Skip to main content
Época anterior:
Automobilismo 1971
Época seguinte:
Automobilismo 1973

Um bom ano em Velocidade

A secção de Motorismo tinha as sub-secções de Automobilismo e Motociclismo, mas desde há alguns anos que atividade em Motociclismo vinha sendo residual. O capitão passou a ser Francisco de Almeida Nunes, que assim sucedeu a Joaquim José Nobre dos Reis.

Após dez anos de interregno voltou a organizar Festivais de Pista no anel de velocidade, incluindo motocross e karting.

O Campeonato Regional de Promoção da Zona Sul incluiu sete provas classificativas, quatro ralis e três rampas: Rali do Benfica a 11 e 12 de março, o VIII Rali Noturno do Sporting a 15 e 16 de abril, a Rampa da Pena a 29 de abril (que também contava para o Campeonato Nacional de Velocidade), o Rali Cidade de Silves a 13 e 14 de maio, a Rampa da Covilhã a 2 e 3 de junho, a Rampa de Monsanto a 1 e 2 de julho e o Rali Vidreiro a S. Pedro de Moel a 28 e 29 de outubro. A competição contou com a inscrição dos pilotos leoninos Faria Rodrigues, Assis e Santos, Américo Silva Nunes e António Neves.

O Campeonato Nacional de Ralis comportou diversas provas: o 21º Rali da Montanha, a 17ª Volta ao Minho, o 5º Rali Targa, o 17º Rali das Camélias, o 6º Rali Internacional TAP, o 13º Rali Rainha Santa, o 8º Rali às Antas, a 8ª Volta a São Miguel, a 14ª Volta à Madeira, e a 23ª Volta a Portugal. Os automobilistas do Sporting Maria Teresa Torres, Maria do Céu, Alfredo César Torres, Samuel Félix, Colaço Marques e Cristiano Melville participaram na prova. Maria Teresa Torres foi a concorrente feminina melhor classificada na prova, ficando em 6º no Grupo 3/4/5. Os pilotos leoninos, desta feita, não alcançaram títulos nesta prova, não ganhando nenhuma das provas em disputa. César Torres ficou em 6º no Grupo 2, e Américo Nunes em 3º no Grupo 3/4/5.

O Campeonato Nacional de Velocidade correu bem. O Sporting foi representado por Mário de Araújo Cabral, Christian Melville e Bernardo Sá Nogueira. O Autódromo do Estoril foi inaugurado com provas deste campeonato. Mário de Araújo Cabral, ao volante de um BMW 2800 CS venceu o Grupo 2 - Turismo Especial, e ao volante de um BMW 2002 TII venceu o Grupo 1 - Turismo de Série. Sá Nogueira conduziu um Alfa Romeo 2000 GTV e Melville conduziu BMW 2800 CS venceu o Grupo 2 - Turismo Especial, e ao volante de um BMW 2002 TII. A equipa leonina sagrou-se campeã, revalidando o título obtido em 1971.

A secção reorganizou-se no fim do ano, preparando equipas de automobilismo, motociclismo e karting, modalidade em que se esperava formar pela primeira vez uma equipa leonina.

Figuras

Secção

Capitão Secretários Diretor
Francisco de Almeida Nunes Augusto Campos
Carlos Alberto Cristina da Silva
Carlos Alberto Matias Inácio
Francisco Pio Verganista (até agosto)
José Carlos Duarte
Luís de Freitas
Manuel Silva Tomaz

Pilotos

Piloto Piloto Piloto
Miguel Barata César Torres Américo Silva Nunes
Colaço Marques Samuel Félix Faria Rodrigues
António Neves Assis e Santos
Mário de Araújo Cabral Christian Melville Bernardo de Sá Nogueira
Maria Teresa Torres Luísa Salvi Luísa Torres
Maria do Céu

Troféus conquistados

Nacional por equipas

  • Campeonato Nacional de Velocidade

Outras provas

  • XXIII Volta a Portugal
  • Rali Aniversário do Benfica
    • Absoluto: Faria Rodrigues
    • Grupo B: Faria Rodrigues
  • Taça Junta de Turismo da Costa do Sol
  • Taça Secretaria de Estado da Informação e Turismo

Links