Skip to main content
Época anterior:
Boxe 1978
Época seguinte:
Boxe 1980

Crise no Boxe leonino

João Magalhães ao ataque.

Ricardo Ferraz continuou a ser o treinador e coordenador técnico da secção de Pugilismo do Sporting Clube de Portugal. A secção mantinha o amadorismo total. Era apoiada pela Tertúlia Sportinguista de Boxe, dirigida por Hermínio Peres da Cruz.

As épocas de Boxe, que em muitos anos decorriam de janeiro a dezembro com uma interrupção no Verão, pelo menos neste ano seguiram o calendário usual noutras modalidades, terminando antes do Verão e começando em outubro ou novembro.

A época começou com a secção em dificuldades, com o abandono de três pugilistas campeões nacionais. A sala, outrora a melhor do país, não tinha boa circulação de ar, faltando equipamentos e fatos de treino. Para além disso, faltavam seccionistas, e Ricardo Ferraz acabava por acumular essas funções, ficando com menos tempo para fazer o que lhe competia - treinar. Ao mesmo tempo, uma série de coletividades estavam a apostar na modalidade, oferecendo condições muito melhores. Com tudo isto, o Boxe do Sporting estava em crise, apesar de ser tricampeão nacional em título.

O Campeonato Regional decorreu em fevereiro e março. Paquito e João Magalhães venceram nas suas categorias. Inesperadamente, Alfredo Galego perdeu o seu combate, arredando o Sporting da vitória coletiva, a qual, apesar de ter apenas três pugilistas presentes, teria sido possível.

O Campeonato Nacional decorreu a 10 de março. Paquito sagrou-se tetra campeão nacional, e João Magalhães e Joaquim Miranda também venceram, este último sem adversário, e como tal a sua vitória não contou para a pontuação por equipas. O Sporting perdeu assim o seu título para o Ginásio Universal.

O Campeonato Regional de Iniciados foi realizado na sede do Atlético do Cacém em março. Tal como acontecia frequentemente, as regras da modalidade foram atropeladas por árbitros e júris desconhecedores das regras ou incapazes de as aplicar em face de públicos hostis, com o Sporting a ser o habitual prejudicado. Nuno Brandão, que se estreava, venceu em pesos médios.

Em novembro quatro atletas leoninos participaram num misto Lisboa-Porto contra uma equipa de Huelva. EM dezembro, para gerar receitas, a secção organizou uma sessão de Pugilismo no Pavilhão de Alvalade. Em dezembro o Sporting o Sporting defrontou a equipa do Fluminense, clube da cidade do Porto.

Joaquim Miranda ganhou a medalha de ouro na 4ª edição do torneio internacional BOXAM, em que participaram pugilistas do México, Grécia, Espanha e Portugal. Paquito e João Magalhães também foram selecionados. Em maio João Magalhães atingiu os 1/4 de final dos Campeonatos da Europa, alcançando assim os mínimos para os Jogos Olímpicos de Moscovo.


Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
João Miguel "Paquito" Galo Paulo Fernando
José Pereira Médio-ligeiro Alfredo Galego Ligeiro
João Magalhães Pluma Joaquim Miranda Pesado
Luís Santos Mosca António Martins Meio-médio ligeiro
Nuno Vital
José Rodrigues Ligeiro, Iniciado Nuno Morais Pluma, Iniciado
Jorge Evangelista Meio-médio ligeiro, Iniciado Nuno Brandão Médio, Iniciado
Nuno Brandão Médio, iniciado Peter Waigth Pluma, juvenil

Secção

Diretor Seccionistas Treinador
Evaristo Henrique dos Santos (até agosto) Artur José Guerreiro Lopes (desde setembro) Ricardo Ferraz

Troféus conquistados

Nacional individual

Regional individual

  • Campeonato Regional
  • Campeonato Regional de Iniciados
    • Médios: Nuno Brandão

Outras provas

Combates

Links

  • Regressar à página principal do Boxe