Skip to main content
Época anterior:
Lutas Amadoras 1985/86
Época seguinte:
Lutas Amadoras 1987/88

A quarta dobradinha

Luta-1987.jpg

José Nunes Alves continuou a ser Capitão da secção de Lutas Amadoras do Sporting Clube de Portugal. Luís Grilo era o treinador. O Sporting mantinha a política de amadorismo puro. No final de dezembro de 1986 o Sporting estreou o novo ginásio.

A modalidade sofreu com a falta de organização da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, a qual introduzia modificações constantes no calendário das provas, e começou a marcar a maioria das provas para domingos de manhã, levando à presença de menos público.

José Nunes Alves.
Carlos Félix, vencedor em Paris.

A primeira competição da época foi o Torneio Júlio Neves, disputado a 12 de outubro na Moita. O Sporting participou em Cadetes, Juniores e Seniores, obtendo a vitória coletiva.

O Campeonato Regional por equipas foi disputado em Seniores e em Reservas, com o Sporting a competir em ambas as categorias. O campeonato terminou em fins de março, com o Sporting a assegurar a vitória ao derrotar o Benfica na Luz por 5-3, contando assim por vitórias todos os jogos realizados. A equipa de reservas também se sagrou campeã.

Dia 14 de dezembro de 1986 a equipa do Sporting deslocou-se a Sevilha, onde defrontou a seleção da Andaluzia, vencendo 6-3.

O Campeonato Regional individual de Juniores e Seniores em luta livre olímpica foi disputado a 31 de janeiro de 1987 no Liceu Pedro Nunes. Seis lutadores conquistaram o título. Seguiu-se a mesma competição mas em luta greco-romana, a 7 de fevereiro. Cinco lutadores leoninos seniores venceram, tal como três juniores.

O Campeonato Nacional individual de Juniores e Seniores em luta livre olímpica teve lugar a 15 de fevereiro de 1987, também no Liceu Pedro Nunes. Em 14 categorias em disputa, o Sporting participou em dez e venceu sete, suplantando por larga margem todos os outros clubes participantes.

Em março o Sporting enviou uma equipa a Paris, onde participou no 7º Torneio Memorial Maurice Paquet, juntamente com equipas da União Soviética, Bulgária, Polónia, Roménia, Hungria, Checoslováquia, Bélgica, Itália, Estados Unidos, Canadá e França. Carlos Félix venceu dois combates, acabando por ficar em 6º entre 12 concorrentes. Edgar Dias, José Rafael e Carlos Ambrósio ganharam um combate cada um. Daniel Fernandes, Carlos Ambrósio e Paulo Cardoso sofreram lesões, e o Sporting acabou em 11º entre 13 equipas concorrentes.

Os Campeonatos Nacionais individuais Absolutos de luta livre olímpica decorreram no início de abril de 1987, com apenas 33 lutadores a participar, de entre os cerca de cem que poderiam ter concorrido. O Sporting obteve seis títulos em nove possíveis, por intermédio de Alfredo Félix, Paulo Ambrósio, Fernando Ardisson, José Rafael, Carlos Fernandes e Paulo Cardoso.

O Campeonato Nacional por equipas Reservas teve lugar a 10 de maio no Liceu D. Pedro Nunes em Lisboa. O Sporting venceu ao derrotar a Sociedade Filarmónica Silvense e empatar com a Associação de Setúbal.

Uma semana depois teve lugar o Campeonato Nacional por equipas seniores, o qual decorreu nas instalações do Sporting. O Sporting revalidou o título, consentindo apenas um empate frente ao Benfica por 4-4, mas com 17-15 a favor do Sporting em pontos. Era o 11º Campeonato Nacional de Lutas Amadoras que o Sporting conquistava.

Os Campeonatos Nacionais individuais Absolutos em luta greco-romana decorreram no fim de maio, com Rui Antunes, Fernando Ardisson e Carlos Félix a vencerem.

A Taça de Portugal decorreu a 6 de junho no Pavilhão da Tapadinha em Lisboa. Os escalões até 57 kg foram disputados em luta livre olímpica, e a partir de 62 kg em luta greco-romana. O Sporting venceu com 29 pontos, contra 13 do 2º classificado, o Ginásio A.C., com seis vitórias individuais nas dez categorias em disputa. Era a 5ª Taça de Portugal, e com ela a 4ª dobradinha.

O Sporting organizou em 4 e 5 de julho o Torneio Internacional Cidade de Lisboa, com o patrocínio da Câmara Municipal. Participaram duas formações estrangeiras, da Bélgica e de Espanha

Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Carlos Félix 62/68/74 kg Orlando Mendes
Eduardo Ardisson 57/62 kg Fernando Ardisson 68 kg
Daniel Fernandes 48/52 kg Rui Ambrósio 62 kg júnior/sénior/reservas
Carlos Fernandes 82/90 kg Rui Glória 82 kg
António Guerra 62 kg Artur Pereira 68/74 kg júnior/sénior/reservas
Manuel Alves 52 kg reservas Paulo Cardoso 90/100 kg
Edgar Dias 68 kg júnior/reservas Carlos Ambrósio 52 kg reservas/júnior
Alfredo Félix 52/57 kg júnior/sénior José Rafael 74 kg júnior/sénior/reservas
Carlos Ambrósio 52 kg júnior/reservas Paulo Ambrósio 57 kg júnior/reservas
Rui Antunes 55/59 kg juvenil/cadete Gonçalo Matos 62 kg júnior
Rui Cunha 45/48 kg Juvenil/reservas/Sénior Pedro Silva 78 kg juvenil/cadete
Joaquim Vasco 55 kg cadete Luís Oliveira 48 kg cadete
Carlos Pinho 51 kg cadete João Reis 65 kg cadete
António Martins 65 kg cadete Luís Gomes 65 kg cadete
Belmiro Gomes 68 kg cadete

Secção

Director Seccionistas Treinador
José Nunes Alves - Capitão Armando José Coutinho
Germano Santos
João Lopes
Manuel Gaspar - roupeiro
Luís Grilo
Fernando Ardisson - formação
Joaquim Vieira - adjunto

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Regional por equipas

Nacional individual

Regional individual

Outras provas

Combates

Campeonato Nacional de equipas

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
17-05-1987 Final SPORTING - Benfica 4-4


Class. Clube Encontros Vitórias Empates Derrotas Lutas Pontos
SPORTING -


Campeonato Regional de equipas

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
10-01-1987 ª jornada SPORTING - C.D. Arroios -
28-02-1987 ª jornada SPORTING - Benfica 6-2
2?-04-1987 ª jornada Benfica - SPORTING 3-5


Links

Ver também