D.O.S. Utrecht 3 SPORTING 4
Ficha do Jogo
O Sporting tinha sido o primeiro Clube português a participar na Taça dos Campeões Europeus, mas não tinha ido além da 1ª eliminatória, à semelhança do que aconteceria nos dois anos seguintes com FC Porto e Benfica.
Na época de 1958/59 o Sporting regressou à grande competição europeia numa altura em que a equipa que tinha sido Campeã na temporada anterior estava praticamente desfeita, com vários jogadores em fim de carreira, enquanto outros tinham saído ou estavam ausentes por motivos vários, pelo que Enrique Fernandez foi forçado a encetar a renovação do plantel.
O sorteio determinou que o adversário do Sporting fosse o D.O.S. Utrecht da Holanda, com o primeiro jogo a disputar-se nos Países Baixos, numa fase em que os Leões vinham de duas derrotas no Campeonato.
Frente a um adversário fisicamente muito poderoso e com um futebol direto à boa maneira britânica, o Sporting opôs-se com muita valentia, fazendo uso da mais valia técnica dos seus jogadores que impressionou os mais de 20 mil espetadores presentes no Estádio Galgenwaard, mas a primeira meia hora de jogo foi equilibrada até que aos 32 minutos surgiu o primeiro golo apontado por Ivson, que aproveitou da melhor forma um desentendimento entre o guarda redes e um defesa holandês, para inaugurar o marcador sem grandes dificuldades.
Já muito perto do intervalo surgiu o segundo golo, marcado por Hugo que depois de uma magnifica jogada individual rematou já com pouco ângulo quando todos esperavam um cruzamento.
Depois do intervalo o D.O.S. Utrecht entrou com tudo e em 7 minutos chegou ao empate, embora contando com a colaboração da equipa de arbitragem inglesa. O 1-2 surgiu na sequência de um penálti a castigar mão na bola de Galaz, assinalada pelo fiscal de linha numa jogada que pareceu não ser intencional, sendo antes resultante de uma carga do avançado holandês. Poucos minutos depois chegou o empate num lance precedido por um claro fora de jogo.
Temeu-se o pior mas o Capitão Vasques numa noite de grande inspiração a lembrar os seu melhores dias, empurrou a equipa para a frente com toda a sua classe e fez o 2-3 aos 55 minutos. Os holandeses tentaram reagir mas Octávio de Sá esteve em bom plano e aos 82 minutos Ivson arrumou a questão na sequência de um livre indireto à entrada da área adversária.
O resultado parecia justo mas o D.O.S. Utrecht ainda reduziu a diferença quase à beira do fim, na sequência de um pontapé de canto, no entanto já não havia tempo para mais e o Sporting conseguiu assim a primeira vitória portuguesa na Taça dos Campeões Europeus, um resultado que confirmaria uma semana depois em Alvalade, com nova vitória desta vez por 2-1, consumando-se assim a primeira passagem de uma eliminatória da Taça dos Campeões Europeus por parte de um Clube português.
To-mane (discussão) 16h40min de 7 de dezembro de 2018 (WET)