Carcavelinhos Carlos Alves e António Roquete faziam as malas para seguirem como convidados, com o Sporting para o Brasil, onde os Leões esperavam apagar as mágoas duma derrota tão inesperada quanto dolorosa.
To-mane 00:12, 26 Julho 2008 (WEST)