De regresso ao seio do Clube
Depois de uma época anterior turbulenta a nível diretivo, desta feita a secção manteve-se estável, com Pedro Antunes a liderar a Associação de Basquetebol do SCP, entidade que geria o Basquetebol leonino como modalidade autónoma. Paulo Mendes, anteriormente coordenador do minibasquete, assumiu também a coordenação da formação masculina. Jorge Patinho era responsável diretivo pelos escalões de formação.
A 30 de Setembro de 2015, o Conselho Directivo do Sporting, na pessoa do Vice-Presidente para as Modalidade Comandante Vicente Moura, anunciou à ABSCP que o Clube assumia a modalidade como oficial, nomeando Helena Duarte como a nova Directora. Os direitos desportivos das equipas de competição mantiveram-se com a ABSCP, numa época necessariamente de transição. No fim da época o Sporting Clube de Portugal anunciou oficialmente que a modalidade regressava ao seio do Clube, mas apenas com escalões de formação, numa lógica de crescimento sustentado.
Centro de Aperfeiçoamento Técnico
O Sporting manteve equipas de minibasquetebol, Sub14 masculinos e femininos, e introduziu equipas Sub14 M-B e Sub 13 M. Não foi formada equipa de Sub19 F. Em março de 2016 o Sporting organizou, em parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar, um Centro de Aperfeiçoamento Técnico, com a participação de 72 jovens nascidos entre 2005 e 2002.
A equipa de Sub 14 masculinos, que no ano anterior tinha ficado em 27º lugar, desta feita alcançou o 7º lugar, demonstrando uma evolução positiva em função do trabalho realizado.
Figuras
Secção
Links