O Conselho Technico foi um Órgão criado nos primeiros Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que no seu Artº 25 do Capitulo IX, previa que fosse formado por Sócios Technicos, categoria definida como "muito especial", no nº 4 do Artº 8º destes Estatutos, que no seu artº 26 lhe atribuía diversas e relevantes funções, que o tornaram num dos Órgãos mais importantes da vida do Clube nestes primeiros anos.
Assim o primeiro Conselho Technico do Sporting Clube de Portugal era formado por nomes importantes como: António Couto, Francisco dos Santos, Cândido Silva, Augusto Bernaud Alves, Augusto de Freitas, José Holtreman Roquette.
Nos Estatutos de 1920 o Conselho Técnico sofreu algumas alterações, passando a cuidar exclusivamente de assuntos desportivos. Este Órgão era então composto pelo Delegado Desportivo, pelo Capitão Geral do Futebol e por 3 membros nomeados pela Direcção, sendo que nele podiam ter assente os Capitães das diversas equipas ou secções desportivas do Clube. Cabia ao Conselho Técnico entre outras atribuições, o escalonamento das linhas das equipas que representavam o Sporting nas diversas modalidades praticadas pelo Clube, com natural destaque para o Futebol, numa altura em que o cargo de treinador ainda era pouco relevante e por vezes até inexistente.
To-mane 18h06min de 16 de Outubro de 2011 (WEST)