O Judo era praticado no Sporting desde 1993, mas só desde 2007 é que apareceu a intenção séria de se tornar um clube ganhador na modalidade. Foi nesse ano que o conceituado judoca Pedro Soares se tornou o treinador da secção, com um projeto a prazo sustentado na formação. O objetivo era ter, no espaço de 5 anos, uma equipa formada no Sporting capaz de vencer competições de seniores e de ter atletas olímpicos formados no Clube.
Quatro anos depois, em 2011, a estratégia tinha sido adaptada, e o Sporting dispunha de uma equipa com nomes consagrados como João Pina, e cerca de um mês antes do Campeonato Nacional por equipas a secção reforçou-se com três judocas espanhóis, dos quais só Rúben Perez acabou por competir na prova máxima do calendário nacional. Mesmo assim, a equipa integrava muitos atletas formados no Clube.
O Campeonato Nacional por equipas realizou-se a 30 de abril no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A competição era disputada em seis categorias de peso, com o Sporting a apresentar um atleta titular e um suplente: Rúben Peres e Manuel Sousa em 60 kg, Euclides Lopes e Pedro Duarte em 66 kg, Daniel Costa e Tiago Cardoso em 73 kg, João Pina e Kadilson Carvalho em 81 kg, Alejandro Queiró e Kirill Samorodov em 90 kg, e Jorge Fonseca e Pedro Soares em +90 kg.
O Sporting defrontou sucessivamente o Naval do Funchal, o Judo Clube de Lisboa e o Sport Algés e Dafundo, sempre por 4-2. A fina foi contra a equipa da Universidade Lusófona, e a vitória leonina por 4-2 deu ao Sporting o seu primeiro campeonato nacional na modalidade.
O treinador Pedro Soares declarou então: "este resultado apareceu antes do programado, pois ninguém queria acreditar que, quatro anos após criar a secção de competição, apostando em jovens, se poderia ser campeão nacional de uma modalidade olímpica. Neste momento considero que o Sporting é o melhor Clube de Judo de Portugal, com o seu tapete a ter sempre mais de 30 atletas, de vários clubes e proveniências, que querem vir treinar connosco.".