Skip to main content

História

Emblema do SCI

O futebol na Ribeira Grande iniciou-se com um primeiro grupo denominado Ideal, tendo como presidente Manuel de Sousa Garrido que cedia o seu escritório, na Rua do Passal, para os jogadores se equiparem. O primeiro equipamento deste grupo veio dos Estados Unidos da América, por intermédio de José Morgado Teves.

A equipa terá suspendido a sua actividade, tendo surgido a 2 de Fevereiro de 1931 um novo grupo Ideal, fundado por Manuel Morais da Costa e Gildo Furtado de Paiva. Por iniciativa de Tomaz José Ferreira de Viveiros e José Peixoto de Oliveira foi construído um campo nas proximidades do então chamado Posto Agrícola. Contudo, teve pouca duração devido à fraca afluência de público, pelo que o futebol voltou a ser praticado no recinto da feira de gado, a que chamavam Campo dos Porcos. Na inauguração daquele campo, a 22 de Outubro de 1933, jogaram o Ideal e o Benfica Águia, que se fizeram acompanhar das duas Bandas de Musica, Triunfo e Progresso, tendo o Ideal ganho por 3 - 0.

Em 1933 existia a Liga Desportiva da Ribeira Grande, que em Abril desse ano envia à Câmara Municipal um ofício pedindo a cedência da feira de gado para jogos todos os domingos e dias santificados e respectivos treinos durante a semana. A Comissão Administrativa deliberou ceder, para desafios e treinos de futebol, o campo das rezes em todos os dias, com excepção dos domingos e quintas-feiras, nas horas em que nestes dias funcionava a respectiva feira e também nos dias e horas em que se efectuava a aprendizagem de condutores de viaturas automóveis. A cedência foi feita com a obrigação de serem realizados anualmente quatro desafios com entradas pagas, em quatro domingos, a favor dos dois Asilos então existentes na Ribeira Grande.

Mais tarde, a 19 de Outubro de 1951, Artur de Medeiros Brilhante, então Presidente da Direcção do Ideal, requereu a filiação na Associação de Futebol, com a designação de Ideal Futebol Clube, a qual é aprovada em sessão a 11 de Dezembro do mesmo ano. Entretanto, em reunião a 9 de Dezembro de 1965, a Associação de Futebol aprovou a alteração do nome Ideal para Sporting Clube Ideal. Finalmente, a sua filiação no Sporting Clube de Portugal, com o n.º 132, acabou por ser oficializada a 14 de maio de 1981, em reunião da Direção do Sporting.

Sede do SCI

O Sporting Clube Ideal teve a sua sede durante largos anos na Rua El-Rei D. Carlos I. No entanto, com a finalidade de conseguir concretizar um velho sonho de ter uma casa própria, foi adquirida uma propriedade pertencente a Virgínio Manuel Cabral de Lima Pavão de Medeiros pela importância de mil e trezentos contos, localizada entre as Ruas da Praça e East Providence.

A primeira pedra foi lançada a 8 de Dezembro de 1985, iniciando-se a construção em 1987. Para esse efeito foi nomeada uma Comissão de Obras, constituída por Álvaro dos Santos Raposo Moura, Manuel Borges Garcia, Armindo da Rocha Estrela, José António Martins, Eng. Luís Cordeiro Furtado, Duarte Manuel Cabral de Sousa e António de Medeiros Barbeiro. O respectivo projecto foi oferecido pelo Gabinete do Eng. António Vieira, tendo ainda recebido muitos apoios financeiros e materiais, nomeadamente, do Ministro da República, Governo Regional dos Açores, Direcção dos Serviços Florestais de Ponta Delgada, Associação de Futebol de Ponta Delgada, bem como de muitos adeptos do clube.

Finalmente, a 20 de Setembro de 1992, é inaugurada a Sede do Sporting Clube Ideal, com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. João Bosco da Mota Amaral, com um custo total de vinte e três mil contos, a qual pela sua dimensão, não só dignifica o clube como a própria Ribeira Grande.

Actualmente, o Sporting Clube Ideal desenvolve o seu trabalho em diversos escalões do futebol: Escolas, Infantis, Juvenis e Seniores.

Contactos