História
O Jornal Sporting de 21 de janeiro de 1981 refere já o Núcleo Sportinguista "Leões de Viseu", presidido por Octávio de Oliveira Augusto, numa notícia em que refere que o Núcleo de Viseu organizou a vinda da secção de Taekwondo do Sporting a Viseu, com o objetivo de ajudar a então Delegação Clube Académico de Futebol.
No entanto, a data oficial de fundação do Núcleo SCP de Viseu é dada como 29 de Setembro de 1989, com fundadores João Domingos, António Albano e Fernando Fernandes, tendo chegado a contar com cerca de 370 associados. Porém, o Núcleo esteve, desde então, sem qualquer actividade.
Numa região predominantemente sportinguista, berço de vultos que representaram e engrandeceram o Sporting Clube de Portugal nas suas mais diversas modalidades, como Carlos Lopes, era imperativo a existência de um Núcleo activo, aglutinador dos sentimentos sportinguistas, local de convívio e de festa.
Assim, no início de 2007, um grupo de sócios do Sporting Clube de Portugal começou a desenvolver toda uma série de iniciativas para reactivar o Núcleo: a 7 de Dezembro de 2007 foi eleita uma Comissão Administrativa, cujo caderno de encargos era actualizar os estatutos que vigoravam desde 1993; a 22 de Fevereiro de 2008 foram aprovadas as alterações aos estatutos, no decorrer de Assembleia-Geral Extraordinária; e a 18 de Março de 2008 esses mesmos estatutos foram registados notarialmente.
No dia 24 de Outubro de 2007 realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária para a eleição dos Corpos Sociais, onde se apresentou uma única lista que foi eleita por unanimidade.
As tarefas imediatas e prioritárias da nova direcção foram a sede social, a actualização da base de sócios e captação de outros, assim como o agendar de eventos que contribuam para a dinamização do núcleo.
Depois de algum tempo com pouca atividade, o Núcleo foi reativado em 2014.
Contactos