|
Dados de Gelson Martins |
|
Nome |
Gelson Dany Batalha Martins
|
Nascimento |
quinta-feira, 11 de Maio de 19951995-05-11
|
Naturalidade |
Praia - Cabo Verde
|
Posição |
Futebolista (avançado)
|
Nascido em Cabo Verde e descoberto no Futebol Benfica, Gelson Martins chegou à Academia Sporting quando era Juvenil de primeiro ano e rapidamente se conseguiu afirmar como um dos talentos mais prometedores de Alcochete.
Tornou-se internacional e foi uma das grandes figuras da Seleção Nacional de sub-19 que chegou à final do Europeu dessa categoria, que se disputou na Alemanha em 2014.
Em Março de 2014 renovou o seu contrato com o Sporting até 2019, ficando o mesmo com uma cláusula de rescisão fixada no valor de 45 milhões €.
Na época seguinte foi integrado na Equipa B do Sporting, onde confirmou ser um jogador de grande talento, atuando como extremo ou médio ofensivo, fazendo uso da sua velocidade e grande capacidade técnica para se mostrar como um desequilibrador nato, o que lhe valeu a participação em dois jogos da Taça da Liga, que marcaram a sua estreia oficial na equipa principal do Sporting.
Muitas vezes comparado com o seu conterrâneo Nani, Gelson Martins viu o seu talento ser reconhecido, quando em Abril de 2015 prorrogou o seu contrato com o Sporting até 2021, ficando o mesmo com uma clausula de rescisão fixada no valor de 60 milhões €, ao nível das mais altas do plantel principal.
No final da época foi uma das principais figuras da Secção de Portugal que fez uma boa campanha no Mundial de Sub-20, impressionando de tal forma que Jorge Jesus não hesitou em integrá-lo no plantel principal para a temporada de 2015/16 e, no final do ano foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Revelação.
Logo na sua primeira temporada ao mais alto nível fez 42 jogos nos quais marcou 7 golos, confirmando-se como um dos jogadores mais promissores do futebol português e tornando-se titular indiscutível de uma equipa ao serviço da qual participou na conquista de uma Supertaça e uma Taça da Liga.
Foi um dos 9 futebolistas que apresentaram a rescisão unilateral do seu contrato com o Sporting na sequência de um ataque à Academia levado a cabo por um grupo de encapuçados que agrediram os jogadores e os treinadores em pleno balneário onde se preparavam para um treino.
Em Julho de 2018 assinou um contrato válido por 5 temporadas com o Atlético de Madrid, mas não se conseguiu adaptar ao futebol de Diego Simeone e em Janeiro de 2019 foi emprestado ao Mónaco, onde relançou a sua carreira, de tal modo que 7 meses depois assinou um contrato válido por 5 temporadas com o clube do principado que pagou 30 milhões de Euros pelo seu passe.
Foi também nessa altura que o Sporting chegou a acordo com o Atlético Madrid, evitando assim o prolongar do litígio entre os dois clubes, num negócio que envolveu o pagamento de 15 milhões de Euros, mais a vinda para Alvalade do argentino Luciano Vietto, avaliado em 7,5 milhões de Euros.
To-mane 11h12min de 1 de Maio de 2015 (WEST)