Skip to main content
Época anterior:
Taekwondo 1986/87
Época seguinte:
Taekwondo 1988/89

Uma época má… e mesmo assim campeões

Taekwondo-1987-88.jpg

Carlos Rodrigues, como Diretor do pelouro, continuou a ser o grande motor da secção de Taekwondo do Sporting, com. O Mestre Nélson Costa continuou a ser o responsável técnico. Dos seis 4º Dan (Mestres) existentes em Portugal, quatro treinavam ou ensinavam no Sporting. As únicas duas atletas 2º Dan eram também do Sporting.

Treino de Taekwondo.

A época correu bastante mal. Devido às obras em Alvalade, um dos ginásios ficou com o piso inutilizado, enquanto o ginásio grande também sofreu um alagamento, sofrendo alguma deterioração. Os balneários também foram afetados. Com isso a secção encerrou em setembro, levando a uma diminuição considerável do número de alunos. Com a época praticamente estragada, o Sporting apostou na reestruturação da secção, passando a ter como coordenador geral Jorge Reis. Uma das medidas tomadas foi a abolição de uma aula para os praticantes na vertente de manutenção, de forma a que a equipa de competição pudesse ter disponibilidade para treinar.

Em novembro de 1987 foi formada a primeira seleção nacional de Taekwondo, integrando três praticantes masculinos e três femininos do Sporting. Esta seleção foi a Barcelona participar num torneio internacional, com resultados animadores. Teresa Araújo Gaspar e Conceição Silva ficaram em 3º.

Em abril o Sporting trouxe a Alvalade dois técnicos espanhóis, país onde a modalidade estava mais desenvolvida, com o intuito de melhorar e expandir a prática no Clube. No final do estágio, em abril, cinco atletas realizaram o exame para cinturão negro.

Em maio a equipa de competição do Sporting deslocou-se a Espanha, alcançando bons resultados. Teresa Araújo Gaspar recebeu o troféu de melhor atleta do torneio.

Em 11 de junho a equipa de competição participou no 2º Torneio de Loures. Atletas da secção participaram ainda em diversas ações de divulgação da modalidade.

Nélson Costa saiu da secção no fim da época, indo montar uma escola própria, levando com ele alguns dos cintos negros leoninos.

Campeões nacionais absolutos.

O Campeonato Nacional referente a 1987/88 foi disputado apenas no início da época seguinte, nos dias 26 e 27 de outubro de 1988, em Loures. O Sporting participou com 15 atletas masculinos seniores e 5 femininos seniores, e ainda um júnior masculino. Destes 21, sete eram estreantes. Mesmo assim, o Sporting venceu em Masculinos e em Absolutos, e ficou em 2º lugar em Femininos, o que foi a primeira vez que o Sporting não ganhou nesse escalão.

Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Horácio Costa Lopes Luís Manuel Oliveira Correia
Nuno Grossmann 54-58/58-64 kg Paulo Jorge Duarte Jesus -50 kg
Fernando Quintela 58-64 kg Alfredo Alcobaça 70-76 kg
Paulo Filipe Ribeiro dos Reis 50-54 kg Paulo Alexandre Sousa 54-58 kg
Pedro Moniz 58-64 kg João Raimundo Monteiro 76-83 kg
José Manuel Correia Marques 64-70 kg José Luís Sousa 54-58 kg
Pedro Jesus Nunes +83 kg
Luís Mergulhão 50-54 kg Francisco Manuel Oliveira Canhão
Mário Augusto Catana 64-70 kg João Caeiro 50-54 kg
Fernando Martins 70-76 kg Hélder Rodrigues +83 kg
Jorge Costa +83 kg
Teresa Araújo Gaspar 60-65 kg Isaura Gomes 47-51/51-55 kg
Maria da Conceição Pilar 55-60 kg Rosa Maria Rodrigues 47-51 kg
Maria Madalena Guerreiro 51-55 kg Paula Nascimento +70 kg

Secção

Diretor Seccionistas Treinador
Jorge Reis - Coordenador geral
Carlos Alberto Pereira Rodrigues - Diretor do pelouro
Nélson Costa - instrutor
Paulo Reis

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Nacional individual

Outras provas

Links

Ver também