|
Dados de Geny Catamo |
|
Nome |
Geny Cipriano Catamo
|
Nascimento |
sexta-feira, 26 de Janeiro de 20012001-01-26
|
Naturalidade |
Maputo - Moçambique
|
Posição |
Futebolista (avançado)
|
Geny Catamo começou a jogar Futebol no Bairro do Aeroporto de Maputo, ingressando depois no CD Maxaquene antes de se transferir para a Academia Black Bulls, tornando-se internacional pelos escalões jovens de Moçambique.
Chegou a Portugal em 2018 pela mão do investidor Zuneid Sidat, para fazer testes no FC Porto, mas não ficou, acabando por ingressar no Amora onde se destacou como um avançado rápido, talentoso e destemido, despertando o interesse do Sporting, que em Junho de 2019 garantiu a cedência do jogador por duas temporadas no final das quais poderia exercer a opção de compra.
Não foi preciso tanto tempo, pois em Setembro de 2020 a SAD Leonina a garantiu 25% do passe de Geny, ficando com a opção de compra dos restantes 75%, fixada em 600 mil Euros.
Começou por jogar nos Juniores onde marcou 10 golos em 25 jogos. Na época seguinte foi chamado por Rúben Amorim para fazer a pré temporada com o plantel principal, para depois ser integrado na Equipa B, uma situação que se repetiu na época de 2021/22, na qual passou a trabalhar regularmente com a equipa principal, pela qual se estreou no dia 29 de Dezembro de 2021, entrando na 2ª parte de um jogo a contar para o Campeonato Nacional, em que o Sporting derrotou o Portimonense por 3-2, com Geny a entrar para o lugar de ala direito quando os Leões perdiam por 0-1.
Em Janeiro de 2022 foi emprestado ao Vit. Guimarães no âmbito da transferência de Marcus Edwards para o Sporting, mas não jogou muito.
No início da época seguinte foi novamente integrado por Rúben Amorim nos trabalhos de pré temporada, mas lesionou-se e acabou por ser emprestado ao Marítimo, onde também jogou pouco.
Mesmo assim Rúben Amorim continuou a acreditar nele e voltou a integrá-lo nos trabalhos da pré-época de 2023/24, onde ganhou um lugar no plantel, assumindo-se como uma boa alternativa para a posição de ala direito, que estava vaga desde a saída de Pedro Porro, e foi nesse lugar que ganhou a titularidade na equipa principal do Sporting, o que lhe valeu a renovação do seu contrato até Junho de 2028, com uma clausula de rescisão de 60 milhões de Euros, isto apesar do Sporting não ter acionado em devido tempo o direito de compra dos 75% do passe do jogador, que estavam na posse do Amora e da Academia Black Bulls.
Estreou-se pela Seleção principal de Moçambique no dia 10 de Setembro de 2019, com apenas 18 anos de idade, e logo a marcar um dos dois golos com que os "Mambas" derrotaram a Mauritânia, tornando-se no jogador moçambicano mais jovem de sempre a cometer tal proeza e passando a ser uma presença constante nas convocatórias da sua Seleção.
To-mane (discussão) 18h12min de 30 de dezembro de 2021 (WET)