João António dos Anjos Rocha, nasceu em Setúbal a 9 de Julho de 1930.
Empresário que chegou à Presidência do Sporting a 7 de Setembro de 1973, com o sonho de erguer uma grande obra, que representasse uma viragem histórica na vida dos clubes portugueses.
Surge assim a Sociedade de Construções e Planeamento, o primeiro projecto de Clube-Empresa em Portugal, que é aprovado pelos sócios em Novembro de 73. Em Março de 74 o Governo autoriza a Sociedade e a emissão de 2,5 milhões de acções de valor nominal de 100 escudos cada, mas a revolução de Abril deitaria por terra este projecto, mas não o entusiasmo dum Presidente que se entregou totalmente ao Clube, durante os 13 anos que desempenhou funções, naquele que foi o mais longo mandato da história do Sporting.
João Rocha foi sempre um Presidente presente e muito próximo dos atletas, dedicando-se especialmente ao futebol, onde ganhou três Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal, mas não esquecendo as outras modalidades, que muito dinamizou, contribuindo para um dos períodos mais ricos do Clube em termos de conquistas, que no seu consulado atingiram os impressionantes números totais de 1210 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal e 8 Taças Europeias, numa altura em que o Clube movimentava cerca de 15000 atletas em 22 modalidades.
Para a história ficam também muitas obras feitas, com destaque para o fecho das bancadas do Estádio José Alvalade, a construção da Pista de Tartan e dos Pavilhões, o aproveitamento das naves, as novas torres de iluminação do estádio e as salas do Bingo e de convívio Joaquim Agostinho.
Por sua iniciativa o Sporting foi o primeiro Clube português a visitar, e com grande sucesso, a China e também Angola após a independência, numa altura em que as relações deste País com Portugal ainda não estavam normalizadas.
Em Junho de 1986 João Rocha abandona a Presidência do Sporting alegando razões de saúde, deixando o Clube com 106954 sócios.
To-mane 16:06, 9 Julho 2008 (WEST)