Skip to main content
Época anterior:
Tiro à Bala 1934
Época seguinte:
Tiro à Bala 1936

O pentacampeonato e o fim de uma era

Três atiradores do Sporting.

Francisco Rafael Rodrigues Júnior era o capitão da secção de Tiro à Bala do Sporting Clube de Portugal, desde a sua criação. No entanto, em 1935 fixou-se no Porto, deixando assim a direção da secção que tinha levado ao topo nacional, não sem antes conquistar mais um título de Campeão Nacional por equipas, o sexto em sete anos, num ano de 1935 que tinha sido o melhor de sempre até então.

Em maio teve lugar o VIII Match Latino. Francisco Rafael Rodrigues Júnior e Alfredo da Costa Santos foram selecionados para representarem Portugal.

Em junho Alfredo da Costa Santos ganhou definitivamente a Salva Sabroso, troféu instituído pela Baronesa do Sabroso já há vários anos.

Os Campeonatos Distritais de Lisboa decorreram em agosto, com os atiradores leoninos a demonstrarem a sua supremacia. Alcançaram os três lugares do pódio no campeonato de Espingarda de Guerra a 300m, com Alfredo da Costa Santos a vencer. E Costa Santos não se ficou por aí: foi campeão ainda em Arma Livre a 200m, Carabina de Precisão a 50m e Pistola de Precisão a 50m, e ficou em 2º em Pistola de Guerra a 25m.

Nos Campeonatos Regionais de Extremadura, realizados em setembro, Costa Santos voltou a brilhar, vencendo em Espingarda de Guerra a 300m, Arma Livre a 200m e Pistola de Precisão a 50m, e ficando em segundo em Pistola de Guerra a 25m e Carabina de Precisão a 50m. Ermete da Silva Pires Júnior ganhou em Espingarda de Guerra a 200m na categoria Juventude.

O Sporting participou nos Campeonatos do Norte, realizados em Braga, com Francisco Rafael Rodrigues Júnior a vencer em Pistola de Precisão a 50m.

Atiradores leoninos também participaram no Concurso Regional de Setúbal, com as equipas leoninas a vencer as Taças Comissão de Iniciativa de Setúbal e Taça Associação Comercial e Industrial de Setúbal, e Costa Santos a sagrar-se campeão regional individual em Espingarda.

Ainda em setembro, Rafael Afonso de Sousavenceu a Taça do Regimento de Infantaria 19 em Aveiro.

O IX Concurso de Tiro de Lisboa, organizado pela Federação de Tiro Nacional Português, e que conferia o título nacional por equipas, para além de diversos outros títulos, decorreu em outubro como de costume. A equipa do Sporting voltou a vencer, pela 5ª vez consecutiva, sagrando-se assim pentacampeã nacional. Atiradores leoninos venceram ainda as séries ilimitadas 200 a 300m, através do Tenente Duarte Pereira, a Prova General Gomes Freire por Rafael Afonso de Sousa, que também se sagrou campeão nacional em Espingarda de Guerra a 300m, e também na posição de joelhos. As posições deitado e de pé foram vencidas por António Joaquim e António José Baptista, respetivamente. Costa Santos sagrou-se campeão nacional em Tiro Olímpico e ficou em 2º em Pistola Livre a 50m. Francisco Rafael Rodrigues Júnior foi campeão nacional em Pistola de Guerra a 25m. Vítor Almada venceu o campeonato de Espingarda de Guerra a 300m na categoria Juventude. O Tenente Duarte Pereira venceu o Campeonato da Guarnição Militar de Lisboa.

Três atiradores leoninos apresentaram-se ao concurso de Santarém, em novembro, vencendo a Taça da Cidade pela 2º vez consecutiva.

A secção tomou ainda parte no Concurso Regional de Évora, vencendo a Prova Évora de Espingarda de Guerra a 200m através de Costa Santos, o qual ficou em 2º em Pistola de Guerra a 25m. Estes resultados foram conseguidos com armas emprestados, em virtude de os atiradores leoninos não terem conseguido obter licença para levarem as suas armas.

Esta tinha sido, decididamente, a melhor época se sempre da secção de Tiro do Sporting que assim fez jus ao seu cognome de "secção do rapa", por ganhar tudo.

Figuras

Secção

Capitão
Francisco Rafael Rodrigues Júnior

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Francisco Rafael Rodrigues Júnior António José Baptista
Rafael Afonso de Sousa António Joaquim
Teófilo Lopes Esteves Alfredo da Costa Santos
Mariano Feio Ermete da Silva Pires Júnior
João Duarte Pereira Raúl Bastos
Vítor Almada

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Regional por equipas

  • Concursos Regionais de Santarém
    • Equipas: Sporting Clube de Portugal

Nacional individual

Regional individual

Outras provas

  • Campeonatos de Setúbal
    • Taça Comissão de Iniciativa de Setúbal
    • Taça Associação Comercial e Industrial de Setúbal
  • Taça Regimento de Infantaria 19 de Aveiro
  • Concurso de Tiro de Lisboa
    • Campeonato da Guarnição Militar de Lisboa: Tenente Duarte Pereira
    • Séries ilimitadas 200 a 300m: Tenente Duarte Pereira
    • Prova General Gomes Freire: Rafael Afonso de Sousa

Links