No dia 29 de Dezembro de 2020, o Sporting conquistou a Taça de Portugal de Futsal pela 3ª consecutiva, um feito inédito na história daquela modalidade no nosso País, tornando-se assim no Clube português com mais Taças ganhas, 8 em 23 edições.
Foi um longo percurso que se iniciou um ano antes nas Caxinas, onde o Sporting goleou a equipa da casa por 7-1. Já em Fevereiro de 2020 o Sporting deslocou-se ao Fundão, onde teve muitas dificuldades para passar, sendo mesmo obrigado a ir ao prolongamento depois de um empate a duas bolas nos 40m regulamentares, mas no tempo extra os Leões arrumaram a questão com mais dois golos e garantiram um lugar na final a oito marcada para o mês seguinte no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos.
O sorteio ditou uma final antecipada logo na primeira ronda, isto numa altura em que já se tinham disputado quatro "derbys" durante a época em curso, com saldo de duas vitórias para cada lado. O jogo disputou-se sem público nas bancadas, pois estávamos na fase inicial da pandemia covid19 e o Benfica entrou logo a ganhar, mas o Sporting empatou de imediato e chegou ao intervalo a vencer por 2-1, alargando a vantagem no início da 2ª parte. A partir daí a cada golo do Benfica o Sporting respondia logo de seguida, repondo a vantagem de dois golos com que se chegou ao final do jogo com o marcador em 5-3.
Entretanto a situação pandémica agravou-se e todas as competições desportivas foram suspensas no nosso País e só viriam a ser retomadas alguns meses depois, pelo que nesta temporada não houve Campeão Nacional.
Mais tarde já com a época 2020/21 em curso, a FPF resolveu concluir a Taça de Portugal no final do ano. Ao Sporting coube defrontar os Leões de Porto Salvo nas meia finais, e a equipa de Nuno Dias apresentou-se em excelente forma despachando o clube de Oeiras com um claro 5-1, depois de uma exibição quase irrepreensível e com alguns momentos brilhantes.
Na Final o Sporting teve pela frente o Sp. Braga e resolveu a questão com uma entrada de rompante, colocando o resultado em 3-0 ainda a meio da 1ª parte, uma vantagem que depois manteve com segurança em virtude da equipa ter atingido as 5 faltas a 5 minutos do intervalo.
Na 2ª parte o Braga tentou reagir e reduziu o marcador através de uma grande penalidade, poucos instantes depois de Zicky ter desperdiçado uma oportunidade flagrante para fazer o 4-0, pelo que a incerteza voltou a pairar em Matosinhos, pois se os bracarense conseguissem chegar ao 3-2 tudo ficaria novamente em aberto.
No entanto o Sporting reagiu à Campeão e depois de quatro situações de golo iminente, Pauleta fez o 4-1 com um remate imparável deferido com pouco ângulo, ele que pouco antes tinha acertado no ferro da baliza de Vítor Hugo.
O treinador bracarense não demorou muito a reagir e arriscou no 5 para 4, uma estratégia para a qual o Sporting estava muito bem trabalhado e assim foi com naturalidade que o marcador subiu até um sempre saboroso 7-1, com dois remates de longe para a baliza vazia e uma recuperação de bola junto à área do Braga.
Estava assim consumada de forma brilhante mais uma vitória do Futsal leonino, à qual desta vez faltou o calor dos festejos dos adeptos Sportinguistas, que tiveram de ficar em casa a saborear pela televisão.
To-mane (discussão) 12h58min de 30 de dezembro de 2020 (WET)
Links
- Regressar à página principal do Futsal