Sporting 7 - Académica 1
Ficha do jogo
O Campeonato Nacional disputou-se em duas fases de grupos, tendo o Sporting começado por ganhar a serie da zona de Lisboa, que obviamente foi a mais difícil, pois teve de defrontar o Benfica, o Belenenses e a CUF. Os Leões cederam dois empates nos jogos com os encarnados, mas ganharam todos os outros, tal como aconteceu na 2ª fase Zona Sul, em que o Sporting somou 6 vitórias, com 25 golos marcados e 1 sofrido, garantindo assim um lugar na Final.
O jogo decisivo disputou-se nas Salésias frente à Académica, repetindo-se assim a Final de 1948.
O Sporting teve uma entrada demolidora e antes do primeiro quarto de hora de jogo já ganhava por 3-0, chegando ao intervalo a vencer por uns concludentes 5-0, que não deixavam margem para dúvidas quanto a desfecho deste jogo.
Na 2ª parte o Sporting abrandou e a Académica melhorou a sua prestação, substituindo o seu desastrado guarda-redes. Mesmo assim os Leões continuaram a dominar e chegaram ao fim do jogo com uma esmagadora vitória por 7-1, fechando em beleza um temporada gloriosa, com uma equipa recheada de grandes valores, onde se destacavam António Morato, Fernando Mendes, Jorge Mendonça e Bispo.
To-mane (discussão) 16h24min de 22 de janeiro de 2018 (WET)