Skip to main content

João António dos Anjos Rocha nasceu em Setúbal a 9 de Julho de 1930.

Empresário que chegou à Presidência do Sporting a 7 de Setembro de 1973, com o sonho de erguer uma grande obra que representasse uma viragem histórica na vida dos clubes portugueses.

Surge assim a Sociedade de Construções e Planeamento, o primeiro projecto de Clube-Empresa em Portugal, que é aprovado pelos sócios em Novembro de 1973. Em Março de 1974, o Governo autoriza a Sociedade e a emissão de 2,5 milhões de acções de valor nominal de 100 escudos cada. Porém, a revolução de Abril deitaria por terra este projecto, mas não o entusiasmo de um Presidente que se entregou totalmente ao Clube durante os 13 anos que desempenhou funções, naquele que foi o mais longo mandato da história do Sporting.

João Rocha foi sempre um Presidente presente e muito próximo dos atletas, dedicando-se especialmente ao futebol, onde ganhou três Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal, mas não esquecendo as outras modalidades que muito dinamizou, contribuindo para um dos períodos mais ricos do Clube em termos de conquistas - atingiram os impressionantes números totais de 1210 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal e 8 Taças Europeias - numa altura em que este movimentava cerca de 15000 atletas em 22 modalidades.

Para a história ficam também muitas obras feitas, com destaque para o fecho das bancadas do Estádio José Alvalade, a construção da Pista de Tartan e dos Pavilhões, o aproveitamento das naves, as novas torres de iluminação do estádio e as salas do Bingo e de convívio Joaquim Agostinho.

Por sua iniciativa, o Sporting foi o primeiro Clube português a visitar, e com grande sucesso, a China e também Angola após a independência, numa altura em que as relações deste País com Portugal ainda não estavam normalizadas.

Em Junho de 1986 João Rocha abandonou a Presidência do Sporting alegando razões de saúde, deixando o Clube com 106954 sócios.


To-mane 16:06, 9 Julho 2008 (WEST)