História
O Sporting Clube da Torre foi fundado a 17 de Junho de 1976. Era um pequeno clube de cerca 150 sócios com sede na entrada do Bairro da Cruz Vermelha. Ainda hoje o edifício da sede resiste às demolições e é visível o emblema do clube na porta.
Para além do futebol, que teve como momentos altos a participação da equipa de juniores e juvenis na 1ª Divisão Distrital e os Seniores na IIª Distrital, o Sporting da Torre tinha também as modalidades de Ciclo Turismo e Atletismo.
O campo de jogo, onde treinavam também as equipas das camadas jovens do Sporting, ficava onde agora passa o Eixo Norte-Sul, na saída entre Ameixoeira e Charneca. Passaram por lá Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, João Moutinho, entre os outros.
Em 2005 houve a fusão entre o Sporting da Torre e o Grupo Desportivo da Charneca e nasceu a União Desportiva Alta de Lisboa - UDAL. A fusão concretizou-se porque os dois clubes iam desaparecer: a Câmara Municipal de Lisboa defendia que a fusão era a única solução uma vez que passava a existir o Complexo Desportivo da Alta de Lisboa e muitos clubes seria uma grande confusão. Porém, a fusão não foi pacífica. Os sócios do Charneca foram um pouco resistentes porque não sabiam exactamente o que se estava a passar. Daí que, para tentar apaziguar as divergências a UDAL tenha adoptado um equipamento mais semelhante ao da Charneca.
Há vários jogadores que saíram do Sporting da Torre e que tiveram (alguns ainda têm) interessantes carreiras no futebol profissional. O mais famoso é o Lito que actualmente joga na Académica de Coimbra. O Sporting da Torre recebeu 3600 contos (18000 euros) quando foi para o Vitoria de Guimarães, o que permitiu a compra da carrinha e do autocarro.[1]
Referências
- ↑ Site das Memórias da Alta de Lisboa - http://www.memoriascomvida.com